sábado, 19 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

19 DE JUNHO DE 2021

 

SÁBADO DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

 

Cor: Verde

1ª Leitura - 2Cor 12,1-10

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 12,1-10

Irmãos: 1Será que é preciso gloriar-me?  Na verdade, não convém. 
No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor.
2Conheço um homem, unido a Cristo, que, há quatorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu. Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo, eu não o sei, só Deus sabe. 3Sei que esse homem 
- se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe - 4foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar. 5Quanto a esse homem eu me gloriarei, mas, quanto a mim mesmo, eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. 6No entanto, se eu quisesse gloriar-me, 
não seria insensato, pois só diria a verdade. Mas evito gloriar-me, 
para que ninguém faça de mim uma ideia superior àquilo que vê em mim ou que ouve de mim.  7E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse,  foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me,  a fim de que eu não me exalte demais.  8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 
9Mas ele disse-me: 'Basta-te a minha graça.  Pois é na fraqueza que a força se manifesta'.  Por isso, de bom grado,  eu me gloriarei das minhas fraquezas,  para que a força de Cristo habite em mim. 
10Eis porque eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “é na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta”

São Paulo nos dá testemunho, tanto do seu lado espiritual e das maravilhas que tem vivido na intimidade com o Senhor como também das suas fraquezas humanas. Por isso, ele nos fala das visões e revelações que tem, sem, no entanto, esquecer-se de que tudo o que lhe acontece é por bondade de Deus e para Sua glória. Na nossa caminhada espiritual e nas horas de intimidade com o Espírito Santo nós também podemos vislumbrar o paraíso e sentir a graça do Senhor se manifestar nos arrebatando da nossa humanidade decaída. No entanto, não podemos nos esquecer de que tudo isso nos acontece como uma graça especial de Deus na nossa vida. Como São Paulo, nós também temos um espinho espetado na carne que é consequência do germe do pecado que foi inoculado em nós. Por isso, também temos a tendência de querer nos encher de orgulho e vaidade pelos nossos grandes feitos. O pecado é como um aguilhão que nos encarcera, contudo não podemos ficar presos literalmente a ele. “Basta-te a minha graça” diz o Senhor também para cada um de nós. Com efeito, não podemos nos entristecer pelas nossas fraquezas, mas sim, louvar a Deus por nos ter dado tão grande Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo. É na nossa fraqueza que a força de Deus se manifesta!  Quando nos sentimos fracos, aí então é que a força de Deus nos alcança e age em nós e por meio de nós. Mesmo que para nós seja difícil entender, tudo o quanto sofrermos por amor a Cristo deverá ser motivo de alegria e de glória. Peçamos, pois a Ele a graça de tudo fazer por amor! – Você tem necessidade de mostrar ao mundo os seus grandes feitos? – Você tem tendência a ser uma pessoa orgulhosa de si mesmo? – Você reconhece as suas fraquezas e limitações? – Você já se apossou da graça de Cristo, assim como Ele lhe oferece?

 

Salmo - Sl 33, 8-9. 10-11. 12-13 (R. 9a)

R. Provai e vêde quão suave é o Senhor!


8O anjo do Senhor vem acampar * 
ao redor dos que o temem, e os salva. 
9Provai e vede quão suave é o Senhor! * 
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!R. 

10Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, * 
porque nada faltará aos que o temem. 
11Os ricos empobrecem, passam fome, * 
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.R. 

12Meus filhos, vinde agora e escutai-me: * 
vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. 
13Qual o homem que não ama sua vida, * 
procurando ser feliz todos os dias?R. 

 

Reflexão - Nada faltará aos que temem o Senhor, mesmo que sejam eles, os mais pobres, diz o salmista. A nossa felicidade é um tesouro concedido pelas Mãos de Deus, assim, só Ele poderá nos dar o que projetou para nós. O anjo do Senhor está sempre perto dos que esperam no Senhor. O Senhor é suave e terno, longânime e generoso quando nos entregamos à Sua providência.

 

Evangelho - Mt 6,24-34

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimente a. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória,
jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber?
Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas.
Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.
33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo.
34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a Deus ou ao dinheiro?”

A preocupação exagerada, com o que comer, com o que vestir e com o que beber é algo que não combina com aqueles (as) que se dizem ser filhos de Deus Pai Criador do céu e da terra. Se prestarmos atenção nós verificaremos que não precisaríamos de algumas muitas coisas pelas quais nos afadigamos para possuir. Deus colocou à nossa disposição mais do que o suficiente para que possamos viver bem e ser feliz, no entanto, por natureza, somos insaciáveis de coisas desnecessárias. Por isso, Jesus, neste Evangelho diz que “ninguém pode servir a dois senhores – a Deus e ao dinheiro”!   Servimos a dois senhores quando dizemos que somos filhos e filhas amados de Deus e nos afligimos lutando como condenados pelas coisas que nos são devidas em vista da nossa filiação divina.   Ou nós confiamos na ação de Deus que nos dá disposição para conseguir tudo de que precisamos, ou então, confiamos no dinheiro trabalhando mais do que o necessário com o intuito de amealhar mais do que realmente necessitamos.    Ao se referir às figuras da natureza, Jesus nos dá apenas uma amostra do que o Pai pode fazer por nós. Por isso, Ele falou dos pássaros que voam no céu e dos lírios que enfeitam os campos que não trabalham, nem semeiam, mas recebem de Deus tudo de que precisam. Assim, Jesus nos certificou a nossa dignidade de filhos e filhas do Pai, Criador de todas as coisas. Tudo nós recebemos das mãos de Deus, por isso, não nos falta nenhum carisma e valemos muito mais que os pássaros e as flores, porque, mais do que eles, nós recebemos   a capacidade de trabalhar, de produzir, assim como os talentos e os dons que nos fazem ser cheios de criatividade.  Portanto, não precisamos viver preocupados como os pagãos que não acreditam no poder de Deus.   Quem vive angustiado e preocupado com medo de passar necessidade não confia que Deus é um Pai providente e previdente, por essa razão é infeliz.    O primeiro passo para conseguirmos ter sucesso nessa dependência de Deus é “buscar o Seu reino  e a Sua justiça e tudo mais virá por acréscimo”.  O reino de Deus consiste na Sua vontade acontecendo na nossa vida, isto é, que estejamos ajustados ao Seu plano de Amor, a maior herança que, por justiça, Deus Pai nos deixou.

– O que você tem buscado em primeiro lugar na sua vida? 

– A quem você está servindo mais: a Deus ou ao dinheiro? 

– Você se preocupa com o que comer e vestir? 

– Você tem usado as suas habilidades para viver bem?  

-  Você já experimentou contemplar a obra de Deus através da natureza? Você sabe que faz parte dela?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: