terça-feira, 27 de julho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

27 DE JULHO DE 2021

 

3ª. FEIRA DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Ex 33,7-11;34,5.28

 

Leitura do Livro do Êxodo 33,7-11;34,5b.28


Naqueles dias: 7Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía para a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. 8Quando Moisés se dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar.
9Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com Moisés.
10Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. 11O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, filho de Nun,
não se afastava do interior da Tenda. 34,5b Moisés invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou:
'Senhor, Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel, 7que conserva a misericórdia por mil gerações,
e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune,
pois castiga a culpa dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração'! 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão
9e, prostrado por terra, disse: 'Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua'. 28Moisés esteve ali com o Senhor
quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água,
e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a tenda é o nosso próprio coração”

Deus falava face a face com Moisés, como um homem fala com seu amigo e este, com certeza, orava e confidenciava ao Senhor as suas angústias e aflições por causa do povo que conduzia. Mesmo sendo um povo de cabeça dura, Moisés intercedia por ele e pedia ao Senhor que caminhasse com eles e perdoasse os seus pecados, acolhendo-os como Sua propriedade.  Jesus Cristo é o nosso Moisés, que intercede por nós junto do Pai e pede a Ele que tenha misericórdia de nós e da nossa descendência. Em Jesus, foi nos dada também a oportunidade de ter intimidade com o Pai de pedir a Ele o auxílio para a nossa caminhada. Hoje nós armamos a tenda da reunião dentro do nosso próprio coração e o Senhor também fala conosco e escuta as nossas confidências como se faz a um amigo.  Hoje também nós temos acesso à Sua misericórdia, paciência, bondade e fidelidade. No entanto, como falou para o povo no deserto o Senhor também nos adverte que as nossas ações boas ou más têm consequências na qualidade da nossa vida.   Aquele povo que caminhava no deserto era um povo de cabeça dura e apesar das advertências de Deus errava e sofria em decorrência dos seus malfeitos. Nós também temos conhecimento do que é bom e do que é mal, pois o Senhor nos instrui, assim sendo, a bênção ou a maldição vêm como resultado das nossas obras.   Somos também um povo de cabeça dura, mas através da nossa oração, da nossa súplica o Senhor nos manifesta a Sua graça e nos ensina com a Sua Palavra a caminhar para a santidade. - Você confia na intercessão de Jesus diante do Pai? - Você é uma pessoa que gosta de se justificar e se desculpar? - Você se considera um (a) pecador (a)? – Você costuma falar com Deus na tenda da reunião?

 

Salmo 102,6-7. 8-9. 10-11. 12-13 (R. 8a)

 

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

6O Senhor realiza obras de justiça *
e garante o direito aos oprimidos;
7revelou os seus caminhos a Moisés, *
e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. R.

8O Senhor é indulgente, é favorável, * é paciente, é bondoso e compassivo. 
9Nóo fica sempre repetindo as suas queixas, * nem guarda eternamente o seu rancor. R. 

10Não nos trata como exigem nossas faltas, * nem nos pune em proporção às nossas culpas. 
11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, * tanto é grande o seu amor aos que o temem;R. 

12quanto dista o nascente do poente, * tanto afasta para longe nossos crimes. 
13Como um pai se compadece de seus filhos, * o Senhor tem compaixão dos que o temem. R.

 

Reflexão - O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas, diz o salmista, porque ele é indulgente, é favorável, paciente e bondoso. O Senhor nos trata como filhos e filhas amados e quer salva a cada um de nós por meio do Seu amor. Basta que entendamos isso! Ele não quer nos castigar, pelo contrário, Ele deseja que cultivemos uma confiança cega na Sua justiça e misericórdia. Somos oprimidos pelo pecado, pela mentalidade do mundo e o Senhor compreende a nossa situação. Por isso, Ele não fica sempre repetindo as suas queixas nem guarda rancor contra nós. A justiça de Deus é o amor vivendo sempre em nós.

 

Evangelho – Mt 13, 36-43

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,36-43


Naquele tempo: 36Jesus deixou as multidões e foi para casa.
Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: 'Explica-nos a parábola do joio!' 37Jesus respondeu: Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo.
A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos
e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar
e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.' Palavra da Salvação.

 

 

 

Reflexão – “O bem e o mal estão no mundo”

Nesta parábola Jesus usa a figura do joio e do trigo para nos explicar direitinho o que acontece com o mundo em relação ao reino de Deus. Jesus é o semeador, que veio instaurar o reino do amor de Deus no coração dos homens.  É Ele quem planta a boa semente da Sua palavra e dos Seus ensinamentos no coração de todos os que querem pertencer ao reino dos céus.  O campo é o mundo onde convivem os bons e os maus e a boa semente são os que aceitam os ensinamentos de Jesus para acolher o reino dos céus. O joio são os que são sugestionados pelo maligno, isto é, o espírito do mal que intervém e sutilmente se infiltra querendo impedir que o reino de Deus aconteça no interior do coração do homem.  Nós sabemos que o joio e o trigo são plantas muito parecidas a ponto de confundir a visão de quem colhe. “Normalmente o joio cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo". Dentro do nosso coração há trigo, mas também há o joio, por isso acontece dentro de nós uma luta constante entre o bem e o mal. Porém, quando nós nos apossamos da semente da Palavra que Jesus nos deixou, nós saímos vitoriosos e o bem prevalece. Muitas vezes nós até achamos que o mal está prevalecendo, no entanto, podemos ter certeza de que a vitória do bem já nos foi garantida por Jesus.  E é a partir desta dinâmica que cada um de nós pode ser uma boa ou uma má semente no campo que é o mundo. Jesus nos dá entendimento da parábola do joio e do trigo, para que nós possamos ajuizar que tipo de semente tem sido jogada no terreno do nosso coração e se nós a estamos acolhendo. Quando nós acolhemos a Palavra do Senhor dentro da mentalidade que Ele prega nós podemos dizer que estamos sendo também no mundo uma semente boa. Precisamos estar bem atentos enquanto estamos aqui na terra e temos vida e oportunidade. Jesus mesmo falou que no final os Seus anjos virão e retirarão do seu reino todos os que praticam o mal.  Não podemos nos acomodar, mas sim fazer a nossa parte para edificar o reino de Deus aqui na terra. Por ocasião da colheita nós seremos ofertados a Deus ou seremos queimados pelo fogo, dependendo da nossa adesão ao Projeto do Pai que Jesus Cristo veio instaurar na terra. 

  – Faça uma reflexão sobre tudo o que você tem percebido aqui na terra: quem está vencendo o bem ou o mal? 

– O que você tem feito para difundir o reino de Deus?

 – Você se considera trigo ou joio?

 – Qual a influência que você está tendo para os seus amigos e suas amigas: você tem sido instrumento do bem ou do mal? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: