sábado, 5 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE JUNHO DE 2021

 

SÁBADO DA NONA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Tb 12,1.5-15.20

 

Leitura do Livro de Tobias 12,1.5-15.20

Naqueles dias: 1Tobit chamou Tobias, seu filho, e disse-lhe:
'Filho, paguemos o salário ao homem que viajou contigo, acrescentando uma gratificação. 5Tobias chamou, pois, o anjo e disse-lhe: 'Recebe como salário a metade de tudo o que trouxeste ao voltar, e vai em paz'. 6Então Rafael chamou os dois à parte e disse-lhes: 'Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu. Bendizei e cantai o seu nome. Manifestai a todos os homens as obras de Deus,
como é justo, e não hesiteis em expressar-lhe o vosso reconhecimento. 7Se é bom guardar o segredo do rei, é justo revelar e publicar as obras de Deus. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá. 8É valiosa a oração com o jejum, e a esmola com a justiça. Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniquidade.
Melhor é dar esmolas, do que acumular tesouros. 9A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. 10Aqueles, porém, que cometem o pecado e a injustiça, são inimigos de si mesmos. 11E agora vos manifestarei toda a verdade, sem vos ocultar coisa alguma. Já vos declarei e disse: 'É bom guardar o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser reveladas, com a glória devida'. 12Pois bem, quando tu e Sara fazíeis oração, eu apresentava o memorial da vossa prece
diante da glória do Senhor. E fazia o mesmo quando tu, Tobit,
enterravas os mortos. 13Quando não hesitaste em levantar-te da mesa, deixando a refeição e saindo para sepultar um morto,
fui enviado a ti para te pôr à prova. 14Mas Deus enviou-me, também, para te curar a ti e a Sara, tua nora. 15Eu sou Rafael, um dos sete anjos que permanecem diante da glória do Senhor e têm acesso à sua presença'. 20Agora, bendizei o Senhor sobre a terra
e dai graças a Deus. Eis que subo para junto de quem me enviou.
Escrevi tudo o que vos aconteceu'. E o anjo desapareceu.Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “um coração agradecido”

O Conselho que o Anjo Rafael deu a Tobias deve servir de guia para tudo quanto recebermos de Deus no dia a dia da nossa vida:

 Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu!” Preocupado em recompensar o Anjo Rafael, Tobias ofereceu-lhe pagamento pelo serviço prestado, porque não soube enxergar de imediato a obra que Deus quis realizar na sua vida e na vida da sua família. Acontece isso também com cada um de nós! Quase sempre, para nós, é difícil “entender” o sentido das obras de Deus e distinguir os Seus benefícios na nossa vida. Acostumados com o que o mundo exige de nós queremos recompensar as obras de Deus da mesma forma como que precisamos fazer aqui perante das benesses dos reis da terra. “É bom guardar o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser reveladas com a glória devida”! Nós confundimos a graça de Deus com os favores dos homens e nos esquecemos de que o maior desejo do coração de Deus é atrair a si todos aqueles que se sentem tocados pelo Seu Amor e Misericórdia. Deus olhou para a vida de Tobias e lhe foi agradável a oração e as obras de misericórdia que ele praticava, e, por isso o agraciou. E, somente aqueles (as) que se sentem agraciados (as) pelos favores de Deus podem testemunhar e publicar as Suas obras no mundo. A nossa gratidão poderá acontecer por meio da oração, do jejum, da esmola mesmo que seja pequena, mas justa. “A esmola livra da morte e purifica de todo o pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida!” Deus ouve as nossas orações e as atende, porém, precisa de nossos gestos concretos de amor. – Você reconhece as obras de Deus na sua vida? – Você tem um coração agradecido?  – Com que objetivo você dá esmolas?

 

Salmo - Tb 13,2. 6. 7. 8 (R. 2a)

 

R. Bendito seja Deus, que vive eternamente!


2Porque vós castigais e salvais, *
fazeis descer aos abismos da terra,
e de lá nos trazeis novamente: *
de vossa mão nada pode escapar.R.

6Compreendei o que fez para nós, *
dai-lhe graças, com todo o respeito!
Vossas obras celebrem a Deus *
e exaltem o Rei sempiterno!R.

7Eu desejo, de toda a minh'alma *
alegrar-me em Deus, Rei dos céus.R.

8Bendizei o Senhor, seus eleitos, *
fazei festa e alegres louvai-o!R.

 

Reflexão - Compreender o que Deus fez por nós e dar a Ele graças com todo o respeito é o que nos motiva o cântico que Tobit  entoou depois que o Anjo Rafael se revelou como mensageiro de Deus. Bendizer ao Senhor que nos prova e nos salva, que às vezes nos deixa conhecer os abismos da terra e de lá nos retira. Por tudo isso, que o desejo da nossa alma seja alegrar-se em Deus, rei dos céus e bendizê-Lo com festas a alegres louvores.

 

Evangelho - Mc 12,38-44

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 12,38-44

Naquele tempo: 38Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: 'Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas
e dos melhores lugares nos banquetes. 40Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação'. 41Jesus estava sentado no Templo,
diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43Jesus chamou os discípulos e disse: 'Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a oferta que agrada a Deus”

Jesus advertia aos Seus discípulos para se prevenirem contra “os doutores da lei” por causa da sua soberba, pretensão, falsidade e hipocrisia no trato das coisas de Deus. Recomendava-lhes a não os imitar e não seguir a mesma cartilha por onde eles se guiavam. Hoje também precisamos tomar cuidado, pois, esta cartilha pode estar servindo de lição para muitos de nós, “doutores da lei” que usamos das mesmas práticas a fim de chamar atenção para nossa “espiritualidade” e “devoção” de fachada.  Neste mesmo Evangelho Jesus faz alusão àqueles que depositavam grandes quantias no cofre das esmolas e à viúva que “na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”. São duas situações claras em que percebemos que as nossas atitudes exteriores muitas vezes não revelam o que se passa no nosso interior. Jesus observava tudo com os olhos do Espírito e podia sondar os corações das pessoas, por isso, pôde avaliá-los. Precisamos ter muita consciência quando formos fazer as nossas ofertas. Por mais que tentemos aparentar uma falsa humildade, Deus conhece o nosso coração e pode perceber quais sentimentos se escondem debaixo das nossas ações. O muito ou pouco que colocarmos aos pés do altar do Senhor precisa ecoar de dentro do nosso coração, sinceramente. Não podemos nem precisamos enganar a Deus, mas podíamos ser mais sinceros se confessássemos a nossa covardia dizendo: “Senhor, eu sei que poderia dar mais, no entanto, sou apegado, (a) tenho medo de que me faça falta, finalmente, Senhor, eu não estou confiando em Ti, perdoa-me”! Não importa a quantia que depositamos, mas a generosidade com que fazemos as nossas ofertas. Jesus não delimita as nossas esmolas, apenas nos propõe a experiência de ser livres dos nossos apegos. Ah, sim! Jesus também não quer que “nós recebamos a pior condenação!” Que aprendamos com os conselhos do Mestre. 

– Com que intuito você faz as suas orações na assembleia diante de todos? 

– Você gosta dos primeiros lugares?

 – O que você pode dizer a Jesus, agora, em relação às suas ofertas ao tesouro do templo? 

– Qual é o entendimento que você tem sobre generosidade? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: