sábado, 14 de agosto de 2021

FORTE TERREMOTO NO HAITI


Ao menos 29 pessoas perderam a vida no terremoto que atingiu o país já devastado por episódio semelhante em 2010, que custou a vida a 200 mil pessoas.

Vatican News

Um terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter foi sentido na ilha do Haiti às 8h30 (horário local) deste sábado, causando ao menos 29 vítimas e pesados danos. O epicentro teria sido localizado a 8 km da cidade de Petit Trou de Nippes, cerca de 150 km a oeste da capital Porto Príncipe, a uma profundidade de 10 km, informou o US Geological Survey.

O primeiro-ministro Ariel Henry declarou estado de emergência por um mês em todo o apís e anunciou que o governo mobilizará todos os recursos à disposição para assistir a população atingida, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou ajudas imediatas ao país já abalado por contínuas crises políticas – o presidente Jovenel Moise foi assassinado há pouco mais de um mês -, pobreza, violência e pandemia está a caminho do Centro Nacional de Operações de Emergência em Porto Príncipe.

Vídeos e fotos compartilhados on-line mostram graves danos a prédios nas cidades de Jérémie e Les Cayes, cerca de 200 quilômetros a oeste da capital, Porto Príncipe, com escombros de prédios desabado pelas ruas. Prédios religiosos, escolas e casas ficaram danificadas.

A agência de proteção civil do Haiti, citada pela mídia internacional, falou sobre casas desabadas e que o terremoto também foi sentido na Jamaica. A área afetada é o oeste do Haiti, mas o abalo foi sentido em todo o país. O Haiti ainda está se recuperando de um terremoto de magnitude 7 perto da capital em 2010, que deve ter matado cerca de 300.000 pessoas, causando um grande número de pessoas desabrigadas.

 

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: