quinta-feira, 26 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE AGOSTO DE 2021

 

5a. FEIRA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - 1Ts 3,7-13

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,7-13

Irmãos: 3Que ninguém seja abalado em meio às tribulações presentes - pois bem sabeis que esse é o nosso destino. 4Quando estávamos entre vós, vos preveníamos de que seria necessário sofrer tribulações e foi o que aconteceu, bem o sabeis. 5Foi por isso que, não podendo mais esperar, mandei saber notícias da vossa fé, temendo que o Tentador vos tivesse seduzido e o nosso trabalho tivesse sido inútil. 6Agora, Timóteo acaba de chegar da vossa comunidade e traz-nos boas notícias a respeito da vossa fé e do vosso amor; ele diz também que guardais sempre boa lembrança de nós e que desejais rever-nos tanto quanto nós desejamos rever-vos a vós. 7Por isso, irmãos, ficamos confortados,
em meio a toda angústia e tribulação, pela notícia acerca de vossa fé. 8Agora sentimo-nos reviver, porque vós estais firmes no Senhor. 9Como podemos agradecer a Deus por toda a alegria que nos invade diante do nosso Deus, por causa de vós? 10Noite e dia rezamos efusivamente para vos rever e completar o que ainda falta na vossa fé. 11Que o próprio Deus e nosso Pai, e nosso Senhor Jesus dirijam os nossos passos até a vós. 12O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus,
com todos os seus santos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a caridade é a prova real da nossa fé

Nesta leitura nós vemos como São Paulo se alegra e fica confortado pela notícia de que os seus seguidores estivessem firmes na fé do Senhor. Segundo Santo Tomas de Aquino “a fé nos aproxima do conhecimento de Deus” assim, pois, nós podemos apreender que ela nos leva a apreciar todas as coisas com os olhos de Deus. A fé, portanto, nos faz ser participantes da vida divina, e nos transforma em homens e mulheres novos tendo uma nova visão, tanto das coisas de Deus como da realidade terrena que nos rodeia.  Podemos avaliar se realmente a fé está nos motivando a direcionar a nossa vida, quando começamos a encarar os acontecimentos conforme o pensamento de Deus. São Paulo completa a sua saudação aos tessalonicenses dizendo que reza para os rever e completar o que ainda falta à fé que eles professam. E suplica a Deus que faça com que o amor entre eles aumente e transborde sempre. Em vista disso, nós chegamos à conclusão de que a maior prova de que realmente a nossa fé está firme é quando nós a concretizamos com as nossas ações de amor mútuo.  A fé dá-nos um sentimento de segurança, de paz e a convicção de que estamos constantemente envolvidos pelo amor de Deus”, assim sendo, viver a fé significa saber reconhecer o poder amoroso de Deus em nós e usá-lo nos nossos relacionamentos. A fé é a nossa maior motivação   para buscar a santidade sem defeito aos olhos do Pai e quanto mais nós estivermos firmes na fé mais a capacidade amorosa de Deus transbordará através de nós. Portanto, a santidade sem defeito consiste na vivência do amor conforme Ele age no nosso coração.   É bastante para o homem a graça de ter fé, mas a fé se confirma por meio dos nossos atos concretos de amor. Não nos basta apenas crer, confiar e depender se não manifestamos a caridade que é a prova real da nossa fé. - As suas ações estão dando prova da fé que você diz ter? Como? - Qual a mudança que você tem notado em si mesmo (a) em relação ao seu despojamento? - Reflita sobre esta afirmação: “santo é aquele que ama”.

 

Salmo - Sl 89,3-4. 12-13. 14.17 (R. 14)

 

R. Saciai-nos de manhã com vosso amor!


3Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, *
quando dizeis: 'Voltai ao pó, filhos de Adão!'
4Pois mil anos para vós são como ontem, *
qual vigília de uma noite que passou.R.

12Ensinai-nos a contar os nossos dias, *
e dai ao nosso coração sabedoria!
13Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? *
Tende piedade e compaixão de vossos servos!R.

14Saciai-nos de manhã com vosso amor, *
e exultaremos de alegria todo o dia!
17Que a bondade do Senhor e nosso Deus *
repouse sobre nós e nos conduza!
Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho, *
fazei dar frutos o labor de nossas mãos!R.

 

Reflexão - O salmista coloca todo o seu viver nas mãos do Senhor com a consciência de que a vida é passageira. Assim também ele nos admoesta para que peçamos ao Senhor que nos faça contar os nossos dias, isto é, que possamos aproveitar o tempo em que vivemos usando a sabedoria de Deus. Precisamos também ter a consciência de que, se o Senhor nos saciar com o Seu Amor desde cedo, nós, com certeza, exultaremos de alegria até o fim da nossa vida. Que possamos também entregar nas mãos de Deus o nosso trabalho aqui na terra a fim de que ele seja fecundo para o reino dos céus.

 

Evangelho - Mt 24,42-51

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 24,42-51

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42Ficai atentos!
porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão,
certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como  responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: 'Meu senhor está demorando', 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera,
e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes. Palavra da Salvação.


Reflexão - “à espera da volta”

Neste Evangelho Jesus nos faz refletir sobre o nosso desempenho na  missão que o Pai nos entregou em vista da nossa entrada no céu. Precisamos ter consciência do valor do nosso tempo e das descobertas que a todo o momento nós fazemos em relação ao projeto de Deus para vivermos aqui na terra. Aqui na terra somos como passageiros em busca de uma pátria definitiva e não sabemos quando terminará o prazo desta viagem. Na verdade, trazemos dentro de nós um desejo e um anseio de eternidade. Por isso, nos confundimos achando que permaneceremos para sempre instalados aqui neste mundo, porém, Jesus nos exorta a que fiquemos vigilantes quanto ao fato da brevidade da nossa vida. Nunca chegará o dia em que podemos estar descansados e acomodados compreendendo que já cumprimos com a nossa missão. A cada momento da nossa vida o Senhor nos mostra algo novo a vivenciar e nos renova para que possamos assumir a obra que Ele nos destinou. Por isso, precisamos então, todos os dias, pesar, medir e contar os nossos atos e as nossas intenções e pedir ao Senhor a graça de nos conservar atentos (as) e vigilantes a fim de que sejamos encontrados no nosso posto quando do Seu regresso. O nosso compromisso com Deus se dá em relação ao nosso irmão e o amor que vivermos será o parâmetro da fidelidade da nossa vida. 

– Você tem consciência da missão que o Senhor lhe entregou para realizar aqui na terra? 

- Você acha que já cumpriu tudo? 

-O que está faltando? 

- Como você tem tratado aqueles que o Senhor lhe colocou como responsável por eles? 

- O que você acha que Deus ainda vai lhe destinar como compromisso? 

- Você está disposto (a) a aceitar qualquer chamado do Senhor? 

– Você tem desejo de eternidade?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: