quinta-feira, 15 de julho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

15 DE JULHO DE 2021

5ª. FEIRA DA DÉCIMA QUINTA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ex 3, 13-20

 

Leitura do Livro do Êxodo 3,13-20


Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 
13Moisés disse a Deus: 'Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: 'O Deus de vossos pais enviou-me a vós'. Mas, se eles perguntarem: 'Qual é o seu nome?' o que lhes devo responder?'  14Deus disse a Moisés: 'Eu Sou aquele que sou'. E acrescentou: 'Assim responderás aos filhos de Israel: `Eu sou enviou-me a vós' '. 15E Deus disse ainda a Moisés: 'Assim dirás aos filhos de Israel: 'O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós'. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: 'O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel. 18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: 'O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos que ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus'. 19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “somos nós, hoje, o Moisés”

Deus convocou Moisés para tirar Seu povo da escravidão do Egito, e que clamava por salvação.  Moisés acolheu a voz do Senhor do meio da sarça e lhe respondeu: “sim, eu irei”. Hoje,  o povo do Egito está perto de nós, dentro da nossa casa, na nossa família e nós somos o Moisés. Podemos imaginar quantas vezes o Senhor também se apresenta diante de nós, na nossa oração ou nos momentos em que silenciamos os nossos pensamentos humanos e nos inspira a ir à procura do povo que necessita de ajuda.  Às vezes, o povo escravo do Egito pode ser alguém a quem conhecemos e vive em circunstância difícil, porque está doente ou em situação financeira precária e na nossa oração nós nos lembramos dele. Outras vezes, são pessoas deprimidas ou que sofrem pela perda de um ente querido e precisam de consolo e uma palavra amiga! São também aqueles que precisam de alguém que os ouça, que lhe deem um conselho ou uma palavra de ânimo. O Senhor nos chama para libertá-lo e também nos orienta e nos previne de que “o faraó” também irá opor-se ao que pretendemos realizar. O faraó é a oposição a Deus, é o Seu inimigo que deseja a todo custo continuar escravizando os Seus filhos na situação de pecado, de tristeza e desamor. Reflita - Qual a resposta que você tem dado ao chamado do Senhor?  - Você tem dado atenção ao que o Senhor lhe fala nos seus momentos de “sarça ardente”?  - Nos pensamentos que lhe vêm à mente, você distingue a voz do Senhor? – Você tem se lembrado de alguém que está em situação difícil? Pergunte ao Senhor o que você deve fazer por ele!

 

 

Salmo 104,1.5. 8-9. 24-25. 26-27 (R.8a)

 

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
5Lembrai as maravilhas que ele fez, *
seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, * promulgada a incontáveis gerações;
9da Aliança que ele fez com Abraão, * e do seu santo juramento a Isaac. R. 

24Deus deu um grande crescimento a seu povo * e o fez mais forte que os próprios opressores. 
25Ele mudou seus corações para odiá-lo, * e trataram com má-fé seus servidores. R. 

26Então mandou Moisés, seu mensageiro, * e igualmente Aarão, seu escolhido;
27por meio deles realizou muitos prodígios * e, na terra do Egito, maravilhas. R.

 

Reflexão - O Senhor lembra sempre da aliança que fez conosco por meio de Jesus Cristo. Em Jesus Ele mudou o rumo da nossa vida e das gerações que nos precederão, assim como Moisés tirou o povo do Egito e mudou o curso dos acontecimentos da história. O Senhor nunca esquece cada um de nós e nos torna fortes para também enfrentarmos os nossos opressores. Por isso, nós damos graças ao Senhor e gritamos ao mundo os Seus prodígios e as Palavras de Seus lábios. 

 

Evangelho – Mt 11, 28-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30


Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “o jugo de Jesus é suave”

“Vinde a mim”! Este é o convite do Senhor! Não podemos deixar de aceitá-lo, pois Ele é o conforto e a segurança de que precisamos.  O Senhor vem em socorro de nós quando estamos cansados (a), fatigados (a) com o peso da vida, das circunstâncias, cansados de nós mesmos (as) dos nossos desenganos e fracassos. Os nossos fardos pesam, mas quando os colocamos sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma.  O nosso fardo mais pesado é justamente o pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada que por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, leva de vencida e nos derruba. É o nosso temperamento, a nossa maneira de ser e de agir, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo, desamor que na maioria das vezes ocasionam o nosso cansaço. O fardo de Jesus é leve. Ele não exige mais do que nós podemos oferecer a Ele. Ele pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia. O jugo é a lei e a Sua lei é a Lei do Amor.  Aprendei de mim”, disse Ele, “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”.  Está bem claro que só teremos descanso quando aprendermos com Jesus a sermos também mansos e humildes de coração.  

-  O que tem angustiado e feito você infeliz?

 – Como está a sua disposição, você sente-se cansado (a)?

 -  Como é o fardo do Senhor para você? 

– Você sente peso quando vive as coisas de Deus?

 –  Deus é pesado para você? 

- Você também, às vezes se cansa de si mesmo (a)?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: