segunda-feira, 5 de julho de 2021

JULHO AMARELO: SESC PPROMOVE CAMPANHA DE PREVENÇÃO ÀS HEPATITES VIRAIS

 


 

 

Programação conta com realização de testes rápidos, blitz educativa, vacinação, live, entre outras atividades 

 

Para sensibilizar a população e intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais, o Sesc Fortaleza promove, por meio do projeto Sesc Saúde e Prevenção, a Campanha Julho Amarelo durante todo o mês. A programação conta com webpalestra para estudantes, testes rápidos de hepatites, exposição mediada, ações educativas nas redes sociais, blitz educativa, live, podcast, além de campanha de vacinação para hepatite B.  

 

De acordo com a Técnica do Programa Saúde do Sesc Fortaleza, Larissa Martins, a campanha “Julho Amarelo” visa aumentar o rastreamento, a cobertura vacinal e a detecção da doença com testes rápidos. “As ações de promoção e prevenção à saúde são essenciais para combater as hepatites virais, pois, muitas vezes, tratam-se de doenças silenciosas e de fácil disseminação. No entanto, todas podem ser evitadas com alguns cuidados”, explica.  

 

Entre os destaques da Campanha Julho Amarelo estão a realização de testes rápidos na unidade Sesc Fortaleza em parceria com a Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet) no dia 06/7, de 08h às 12h; a Live sobre os “Avanços e Desafios no Combate às Hepatites Virais”, no dia 22/7 às 16h no Instagram do Sesc Ceará, com a participação do técnico de IST/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Marcos Paiva; e no dia 28/7 às 09h, acontece a Campanha de Vacinação de Hepatite B também no Sesc Fortaleza com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Regional Centro.  

 

Fique atento! 

A Organização Mundial da Saúde instituiu 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, doenças que atacam principalmente o fígado e, inicialmente, apresentam poucos sintomas. Existem quatro tipos de hepatites virais, A, B, C e D, e é preciso estar atento às formas de transmissão que envolvem falta de saneamento básico, carência de práticas de higiene e escassez de informações da população.  

 

Algumas medidas simples previnem a infecção, tais como: exigir materiais descartáveis e esterilizados para uso individual em salões; usar preservativos; não compartilhar agulhas e seringas; manter exames de rotina em dia. Quando não diagnosticadas, as hepatites virais podem acarretar complicações das formas agudas e crônicas, muitas vezes levando à cirrose ou ao câncer de fígado. 

 

Programação Campanha Julho Amarelo* 

 

 

Dia 06/7, de 08h às 12h 

Testes rápidos na unidade Sesc Fortaleza em parceria com a Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (Acephet). 

 

Dias 08 e 09/7, às 09h 

Exposição mediada com tema “Prevenção às IST’s” com alunos do Grau Técnico, no Sesc Fortaleza.  

 

Dia 20/7 às 09h e 14h 

Blitz Educativa com foco na prevenção às hepatites com os profissionais da CIPA no Sesc Fortaleza. 

 

Dia 22/7 às 16h 

Live sobre os “Avanços e Desafios no Combate às Hepatites Virais” com a participação do técnico de IST/AIDS e hepatites virais da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Marcos Paiva, no Instagram do Sesc Ceará. 

 

Dia 23/7 

Lançamento Podcast - Julho Amarelo - Mês de Combate às Hepatites Virais no Spotify do Sesc Ceará.   

 

Dia 28/7 às 09h 

Campanha de Vacinação de Hepatite B com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Regional Centro, no Sesc Fortaleza. 

 

*Programação sujeita a alterações  

 

Serviço 

Julho Amarelo 

Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiros, 1740) 

Mais informações: (85) 3270.5400 / (85) 99952.0255 

Instagram: @Sescce 

 

 

 

 

 

 

Thalyta Martins | Assessoria de Comunicação
ASCOM | Administração Regional no Estado do Ceará 

Nenhum comentário: