domingo, 29 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE AGOSTO DE 2021

 

VIGÉSIMO SEGUNDO DOMINGO 

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Dt. 4, 1-2.6-8

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 4,1-2.6-8

1Moisés falou ao povo, dizendo: 'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais
e entreis na posse da terra prometida pelo Senhor Deus de vossos pais. 2Nada acrescenteis, nada tireis, à palavra que vos digo, mas guardai os mandamentos do Senhor vosso Deus que vos prescrevo.
6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos?
8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?

Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão - “sinais que regulam a nossa vida”

A nossa sabedoria e inteligência se revelam diante dos povos, quando ouvimos e praticamos as leis e os decretos de Deus. Os mandamentos da Lei de Deus que Moisés entregou ao povo de Israel ainda hoje são para nós sinais que regulam a nossa vida, e nos levam para vivermos numa terra promissora.   Por mais que o mundo subestime a vida espiritual e as orientações de Deus, há sempre alguém a quem o nosso testemunho de fé, de fortaleza, de alegria e de paz chama a atenção.  Os decretos do Senhor são justos, não podemos neles acrescentar nem retirar nenhuma palavra, pois Deus sabe o que é bom para nós. Fazemos esta experiência na nossa vida diária quando cumprimos os ensinamentos de Deus que a Sua Palavra nos propõe. Na medida em que apreendemos e vivenciamos o Evangelho nós damos testemunho ao mundo de uma vida cheia de sabedoria e inteligência e mesmo no meio dos desafios nós confiamos nas promessas de Deus. - Você nota a diferença quando uma pessoa vive de acordo com a Lei de Deus? – Você é daquelas pessoas que questiona os mandamentos da Lei de Deus? – Você os conhece? Você os tem vivido?  - Você faz diferença no mundo?

 

Salmo 14,2-3ab.3cd-4ab.5 (R. 1a)

 

R. Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará?

2É aquele que caminha sem pecado*
e pratica a justiça fielmente;
3aque pensa a verdade no seu íntimo *
3be não solta em calúnias sua língua.R.

3cQue em nada prejudica o seu irmão,*
3dnem cobre de insultos seu vizinho;
4aque não dá valor algum ao homem ímpio,*
4bmas honra os que respeitam o Senhor.R.

5não empresta o seu dinheiro com usura,
nem se deixa subornar contra o inocente.*
Jamais vacilará quem vive assim!R.

 

Reflexão - Viver os mandamentos do Senhor nos leva a habitar na Sua casa e a sentir o Seu grande amor por nós. Nem todos conseguem sentir a presença de Deus no coração, porque o pecado é como uma barreira que impede que isso aconteça. O salmo faz referência a coisas que o homem justo faz ou deixa de fazer e por isso consegue morar na casa de Deus, e desde já desfrutar da Sua companhia.

 

2ª. Leitura – Tg 1,17-18.21b-22.27

 

Leitura da Carta de São Tiago 1,17-18.21b-22.27

Irmãos bem-amados: 17Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. 18De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas. 21bRecebei com humildade a Palavra que em vós foi implantada, e que é capaz de salvar as vossas almas. 22Todavia, sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes,
enganando-vos a vós mesmos. 27Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “A Palavra é princípio de vida e de salvação”

São Tiago diz que todo dom que recebemos e toda dádiva perfeita descem do Pai das luzes, no qual não há mudanças nem variação! A Palavra de Deus, que nos formou é, portanto, um dom que recebemos a fim de nos tirar da ignorância e dar sentido à nossa vida. A Palavra de Deus criou o mundo e nos gerou como criaturas Suas, objetos do Seu amor. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” (Gen 1,2). A Palavra é, então para nós, princípio de vida e de salvação. Se a recebemos com humildade e de coração ela estará para sempre implantada em nós, e se a vivermos concretamente, viveremos a verdade de Deus para nós, e conforme a sua vontade soberana. Se apenas a escutamos e não a vivemos, estamos nos enganando a nós mesmos e perdendo o nosso precioso tempo.  – Qual a influência que a Palavra de Deus tem tido na sua vida? – Você costuma discernir os seus questionamentos com Ela?

 

Evangelho – Mc 7, 1-8.14-15.21-23

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,1-8.14-15.21-23

Naquele tempo: 1Os fariseus e alguns mestres da Lei
vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras,
isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' 6Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas,
como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'.
8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens'. 14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si
e disse: 'Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as
más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “há regras que não se fundamentam no amor de Deus”


É de dentro do nosso coração que saem as impurezas, más intenções e toda a maldade que se exteriorizam por meio das nossas ações. Por isso, Jesus nos adverte para que não nos valorizemos a partir das aparências nem sejamos enganados (as) pela falsidade das palavras. Às vezes nós nos impressionamos com as pessoas que se apresentam irrepreensíveis, no vestir, no falar, no comportar-se, no entanto, debaixo de tudo isso há um espírito de maledicência, de julgamento, de orgulho. O mundo dita regras e etiquetas que desvirtuam completamente os pensamentos de Deus. O preceito de Deus é Amor e quantas vezes nós esquecemos isso para seguir as regras e as tradições que o mundo conservador nos prega! Isto, antes daquilo; fazer deste jeito e não do outro; apegamo-nos com coisas banais que não se fundamentam no amor de Deus e agimos “bem”, aos olhos do mundo, superficialmente, quando no nosso interior nada está bom, é só fachada. Jesus nos instrui a fazer tudo de coração e espírito contritos, com simplicidade e naturalidade. Até o louvor que sair da nossa boca deverá ter ressonância dentro do nosso coração, pois, do contrário, tudo que os nossos lábios entoarem será vão e desnecessário.  Ao invés de mãos lavadas o nosso Deus prefere um coração limpo. 

– Você dá valor a formalidades e regras?

 – O que você fala é o mesmo que você pensa? 

-Você dá muita importância à sua aparência e ao que as outras pessoas pensam de você? 

– Você tem um coração contrito?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 




Nenhum comentário: