sábado, 14 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE AGOSTO DE 2021

 

SÁBADO DA DÉCIMA NONA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura – Js 24, 14-29

 

Leitura do Livro de Josué 24,14-29


Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito,
e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor,
escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor'. 16E o povo respondeu, dizendo: 'Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos.
17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou,
a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão.
Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos.
18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus'. 19Então Josué disse ao povo: 'Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. 20Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós,
e vos tratará mal e vos aniquilará, depois de vos ter tratado bem'.
21O povo, porém, respondeu a Josué: 'Não! É ao Senhor que serviremos'. 22Josué então disse ao povo: 'Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para servi-lo'. E eles responderam: 'Sim! Somos testemunhas!' 23'Sendo assim', disse Josué, 'tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel'. 24O povo disse a Josué:
'Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e seremos obedientes aos seus preceitos'. 25Naquele dia, Josué estabeleceu uma aliança com o povo, e lhes propôs preceitos e leis em Siquém. 26Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus. A seguir, tomou uma grande pedra e levantou-a ali, debaixo do carvalho que havia no santuário do Senhor. 27Então Josué disse a todo o povo: 'Esta pedra que estás vendo servirá de testemunha contra vós,
pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor vos disse, para que depois não possais renegar o Senhor, vosso Deus'. 28Em seguida, Josué despediu o povo, para que fosse cada um para suas terras.
29Depois desses acontecimentos, morreu Josué, filho de Nun, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos. 
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “servir ao Senhor em atitudes e obras!”

Cumprindo com seu papel de guia Josué ia à frente e conclamava o povo de Israel a fazer uma escolha entre servir ao Senhor ou servir aos deuses a quem se submetiam os amorreus, habitantes da terra que eles conquistaram. E o povo respondendo prontamente, assegurou servir o Senhor Deus. No entanto, Josué, lhes abria os olhos, pois sabia que aquele povo era volúvel: “tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel”. E acrescentava dando testemunho: “quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”.  Nós também podemos fazer a nossa escolha; ou servimos ao Deus que nos criou e a Ele prestamos culto ou servimos aos ídolos do mundo, dinheiro, pessoas notáveis, astros, políticos, bens materiais, vícios, prazeres etc. Se escolhemos servir a Deus devemos levar em conta de que Ele é ciumento e não suportará as nossas transgressões e traições. Quando assumimos compromisso com Ele nós o devemos fazer não somente com palavras, mas com atitudes e obras. Em qualquer estágio da nossa vida nós podemos servir ao Senhor fielmente quando O temos como centro da nossa existência. Servir a Deus significa obedecer à Sua Lei e tê-la gravada no nosso coração para manifestá-la nas nossas obras.  Somos incoerentes quando dizemos que servimos ao projeto de Deus e continuamos com as mesmas práticas, servindo a ídolos como o dinheiro, ganância, prazeres carnais, fama, poder etc. Todavia, não nos basta servir ao Senhor, isoladamente: “eu e minha casa”, significa eu e minha família, eu e minha vida, eu e a minha descendência. Nós vamos à frente e abrimos o caminho para que os outros nos acompanhem. Que o nosso testemunho, portanto, seja legítimo com o que Deus espera de nós.  - Qual tem sido a sua influência na sua família, para que ela conheça Jesus? - Você se acha um fiel servidor de Deus? Você já tirou da sua vida os deuses estranhos? – Você já pode dizer, eu e minha casa servimos ao Senhor?

 

Salmo 15,1-2a.5. 7-8. 11 (R. Cf. 5a)

 

R. O Senhor é a porção da minha herança!

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
2aDigo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor.
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!R.

 

Reflexão - Quando escolhemos a Deus como Senhor da nossa vida nós podemos estar tranquilos, pois, com certeza, Ele está atento a todos os nossos passos e em tudo o que nos acontece nós percebemos Sua presença. O salmista proclama que o Senhor é a sua herança e a sua taça, isto é, tudo o que ele espera na vida e a alegria para a sua caminhada. O Senhor é um guarda fiel e até de noite nos aconselha quando dormimos.

 

Evangelho – Mt 19, 13-15

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,13-15


Naquele tempo: 13Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.'
15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “diferença entre a criança e o homem velho.”

Por nos considerarmos sábios e inteligentes nós, homens e mulheres, em sua maioria não queremos ser tratados como crianças. Jesus vai de encontro à nossa mentalidade e nos aponta a criança como um modelo a seguir a fim de que possamos para participar do Seu reino. Mais uma vez, então, Jesus nos fala sobre o valor de sermos simples, dependentes e confiantes. A criança é o símbolo do ser fraco sem pretensões sociais: ela é simples, não tem poder nem ambição, vazia de si mesma e pronta para receber o Reino. A dependência, a naturalidade, a confiança, a entrega nas mãos dos pais, o coração transparente, a alegria, o suplicar, o pedir, o querer estar perto dos seus, o carinho, a inocência, a falta de maledicência, tudo isto, faz a diferença entre a criança e o homem velho. O Senhor quer que tenhamos esse coração de criança, renovado, que não julga, mas espera confiante, que ora e suplica. Somente assim nós poderemos viver o reino dos céus, aqui!  O mundo chama de tolos os que assim vivem, porém o que é tolice para o mundo é sabedoria para Deus.

– Você quer ser como uma criança nas mãos do Pai?

 – Você confia plenamente que Deus é Pai e quer olhar por você a cada momento? 

- Para você o que significa ser criança? Você age como criança? 

- Qual a maior virtude da criança? Procure imitá-la.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Cacminho

Nenhum comentário: