segunda-feira, 14 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE JUNHO DE 2021

 

2ª FEIRA DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª, Leitura – II Cor 6, 1-10

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 6, 1-10

Irmãos: 1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. 3Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados mas não mortos; 10como aflitos mas sempre alegres; como pobres mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “não podemos deixar que a graça de Deus passe.

A graça de Deus é o Espírito Santo que mora em nós e nos motiva a caminhar em busca da Salvação na vivência do reino de Deus. Por isso, São Paulo nos exorta a não a recebermos em vão, mas sim, assumi-la com firmeza até que chegue para nós o dia da salvação.    O dia da salvação é todo dia em que nós nos entregamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Rei. Entretanto, isso só se concretiza se as nossas ações também corresponderem com o que Ele nos propõe. Todos nós que assumimos a salvação de Jesus e resolvemos segui-Lo livremente, precisamos viver o Evangelho para que o mundo também O conheça. Somos ministros de Deus, portadores da Sua graça, portanto chamados a exercer o nosso ministério com muita paciência, nas tribulações e nas dificuldades que são próprias do nosso seguimento. É o Espírito Santo quem nos sustenta e nos ajuda a vencer todas as barreiras. Conforme São Paulo descreve, são muitas as situações e condições às quais teremos que enfrentar, mas em todas elas podemos dar provas de que a  graça poderosa de Deus está a nosso favor. Este é o dia da salvação, este é o tempo favorável, portanto, não podemos deixar que a graça de Deus passe. O Espírito Santo que recebemos no Batismo está agindo em nós.   – Você tem deixado se contagiar pela graça de Deus? – Você tem sofrido tribulações por conta do seu ministério no reino de Deus? – Você tem se apossado do poder do Espírito Santo?

 

Salmo 97, 1.2-3ab

 

O Senhor fez conhecer a salvação.

 

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória.

R.

2O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel 3bpela casa de Israel.

R.

3cOs confins do universo contemplaram 3da salvação do nosso Deus. 4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai!R.

 

Reflexão - O salmista nos induz a cantar ao Senhor um canto novo em gratidão pelos prodígios que Ele faz em nosso favor. A vitória de Deus é garantida na nossa vida, por isso precisamos nos apossar da Sua Mão poderosa que nos salva. Jesus é a salvação de Deus para nós e o nosso louvor fará com que o mundo todo O conheça e contemple a Sua glória.

 

Evangelho – Mt 5, 38-42

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38Ouvistes o que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!'39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto!41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele!42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “dar a outra face é mostrar o contrário

O que Jesus nos ensina neste Evangelho deve permear e inspirar as nossas ações de amor enquanto aqui vivermos. Fazer o bem a quem nos trata bem é muito fácil. O verdadeiro amor é baseado nas ações mais difíceis de viver: o perdão, a compreensão, o suportar. O dar a outra face é mostrar o contrário, é dialogar, é promover a paz e não a discórdia. É, também, não fazer questão de nada e nunca negar ajuda a ninguém, mesmo aqueles (as) que não nos ajudam.  A piedade é um dom de Deus que nos faz dar a Ele o lugar que merece e ao mesmo tempo um dom que nos impulsiona à compaixão, à fraternidade que é a virtude do bom relacionamento, da amizade desinteressada. Portanto, fazer justiça com as próprias mãos, arvorar-se da autoridade constituída para humilhar, espezinhar e exterminar aqueles que nos são subalternos, é um pecado grave. Guardando as proporções, muitas vezes nós também, nos aproveitamos da nossa posição de comando, de controle para nos apossarmos pela “força” de algo que nos atrai. Coisas simples, como cargos, objetos, posição social, sucesso, e até pessoas etc. Por outro lado, há também a parte que nos faz ser apegados ao que possuímos, entrando em litígio com alguém e fincando o pé naquilo que nós achamos ter o direito de reivindicar. Por isso, Jesus nos adverte: “não enfrenteis o malvado”. Em outras palavras Ele nos orienta a não fazer questão por coisas que só os maus desejam e nos aconselha: “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.  

 - Como você tem agido com aqueles que não satisfazem aos seus desejos, aos seus pedidos? 

- Você é uma pessoa vingativa?

 – Você faz questão pelos primeiros lugares? 

– Qual o sentimento que se apossa de si quando é contrariado (a), quando não alcança os seus objetivos? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: