terça-feira, 29 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE JUNHO DE 2021

 

3ª. FEIRA DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Gen 19,15-29

 

Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29


Naqueles dias: 15Os anjos insistiram com Ló, dizendo:
'Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade'. 16Como ele hesitasse, os homens tomaram-no pela mão, a ele, à mulher e às duas filhas - pois o Senhor tivera compaixão dele -, fizeram-nos sair e deixaram-nos fora da cidade. 17Uma vez fora, disseram:
'Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás, nem te detenhas em parte alguma desta região. Mas foge para a montanha, se não quiseres morrer'. 18Ló respondeu: 'Não, meu Senhor, eu te peço!
19O teu servo encontrou teu favor e foi grande a tua bondade,
salvando-me a vida. Mas receio não poder salvar-me na montanha,
antes que a calamidade me atinja e eu morra. 20Eis aí perto uma cidade onde poderei refugiar-me; é pequena, mas aí salvarei a minha vida'. E ele lhe disse: 'Pois bem, concedo-te também este favor: não destruirei a cidade de que falas. 22Refugia-te lá depressa, pois nada posso fazer enquanto não tiveres entrado na cidade'. Por isso foi dado àquela cidade o nome de Segor.
23O sol estava nascendo, quando Ló entrou em Segor. 24O Senhor fez então chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.
25Destruiu as cidades e toda a região, todos os habitantes das cidades e até a vegetação do solo. 26Ora, a mulher de Ló olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal. 27Abraão levantou-se bem cedo e foi até o lugar onde antes tinha estado com o Senhor.
28Olhando para Sodoma e Gomorra, e para toda a região, viu levantar-se da terra uma densa fumaça, como a fumaça de uma fornalha. 29Mas, ao destruir as cidades da região, Deus lembrou-se de Abraão e salvou Ló da catástrofe que arrasou as cidades
onde Ló havia morado. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “ ”

Quando os Anjos se apresentaram para salvar Ló e toda a sua família da destruição de Sodoma, recomendou-lhes:  Trata de salvar a tua vida. Não olhes para trás nem te detenhas em parte alguma desta região.” A mulher de Ló, entretanto, transgredindo as ordens dos anjos, olhou para trás e tornou-se uma estátua de sal. Podemos nos situar no contexto desta história para perceber que também o Senhor continua enviando mensageiros para nos livrar das catástrofes que abalam o mundo de hoje.  Os flagelos de hoje são consequência da desarmonia espiritual a que todos nós estamos sujeitos. Vivemos no meio das maiores aberrações e convivemos com os mais diversos contra testemunhos da fé que nós professamos. Nós e nossa família estamos sempre correndo o risco de sermos exterminados pelas consequências que o pecado nos impõe. O Senhor também diz hoje a cada pai, mãe, filho, filha, irmão, irmã que são responsáveis pela sobrevivência material e espiritual da sua família: “Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas e sai, para não morreres também por causa das iniquidades da cidade”. Ele também providencia um refúgio para nós, na Igreja, na Comunidade, nos lugares de oração e, também, nos adverte: “não olhes para trás nem te detenhas”. Muitas vezes, porém, nós não acreditamos e transgredimos as orientações de Deus porque duvidamos ou temos saudade da vida passada. Queremos olhar para trás e ainda nos deliciar com as “coisas boas” da vida velha. Por isso, nos tornamos pessoas paralisadas, sem vontade própria, perdemos o referencial da nossa família e nos afastamos do lugar que Deus reservou para nós. O Senhor deseja salvar a nós e a nossa família. Ele quer mudar radicalmente a nossa mentalidade e quer nos tirar da mesmice. Ele quer nos retirar do meio da perversidade que por si só, tenta nos destruir. O nosso refúgio é na casa do Senhor, na convivência dos que O temem no meio do Seu povo, cantando louvores a Ele.  Só assim seremos salvos da destruição e teremos vida nova. – Você compreende isso? – Você já percebeu que Deus tenta salvar a você a sua família, por isso envia os Seus mensageiros? – Onde você tem ido se refugiar das intempéries do pecado? – Você tem querido voltar para a vida velha? – O que isto tem lhe proporcionado?

  

Salmo 25,2-3. 9-10. 11-12 (R.3a)

R. Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

2Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *
sondai meu coração e o meu íntimo!
3Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos;*
vossa verdade escolhi por meu caminho. R.

9Não junteis a minha alma à dos malvados, * nem minha vida à dos homens sanguinários;
10eles têm as suas mãos cheias de crime;* sua direita está repleta de suborno. R. 

11Eu, porém, vou caminhando na inocência;* libertai-me, ó Senhor, tende piedade! 
12Está firme o meu pé na estrada certa;* ao Senhor eu bendirei nas assembleias. R.

 

Reflexão - A oração deste salmo é um cântico que deveria estar sempre nos nossos lábios. Nele nós suplicamos ao Senhor um refúgio bem seguro contra as investidas do maligno e colocamos à Sua disposição, o mais íntimo do nosso ser, onde se encontra o Seu amor. “Vossa verdade, Senhor escolhi por meu caminho”, diz o salmista. “Vou caminhando na inocência, libertai-me, tende piedade”. Repita hoje este salmo como uma intercessão por você e pela sua família.

 

Evangelho – Mt 8, 23-27

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,23-27


Naquele tempo: 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas.
Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: 'Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!'
26Jesus respondeu: 'Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?' Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam:
'Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A Barca de Jesus é a Igreja”

Existe uma grande diferença nas horas de dificuldades da nossa vida quando nós estamos na Barca com Jesus. Os discípulos que acompanharam Jesus e entraram com Ele na barca perceberam isto. Entrar na barca com Jesus é estar na Igreja, é estar na Comunidade entre irmãos, é se deixar envolver nos mistérios divinos. Quando estamos em Comunidade, participando da Sua Igreja nós percebemos a presença de Jesus e, mesmo que, aparentemente, Ele se encontre dormindo, nós sabemos a quem recorrer nas horas de aflição e provação. Por isso, também clamamos: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” Existe sempre alguém que é instrumento de Deus e pode nos dar a mão. Quantas pessoas vivem no mundo, entregues somente, aos seus recursos materiais e não têm a quem apelar e pedir socorro nos momentos de agonia! Há fatos e acontecimentos que nos tiram completamente a segurança e o equilíbrio e, se não tivermos um porto seguro, nós sucumbimos. As situações críticas são sempre um termômetro que mede o grau de consciência da maturidade ou infantilidade da nossa fé. Mesmo diante do pavor dos discípulos, Jesus ameaçou os ventos e o mar e eles O obedeceram.  Assim também Ele poderá fazer por nós se nos mantivermos unidos e firmes na fé sabendo que Ele está na nossa Barca, bem pertinho de nós para nos defender. As tempestades da nossa vida são vivenciadas por nós com muito mais serenidade quando temos confiança na presença de Jesus.

 – Você já entrou na barca de Jesus?

 – Você confia que Ele o (a) ajudará na hora da tempestade?

 – Você já passou por alguma aflição? – A quem você recorreu

Você está em comunhão com a igreja? – Onde você tem encontrado Jesus? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária UM Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: