segunda-feira, 26 de julho de 2021

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE JULHO DE 2021

 

 2ª. FEIRA – SÃO JOAQUIM E SANT’ANA

 

PAIS DE NOSSA SENHORA


Cor Branco

1ª. Leitura – Eclo 44, 1.10-15

 

Leitura do Livro do Eclesiástico 44,1.10-15


1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança.
12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “somos os construtores do mundo em cada geração” 

A leitura de hoje nos fala de família: antepassados, gerações, descendentes. A família é o sinal de Deus no mundo e é o lugar por excelência onde o homem é formado para ser feliz. É na família que nós damos os primeiros passos para Deus e é lá que é plantada em nós a semente da Fé.  Os homens de misericórdia, a quem o livro do Eclesiástico faz elogio são aqueles (as), que vivem segundo a vontade de Deus e que deixam para as outras gerações o exemplo de fidelidade à Aliança. O bem ou o mal que fizermos permanecem como um perfume ou como uma fumaça para os que nos sucederem. “Seus gestos de bondade não serão esquecidos!” Através das gerações a família tem deixado no mundo rastros de alegria e unidade, mas também tem dado exemplos de desunião e de infelicidade. Ainda hoje nós percebemos claramente a diferença que há entre as famílias que têm como fundamento de vida a Palavra de Deus e seguem os caminhos do Senhor e aquelas que desconhecem os ensinamentos evangélicos. Tudo acontece como consequência das práticas vivenciadas por nós que somos os construtores do mundo em cada geração e em todas as épocas. O homem e a mulher foram criados para, unidos, colaborarem no projeto de Deus para a humanidade em todos os tempos. Se, portanto, não estivemos ligados Àquele que nos criou, iremos caminhar sozinhos e, com certeza, cairemos nos abismos que encontrarmos no percurso. Todavia, ainda há tempo para salvar a família que agoniza e cada um de nós é um instrumento de Deus dentro da nossa casa.  Desse modo, não precisamos nos deter nos erros daqueles que nos precederam, mas sim, seguir o exemplo dos “homens de misericórdia” que sabemos, toda família possui. – Você tem recordações boas dos seus antepassados? – O que você deixará para a sua descendência? – Qual o melhor conselho que você daria aos seus futuros netos? – Você já pensou no fato de que também um dia será lembrado (a) pelos seus descendentes? Qual o legado espiritual e moral que você deixa para eles?

 

Salmo 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)

 

R. O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

11O Senhor fez a Davi um juramento, * uma promessa que jamais renegará: "Um herdeiro que é fruto do teu ventre * colocarei sobre o trono em teu lugar!R. 

13Pois o Senhor quis para si Jerusalém * e a desejou para que fosse sua morada: 
14"Eis o lugar do meu repouso para sempre, * eu fico aqui: este é o lugar que preferi!" R. 

17"De Davi farei brotar um forte Herdeiro, * acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. 
18Cobrirei de confusão seus inimigos, * mas sobre ele brilhará minha coroa!" R.

 

Reflexão - Somos da descendência de Davi porque fomos adotados por Jesus Cristo e, como Jerusalém, nós fomos desejados por Deus para ser Sua morada.  É promessa do Senhor, para todos nós que Nele confiamos, como diz o salmo, uma descendência forte e iluminada e um lugar de repouso.   O Espírito Santo é a lâmpada que está acesa em nós e nos orienta para confundir os nossos inimigos, os quais, muitas vezes querem assaltar o nosso coração, contudo a Luz do Senhor não deixa que isto aconteça.

 

Evangelho – Mt 13, 16-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,16-17


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16"Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram". Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “são felizes os que veem e ouvem”

Neste Evangelho Jesus afirma que são felizes todos aqueles que “escutam e veem” o que lhes é revelado por Ele. Diante disso, todos nós que O reconhecemos como Senhor e Salvador e seguimos os Seus ensinamentos podemos nos considerar bem-sucedidos. A nossa maior riqueza consiste em termos acesso ao Pai e podermos nos comunicar com Ele e, somente os que seguem Jesus Cristo, têm o privilégio de viver essa experiência.  Antes de Jesus vir ao mundo muitas pessoas, inclusive os profetas e justos, desejaram vê-Lo e ouvi-Lo e não tiveram esta oportunidade. Nós, porém, podemos tocá-Lo, vê-Lo e ouvi-Lo na Eucaristia e na Palavra que nos alimenta a alma e o coração, sentir a Sua presença nos momentos de oração e assim nos fortalecer para continuar a nossa caminhada aqui na terra. Jesus está vivo e ressuscitado no meio de nós, por isso somos felizes!  Sua Palavra nos ensina a ser feliz e a desfrutar de tudo quanto o Pai providenciou para que vivamos uma vida promissora.  O próprio Jesus nos assegura isto quando fala que a verdadeira felicidade é acolher a vontade do Pai que se expressa por meio da Sua Palavra. Portanto, precisamos não somente acolhê-la, mas vivenciá-la. O ato de ver e de ouvir, aqui, significa ter experiência, tocar com o coração, sentir a manifestação do Deus vivo em cada acontecimento. Pense na sua felicidade em relação a outras pessoas que tanto desejam e não conseguem.

– Você tem conseguido ver e escutar o que o Senhor  revela? 

– Você se considera feliz?

 -  O que você espera como resultado do seu modo de viver? 

-  Medite agora em tudo o que você tem visto e ouvido!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: