terça-feira, 20 de julho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE JULHO DE 2021

 

3ª FEIRA DA DÉCIMA SEXTA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ex 14, 21-15,1

 

Leitura do Livro do Êxodo 14,21-15,1


Naqueles dias: 21Moisés estendeu a mão sobre o mar, e durante toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel  entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda. 23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Faraó,
carros e cavaleiros os seguiram mar adentro. 24Ora, de madrugada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: 'Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós'.
26O Senhor disse a Moisés: 'Estende a mão sobre o mar,
para que as águas se voltem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros'. 27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas. 28As águas voltaram e cobriram carros,
cavaleiros e todo o exército do Faraó, que tinha entrado no mar
em perseguição de Israel. Não escapou um só. 29Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda. 30Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar,
31e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo. 15,1Então, Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor este cântico.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Deus precisa de nós para realizar os Seus desígnios”

 O Senhor fez soprar o vento sobre o mar e as águas se dividiram em duas colunas para dar passagem ao povo de Israel, no entanto, foi preciso que o povo tomasse a decisão de ir em frente.  Esta é para nós uma grande lição.    O olhar de Deus é poderoso e a Sua graça é infinita, porém, sem a nossa participação, nada acontecerá. Ele precisa de nós para realizar os Seus desígnios em benefício da nossa própria felicidade. Não adiantará de nada o Senhor lançar sobre nós o Seu olhar e intervir na hora das nossas empreitadas se não aproveitarmos as chances que Ele nos dá para prosseguirmos nos nossos objetivos.      Assim como Moisés estendeu a sua mão para fazer o mar abrir-se e fechar-se na hora certa obedecendo à ordem do Senhor, nós também precisamos colocar todo o nosso ser à disposição de Deus para que os milagres aconteçam na nossa vida. Deus sempre escolhe alguém como Moisés para ir à frente abrindo caminhos e dá a ele uma graça especial para que esteja em sintonia perfeita com Ele a fim de que, sob o Seu olhar, possa estender a mão no momento certo. Por isso, nós também, com humildade, precisamos atender e escutar a orientação daqueles (as) que Deus chamou para nos conduzir. Quando obedecemos às ordens do Senhor por meio dos Seus escolhidos, as portas também se abrem para que possamos entrar e encontrar o percurso que foi traçado por Ele para a nossa caminhada. Aquele (a) que não obedece a Deus perde a hora e submerge nas águas porque não esteve atento (a). Apesar da sua rebeldia, os filhos de Israel reconheceram a intervenção de Deus e souberam enxergar as circunstâncias que lhes favoreciam para entrarem mar adentro. Nós também devemos estar prevenidos (as) para que mesmo diante do desconhecido saibamos obedecer à voz de Deus que nos ajuda a vencer os nossos inimigos. E que sejamos também agradecidos ao Senhor cantando a Ele hinos de louvor. – Você tem humildade para se submeter à voz de Deus através das pessoas escolhidas por Ele? – Você tem aproveitado as oportunidades que o Senhor lhe dá para caminhar ou fica esperando enxergar mais alguma coisa? – Você é uma pessoa insatisfeita com o caminho que Deus abriu para si? – Você costuma parar no caminho, por que não confia na condução de alguém? – Você acha melhor caminhar sozinho (a)?

 

Salmo - Ex 15,8-9. 10.12. 17

 

R. Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória!

8Ao soprar a vossa ira amontoaram-se as águas,
levantaram-se as ondas e formaram uma muralha, *
e imóveis se fizeram, em meio ao mar, as grandes vagas.R.

9O inimigo tinha dito: 'Hei de segui-los e alcançá-los!
Repartirei os seus despojos e minh'alma saciarei;*
arrancarei da minha espada e minha mão os matará!' R.

10Mas soprou o vosso vento, e o mar os recobriu;* afundaram como chumbo entre as águas agitadas. 
12Estendestes vossa mão, e a terra os devorou;R. 

17Vós, Senhor, o levareis e o plantareis em vosso Monte, * no lugar que preparastes para a vossa habitação, no Santuário construído pelas vossas próprias mãos. R.

 

Reflexão - O nosso cântico de louvor e de reconhecimento pelos grandes feitos do Senhor na nossa vida é uma poderosa arma para que vençamos as dificuldades. Quando nós louvamos o Senhor sopra o vento do Espírito Santo para que também as águas do mar se dividam e nós possamos passar, pois Ele conhece o inimigo que nos persegue e tem poder para destruí-lo. Precisamos também, a todo o momento, cantar louvando ao Senhor relembrando a nossa história. 

 

Evangelho – Mt 12, 46-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,46-50


Naquele tempo: 46Enquanto Jesus estava falando às multidões,
sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?'
49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “para que aconteça a vontade de Deus”

Jesus não abandonava o povo que o seguia para atender a Sua família de sangue, pelo contrário, permanecia entre eles ensinando-lhes a perceber qual a vontade do Pai para suas vidas.  Ele tinha consciência de que a Sua Missão era oferecer a salvação a todas as pessoas, primeiramente aos judeus, e foi fiel às ordens do Pai que não queria que Ele perdesse nenhum daqueles que Ele o tinha confiado. Dessa forma, Jesus nos esclarece que a nossa família não se restringe aos nossos parentes de sangue, por isso, muitas vezes, para fazer a vontade de Deus, precisamos optar em permanecer no lugar onde estamos ao lado das pessoas que precisam de nós e do nosso testemunho. Não podemos viver somente dentro do nosso círculo fechado de “amigos e parentes”. O Senhor nos convoca a trabalhar na Sua messe onde estejam os mais necessitados. Às vezes, o apego à nossa família e às pessoas a quem amamos nos tira da missão do reino. Se aproveitássemos melhor o tempo que temos disponível para fazer com que aconteça a vontade de Deus na nossa casa, com certeza, não nos sentiríamos devedores e teríamos mais serenidade para ajudar as pessoas que fazem parte da “multidão”. O que mais importa não é o tempo que dispensamos na nossa casa, mas a qualidade da nossa convivência familiar.

 – Você é uma pessoa muito fechada no seu mundinho familiar?  

– Você tem interesse pela vida das outras pessoas que não são da sua família?

 – Você torce pelo sucesso dessas pessoas? 

– Você sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: