segunda-feira, 30 de agosto de 2021

EVANGELHO DO DIA

 


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,16-30

Naquele tempo: 16Veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado.  Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, 
e levantou-se para fazer a leitura.  17Deram-lhe o livro do profeta Isaías.  Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18'O Espírito do Senhor está sobre mim,  porque ele me consagrou com a unção  para anunciar a Boa Nova aos pobres; 
enviou-me para proclamar a libertação aos cativos  e aos cegos a recuperação da vista;  para libertar os oprimidos  19e para proclamar um ano da graça do Senhor.'  20Depois fechou o livro, 
entregou-o ao ajudante, e sentou-se.  Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.  21Então começou a dizer-lhes:  'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura  que acabastes de ouvir.'  22Todos davam testemunho a seu respeito,  admirados com as palavras cheias de encanto  que saíam da sua boca.  E diziam: 'Não é este o filho de José?'   23Jesus, porém, disse: 
'Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo.  Faze também aqui, em tua terra,  tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.'  24E acrescentou:  'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta  é bem recebido em sua pátria. 
25De fato, eu vos digo:  no tempo do profeta Elias,  quando não choveu durante três anos e seis meses  e houve grande fome em toda a região,  havia muitas viúvas em Israel.  26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias,  senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia.  27E no tempo do profeta Eliseu,  havia muitos leprosos em Israel.  Contudo, nenhum deles foi curado, 
mas sim Naamã, o sírio.' 28Quando ouviram estas palavras de Jesus,  todos na sinagoga ficaram furiosos.  29Levantaram-se e o expulsaram da cidade.  Levaram-no até ao alto do monte  sobre o qual a cidade estava construída,  com a intenção de lançá-lo no precipício.  30Jesus, porém, passando pelo meio deles,  continuou o seu caminho.  Palavra da Salvação. 

Nenhum comentário: