quarta-feira, 23 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23 DE JUNHO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA DO

 

TEMPO CMUM

 

Cor Verde

 

 

 

1ª Leitura - Gn 15,1-12.17-18

 

Leitura do Livro do Gênesis 15,1-12.17-18

Naqueles dias:  1O Senhor falou a Abrão, dizendo:  'Não temas, Abrão!  Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande'.  2Abrão respondeu:  'Senhor Deus, que me darás?  Eu me vou desta vida sem filhos e o herdeiro de minha casa será Eliezer de Damasco'.  3E acrescentou:  'Como não me desta descendência, um servo nascido em minha casa será meu herdeiro'. 4Então o Senhor falou-lhe nestes termos:  'O teu herdeiro não será esse, mas um dos teus descendentes 
é que será o herdeiro'.  5E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: 
'Olha para o céu e conta as estrelas, se fores capaz!'  E acrescentou:  'Assim será a tua descendência'.  6Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça.  7E lhe disse: 
'Eu sou o Senhor que te fez sair de Ur dos Caldeus, para te dar em possessão esta terra'.  8Abrão lhe perguntou:  'Senhor Deus, como poderei saber que vou possuí-la?'  9E o Senhor lhe disse: 
'Traze-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, 
um carneiro de três anos, além de uma rola e de uma pombinha'. 
10Abrão trouxe tudo e dividiu os animais pelo meio, mas não as aves,  colocando as respectivas partes uma frente à outra. 
11Aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres,  mas Abrão as enxotou.  12Quando o sol já se ia pondo, caiu um sono profundo sobre Abrão  e ele foi tomado de grande e misterioso terror.  17Quando o sol se pôs e escureceu, apareceu um braseiro fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre os animais divididos.  18Naquele dia o Senhor fez aliança com Abrão, dizendo:  'Aos teus descendentes darei esta terra,  desde o rio do Egito  até o grande rio, o Eufrates'.  Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “a fé como justiça”

Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça”.  Baseados nesta afirmação nós podemos concluir que diante de Deus a nossa justiça é a Fé nas Suas promessas e a certeza de que Ele tem poder para revolucionar a nossa vida. Às vezes, nós como Abrão,  também nos vemos no limite da nossa esperança: sem filhos, sem descendência, sem terra nem herdeiros. São os momentos de desolação pelos planos frustrados, pelas coisas que ainda não aconteceram, pelos insucessos, pela falta de perspectiva, pela enfermidade, pela morte de alguém. Esperamos tanto e tudo acontece ao contrário das nossas expectativas. Porém, se conseguirmos escutar a voz de Deus, Ele também nos dirá: “Não temas Abrão! Eu sou o teu protetor e tua recompensa será muito grande”. A nossa fé diante de Deus far-se-á justiça e tudo o que é justo acontecerá para nós na medida da nossa fé. Mesmo estando no limite das nossas forças nós poderemos olhar para o céu e tentar contar as estrelas na esperança de que são sinais de Deus para as maravilhas que Ele pretende realizar na nossa vida. O Senhor também deseja nos dar uma descendência numerosa, uma vida longa de bênçãos e nos dá uma terra promissora. Precisamos, pois, permanecer firmes e fiéis à aliança que Ele fez conosco no nosso Batismo, através da Morte e Ressurreição do Seu Filho Jesus Cristo. Sim, porque hoje nós não precisamos mais de novilha, nem de cabra nem carneiro, rola ou pombinha. Jesus Cristo já se entregou por nós e nos mandou o Espírito Santo que como o fogo ardente nos abrasa de Fé e renova em nós a esperança de uma vida próspera, pois o Senhor fez conosco uma Nova Aliança.  – Como você está se sentindo atualmente? – O que você espera e ainda não aconteceu? – Você tem consciência das promessas de Deus na sua vida? – Você está firme ou desanimado? – Você sabia que a sua fé fará com que tudo aconteça, no tempo de Deus?

 

Salmo - Sl 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, * 
anunciai entre as nações seus grandes feitos! 
2Cantai, entoai salmos para ele, * 
publicai todas as suas maravilhas!R. 

3Gloriai-vos em seu nome que é santo, * 
exulte o coração que busca a Deus! 
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, * 
buscai constantemente a sua face!R. 

6Descendentes de Abraão, seu servidor, * 
e filhos de Jacó, seu escolhido, 
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * 
vigoram suas leis em toda a terra.R. 

8Ele sempre se recorda da Aliança, * 
promulgada a incontáveis gerações; 
9da Aliança que ele fez com Abraão, * 
e do seu santo juramento a Isaac.R. 

 

Reflexão - Conscientes da Aliança que o Senhor fez conosco, também como o salmista, nós gritamos o Seu Nome e anunciamos a todas as nações os feitos que ainda virão. O nosso coração busca a Deus, pois, sabe que Ele tem poder para nos restaurar e nos firmar na terra que Ele nos deu. A aliança do Senhor é para nós, nossos filhos e netos e permanece para sempre em todas as gerações. 

 

Evangelho - Mt 7,15-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, 
mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 
19Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 
20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão - "nós precisamos ter a Palavra de Deus na boca e no coração

Jesus nos ensina a conhecer os falsos profetas e nos revela como eles costumam apresentar-se diante de nós tentando nos desvirtuar dos verdadeiros ensinamentos de Deus. Jesus chama de “falsos profetas”, os que, “em nome de Deus”, nos aconselham e nos fazem propostas as mais diversas, no entanto, muitas vezes, pretendem nos desvirtuar dos verdadeiros conceitos evangélicos. No nosso dia a dia encontramos pessoas as mais diversas, que têm enorme influência na nossa vida e por quem nos sentimos atraídos (as) em vista do que aparentam, do que pregam da maneira como se portam. Por isso, Jesus nos orienta que, antes de cairmos na tentação de segui-las e obedecê-las, procuremos conhecê-las observando as consequências das suas palavras, ações, atitudes, gestos, comportamento etc.  Para que conheçamos se as suas propostas são boas, nós precisamos ter a Palavra de Deus na boca e no coração. Todo conselho, toda proclamação que não tem a Palavra de Deus como sustentação, deverá ser refutada, mesmo que esteja a favor dos nossos interesses. Os falsos profetas geralmente se apresentam a nós como pessoas de Deus, mas nem sempre tem a Palavra de Deus como escopo. Jesus nos manda observar os seus frutos comparando-as com árvores que produzem frutos bons e árvores que produzem frutos maus. E afirma: “toda árvore boa produz frutos bons e toda árvore má produz frutos maus”.  Não nos deixemos enganar: o mau vem do maligno que tenta nos confundir, mas o fruto do Espírito é o bem, que é cheio de paz, amor, serenidade, bondade, alegria, longanimidade, paciência etc.  Entretanto, nós precisamos também perceber se não estamos   enquadrados no perfil de “falsos profetas que se vestem com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes.” Nós também somos como as árvores e, na medida em que nos deixamos ser tratadas e adubadas pelo Senhor, seguindo os Seus ensinamentos, a nossa vida será profícua e fecunda e, assim poderemos contribuir para que o mundo se eleve. 

– O que você considera como fruto bom e como fruto mal? 

- Você tem tido contato com pessoas que o (a) aconselham? 

– Qual é o sentimento que você tem ao conversar com elas?

 - Você confirma na Palavra de Deus os conselhos que essas pessoas lhe dão?  

– Você é daquelas pessoas ávidas por novidades e gosta de ler tudo o quanto causa polêmica, pondo em julgamento a Palavra de Deus? 

– Que frutos você tem dado para o mundo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: