quarta-feira, 25 de agosto de 2021

CLERO DE IGUATU SE REÚNE PRESENCIALMENTE PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INICIO DA PANDEMIA

 



Desde o ano passado (março de 2020) , as reuniões do Clero da Diocese de Iguatu vinham sendo realizadas na modalidade virtual.
 
Nesta terça feira (24 de agosto 2021), foi realizada a primeira Reunião Presencial desde o início da Pandemia de Covid 19. Em julho, o Clero já havia se encontrado presencialmente para o Retiro Anual que se deu em Quixadá.
 
A pauta desta terça feira, presidida pelo Administrador Diocesano Padre João Batista Moreira Gonçalves, foi desenvolvida durante todo o dia e contou com a participação de 39 Presbíteros, quase a totalidade do Clero.
 
Além da Oração inicial e leitura da Ata da Reunião anterior, os temas foram: questões jurídicas e patrimoniais , temas pastorais sobre Cebs, Semana Social Brasileira, Grito dos Excluídos, Pastoral das Juventudes, Comissão Missionária, Sínodo dos Bispos e Agenda Pastoral do segundo semestre.
 
Padre João Batista também partilhou as iniciativas para a consolidação do Projeto do Memorial e Arquivo Histórico da Diocese , a serem instalados na Cúria Diocesana por ocasião dos 60 anos de criação da Diocese, comemorados neste ano.
 
Foi formada uma Comissão para a concretização do Memorial e Arguivo tendo como encarregado o Padre Ricardo Alves. Também foi criada a Comissão para coordenar a Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos , a ser iniciada oficialmente com uma Missa Solene na Catedral no dia 17 de outubro, por convocação do Papa Francisco.
 
A Assembleia de Pastoral deste ano se dará nos dias 27 e 28 de novembro e terá como tema a Sinodalidade. Tudo será preparado pela realização de encontros regionais em todos os sete Zonais da Diocese, quando teremos a oportunidade de refletir sobre o Tema e responder ao Instrumental enviado pela Santa Sé. Será um grande processo de escuta do Povo de Deus.
 
Aos líderes e agentes de Pastorais de toda a Diocese , bem como aos fiéis nas paróquias e áreas pastorais, o Clero da Diocese de Iguatu manifesta a sintonia e comunhão nas alegrias e nas dores , angústias e dificuldades da jornada nestes tempos tão desafiadores de Pandemia.
 
Por fim , como Clero desta amada Diocese, queremos renovar nosso apelo para caminharmos todos sempre juntos: Padres, Religiosos e Religiosas, leigos e leigas, de mãos dadas, vivendo o Mistério de uma Igreja em caminho, servidora e missionária, seguidora de Jesus.

GALERIA DE IMAGENS

Nenhum comentário: