terça-feira, 10 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

10 DE AGOSTO DE 2021

 

3ª. FEIRA

 

SÃO LOURENÇO DIÁCONO E

 

MÁRTIR

 

 

Cor Vermelho

1ª. Leitura – II Cor 9, 6-10

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-10


Irmãos: 6"Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza". 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus "ama quem dá com alegria". 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: "Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre". 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “dar ao próximo por amor a Deus”

Deus nos concedeu meios de sobrevivência e, ainda mais, oportunidades de vida em abundância. Assim sendo, para Deus é justo que todos tenhamos dignidade e sejamos felizes, vivendo com o que Ele preparou para nós, os Seus filhos. A todos nós foram concedidos, dons e talentos que, bem usados, far-nos-ão desenvolver e garantir a nossa sobrevivência e ainda ajudar a outros que não conseguiram progredir.  O gesto de dar e receber faz parte da vida do homem e a generosidade de coração alegra o coração de Deus. Fazendo a experiência nós podemos perceber que a generosidade com o próximo nos abre as portas da prosperidade. Quando gastamos os nossos bens somente conosco mesmos, nós amealhamos e isto não nos traz nenhum proveito.   Na maioria das vezes os homens que têm a mentalidade do mundo gostam mais de receber, honras, presentes, atenção, benesses, querendo sempre muito mais para si mesmos. A mentalidade cristã, evangélica, porém, nos ensina que aquele que distribui generosamente, com largueza de coração, sem pesar, nem constrangimento, esse sim será abençoado e terá sempre muito e muito mais para toda espécie de boas obras. Quem faz a experiência sabe que dar ao próximo “pelo amor de Deus” faz retornar para si tudo “com o amor de Deus”!     - Como você tem partilhado a sua vida: tempo, dinheiro, conhecimento, saúde? Com alegria ou constrangimento?  - Você já pensou que na medida em que for generoso, Deus o será para consigo também? 

 

Salmo 111(112),1-2.5-6.7-8.9(R.5a)

 

R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

1Feliz o homem que respeita o Senhor *
e que ama com carinho a sua lei!
2Sua descendência será forte sobre a terra, *
abençoada a geração dos homens retos!R.

5Feliz o homem caridoso e prestativo, *
que resolve seus negócios com justiça.
6Porque jamais vacilará o homem reto, *
sua lembrança permanece eternamente!R.

7Ele não teme receber notícias más: *
confiando em Deus, seu coração está seguro.
8Seu coração está tranqüilo e nada teme, *
e confusos há de ver seus inimigos.R.

9Ele reparte com os pobres os seus bens,
permanece para sempre o bem que fez, *
e crescerão a sua glória e seu poder. R.

 

Reflexão - O homem caridoso e prestativo é aquele que resolve seus negócios com justiça. Quem age com justiça não teme receber notícias funestas, pois seu coração está seguro em Deus, porque segue a sua lei e reparte com os pobres os seus bens fazendo justiça aos seus irmãos, filhos de Deus.

 

Evangelho – Jo 12, 24-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 12,24-26


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre,
ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida, perde-a;
mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me,
e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve,
meu Pai o honrará". Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “morrer para produzir frutos de vida”

Neste Evangelho Jesus nos mostra que quanto mais nos apegarmos à nossa vidinha, ao nosso viver egoísta, mais nós sofreremos as consequências e não produziremos os frutos que poderíamos dar. Ele nos mostra que, assim como o grão de trigo, nós precisamos morrer para produzir frutos que geram vida. Se todos nós acolhêssemos esta verdade de coração a nossa vida seria muito mais plena e abundante. Toda a Palavra de Deus é transformadora e libertadora e aqui Jesus está nos ensinando o modo seguro para que possamos produzir muitos frutos de paz, de felicidade e de amor.  Perdemos tempo quando nos consumimos em coisas que não dão em nada. Perdemos dinheiro quando vivemos em função de aproveitar a vida e satisfazer o nosso ego. Perdemos amigos, família, quando egoisticamente só pensamos nas nossas dificuldades e nos isolamos como vítimas. Todo aquele (a) que se fecha em si mesmo (a) perde o gosto pela vida. A semente que cai na terra tem que primeiro morrer. Morrer no sentido de não fazer questão, de renunciar, de deixar-se exercitar, de desapegar-se dos bens, dos interesses e das pessoas.  O grão que cai na terra só produzirá fruto se morrer, assim somos nós. Os frutos que vamos colher desde já são, alegria, paz, esperança, porém, nós temos que usá-los para alimentar os outros, não a nós mesmos. Seguir a Jesus significa servir desinteressadamente.

 – Você se liga às dificuldades das outras pessoas?

 – Você sofre com o que passa o seu irmão, ou está sempre girando em torno dos seus problemas?

 – Diante de Deus você se considera justa para com os Seus Filhos e seus irmãos?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: