segunda-feira, 9 de agosto de 2021

REFKEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 9 DE AGOSTO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA DÉCIMA NONA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Dt 10, 12-22

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 10,12-22

Moisés falou ao povo, dizendo: 12E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para que sejas feliz.
14Vê: é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado. 16Abri, pois, o vosso coração,
e não endureçais mais vossa serviz, 17porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno.
18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. 21Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos.
22Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, 8e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso
como as estrelas do céu'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o mandamento do Senhor”

Para nós também o caminho não mudou: amar e servir a Deus com todo o nosso coração e com toda a nossa alma guardando os Seus preceitos, é o mandamento do Senhor. Moisés também nos propõe imitar o Senhor, fazendo justiça ao órfão à viúva e ao estrangeiro, isto é, a todas as pessoas indistintamente, mesmo a quem não gostamos ou admiramos. Todos nós somos estrangeiros aqui na terra e de alguma forma, também carecemos e necessitamos uns dos outros. Se tomarmos consciência das instruções de Moisés, mesmo na nossa fragilidade e impotência diante dos desafios, nós poderemos manter a tranquilidade e viver com serenidade sob a Luz da Palavra de Deus. Deus nos deixou como herança a Sua Palavra que é fonte de felicidade e de justiça, para que experimentemos desde já a santidade. Ele escolheu a nossos pais e a nós também como Seu povo e promete abençoar a nossa descendência, pois se afeiçoou de nós e nos amou desde sempre. Não podemos nos esquecer de que as Suas promessas se cumprem no tempo hábil e a nossa felicidade está garantida pela palavra que sai da Sua boca. – Você tem andado nos caminhos do Senhor? – Como você tem perseguido a felicidade? – Você tem consciência de que é carente e necessitado do amor de Deus e dos irmãos? - Nas coisas de Deus você tem seguido mais o coração ou à razão? - Você é uma pessoa que sabe acolher aqueles que encontra pela 1a vez? 

 

Salmo 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

 

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

12Glorifica o Senhor, Jerusalém!*
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
13Pois reforçou com segurança as tuas portas,*
e os teus filhos em teu seio abençoou.R.

14a paz em teus limites garantiu*
e te dá como alimento a flor do trigo.
15Ele envia suas ordens para a terra,*
e a palavra que ele diz corre velozR.
19Anuncia a Jacó sua palavra,*
seus preceitos suas leis a Israel.
20Nenhum povo recebeu tanto carinho,*
a nenhum outro revelou os seus preceitos.R.

 

Reflexão - A Palavra do Senhor é o alimento para a nossa alma e a segurança para a nossa caminhada. Ela é fonte de paz e mensageira das promessas do Senhor, por isso, deve ser propagada e proclamada a todos a quem encontrarmos. Anunciar a Palavra de Deus é nossa missão. Somos missionários do Seu amor e glorificamos o Seu Nome quando revelamos ao mundo os Seus preceitos e as Suas ordens. Por nosso meio o Senhor quer salvar todos os povos.

Evangelho – Mt 17, 22-27

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,22-27


Naquele tempo: 22Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galiléia, ele lhes disse: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.' E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: 'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?' 25Pedro respondeu: 'Sim, paga.'
Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: 'Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?' 26Pedro respondeu: 'Dos estranhos!'
Então Jesus disse: 'Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda;
pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti.'Palavra da Salvação.

 

Reflexão – neste mundo, todos nós estamos sujeitos às leis

Ao entregar-se por amor à humanidade e se deixar crucificar, mesmo sem ter nenhuma culpa, Jesus nos deu um grande exemplo, pois, sabia que o Seu sacrifício seria a chave para a redenção do homem. Os discípulos de Jesus ficaram tristes quando Ele lhes falou que seria entregue nas mãos dos homens, pois, ainda não tinham percebido que, neste mundo, todos nós estamos sujeitos às leis, às regras e exigências dos homens.  Como homem, Jesus também nos ensinou que embora sejamos livres, filhos de Deus, nós temos encargos e obrigações sociais as quais temos o dever de cumpri-las, como pagar impostos e taxas. Algumas vezes quando estamos cheios de razão batemos o pé e não aceitamos as imposições. Jesus, porém, diante da cobrança dos cobradores do imposto do templo não se revoltou nem tampouco alegou ser Ele Filho de Deus, mas humildemente, recebeu da providência divina a “moeda” para cumprir com a Sua obrigação diante dos homens. O cristão verdadeiro segue o modelo de Jesus: para não escandalizar, paga o que lhe é cobrado para o bem-estar social. A nossa fé também se manifesta por meio da abertura do nosso “bolso”. Nós também precisamos ter consciência de que não podemos nos esquivar das obrigações, dos compromissos e até mesmo do sofrimento que o mundo nos impõe, pois, a figura deste mundo passa. Deus proverá para nós tudo de quanto precisarmos para cumprir com os nossos compromissos sociais. O seguimento a Jesus não nos isenta de também participarmos do crescimento e conservação da obra criada por Deus. 

Você tem consciência de que mesmo sendo livre e filho de Deus, tem obrigações para com os homens?

 -  Você costuma pagar os seus compromissos sociais sem murmurar? 

-  O que Jesus o (a) ensinou neste Evangelho?

 Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: