segunda-feira, 5 de julho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE JULHO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA DÉCIMA QUARTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Gn 28, 10-22ª

 

Leitura do Livro do Gênesis 28,10-22a


Naqueles dias: 10Jacó saiu de Bersabéia e dirigiu-se a Harã. 
11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu.  12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.  13No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: 'Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 
14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 
15Estou contigo e te guardarei aonde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi'.  16Ao despertar, Jacó disse: 'Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia'.  17Cheio de pavor, disse: 'Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu'.  18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e colocou-a de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela.  19E deu ao lugar o nome de 'Betel'. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza.  20Jacó fez um voto, dizendo: 'Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus.  22a E esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma 'morada de Deus'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - "uma escada para o céu"

O sonho de Jacó é para nós uma amostra de como o Senhor se comunica com a nossa humanidade. Se tivéssemos a faculdade de alcançar o que se passa dentro do nosso interior quando Deus nos revela os Seus planos, com certeza, nós poderíamos também enxergar o canal pelo qual essa comunicação acontece.   A escada que Jacó viu em sonho era apoiada no chão, mas a outra ponta tocava o céu.  Há como que uma ligação e uma sintonia entre o céu e a terra. No momento em que nós paramos e repousamos a nossa mente nós sentimos as “moções” de Deus. Os anjos estão atentos e, à nossa volta eles trazem as inspirações para que nós possamos também louvar a Deus e viver uma vida de acordo com a Sua vontade.  É partindo da nossa vida, da nossa realidade, da nossa história, da nossa FRAQUEZA, que o Senhor quer trabalhar em nós. A escada que nos levará ao céu está escondida na nossa alma e começa na nossa humanidade decaída, assim, passo a passo nós iremos galgando cada degrau e, firmados (as) nas promessas do Senhor nós chegaremos ao céu. O céu começa entre nós e Deus, entre a humanidade e a divindade que moram dentro de nós mesmos (as). Pela experiência de fé nós podemos vivenciar a felicidade prometida aqui e agora.    Não podemos alcançar a vida espiritual à força, de uma hora para outra, nunca o conseguiremos. Não podemos saltar por cima da nossa realidade: nossas fraquezas, nossos limites. Há uma divisão entre o que almejamos e a nossa real incapacidade. Por isso, projetamos a nossa incapacidade sobre os outros e exigimos do outro aquilo que nem nós conseguimos. O lugar do repouso é o lugar da oração, o lugar sagrado, onde Deus está. Sabemos que o Senhor está muito perto de nós e o Seu maior desejo é nos levar para o céu. Ele mesmo é quem diz: “Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi!”. - Como é que você se comunica com Deus? - Você acredita que o Senhor está sempre perto e que nunca o (a) abandonará? - Você já sonhou com os anjos? – Esse sonho pode ser uma realidade!

 

 

 

Salmo 90,1-2. 3-4. 14-15ab (R. Cf. 2b)

R. Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

1Quem habita ao abrigo do Altíssimo *
e vive à sombra do Senhor onipotente,
2diz ao Senhor: 'Sois meu refúgio e proteção, *
sois o meu Deus, no qual confio inteiramente'. R.

3Do caçador e do seu laço ele te livra. * Ele te salva da palavra que destrói. 
4Com suas asas haverá de proteger-te, * com seu escudo e suas armas, defender-te. R.

 

14'Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo * e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. 
15aAo invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo,
15be a seu lado eu estarei em suas dores. R.

 

Reflexão - Aquele que habita no esconderijo de Deus jamais vacilará. Habitar ao abrigo do Altíssimo é confiar em que o Senhor está sempre perto e nos livra dos laços do inimigo. O Senhor nos livra do pecado e da morte da alma. Ele nos sustenta em Suas mãos e nos defende com as Suas armas. Que a confiança no Senhor seja o alimento da nossa alma todos os dias das nossas vidas!

 

Evangelho – Mt 9, 18-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,18-26


18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: 'Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá.' 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos.
20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos,
veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: 'Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele,
ficarei curada.' 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: 'Coragem, filha! A tua fé te salvou.' E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: 'Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo.' E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - a tua fé te salvou!”

A fé em Jesus Cristo é que nos salva! Ter fé significa crer, confiar e depender de Deus e de sua promessa de salvação. Não precisaremos mais ir de um lado para outro buscando “paliativos” para as nossas dores. Os dois personagens do Evangelho de hoje não exigiram de Jesus atenção especial, eles apenas se aproximaram de Jesus cheios de fé e confiança. O texto nos revela que o homem que se aproximou de Jesus era um chefe, isto é, alguém importante, alguém experimentado, que, se supõe ser muito conhecido.  No entanto, ele inclina-se profundamente diante de Jesus e, com humildade, reconhecendo a sua limitação, mostra a todos o seu desespero pela morte da filha.  Em qualquer posição que estejamos devemos ter a consciência de que a nossa vida assim como a dos nossos mais queridos, depende somente de Deus. Jesus é o Salvador da nossa casa, mesmo quando lá, alguém, aos “nossos olhos”, isto é, dentro dos nossos limites, pareça ter morrido. Não precisamos nos desesperar, mas dizer como aquele homem: “Minha filha acaba de morrer, mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.  Sempre existirá um, mas, uma condição, uma esperança diante dos nossos infortúnios. Vem, Senhor, vem tocar, vem mudar, basta apenas que Tu entres na minha casa, que ponhas a mão sobre a minha família e ela viverá. Jesus concedeu uma nova vida à filha daquele homem importante e quer também assumir o Seu lugar dentro da nossa casa e ressuscitar todos os que estão mortos. Aquela mulher que sofria de hemorragia há doze anos, apenas tocou a barra do manto de Jesus e foi curada! Quando nós chamamos Jesus para a nossa casa, no caminho Ele também encontra os nossos amigos e conhecidos que estão precisando recobrar a vida. Há muitas pessoas do nosso relacionamento que também estão esperando Jesus passar na vida delas e aproveitam a oportunidade quando nós O convidamos para entrar na nossa casa.  São pessoas que têm tentado de todas as maneiras a cura para os seus males, que já estão até desenganadas, mas não perderam a fé nem a esperança. Por isso, Jesus confirma para nós o Seu diagnóstico: “a tua fé te salvou!” Diante do que ouvimos e meditamos neste texto nós não precisamos ficar procurando pretextos nem ações mirabolantes para conseguirmos a cura das nossas enfermidades.   Que a nossa fé nos mova e nos faça sair de nós mesmos (as) para buscar Jesus na certeza de que só Ele é o médico dos homens e das almas e que o motivo maior para uma vida nova seja simplesmente o nosso desejo de tocá-Lo.

- Você tem procurado se aproximar de Jesus- Como você acha que pode tocá-Lo?

 – Você já convidou a Jesus para entrar na sua casa e tocar naqueles (as) que parecem estar mortos (as)? 

- Qual é a sua atitude diante das coisas que parecem impossíveis de acontecer? 

- Você necessita ser curado (a) de alguma doença? 

A quem você tem procurado?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

Nenhum comentário: