sexta-feira, 4 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

4 DE JUNHO DE 2021

6ª. FEIRA DA NONA SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor  Verde

 

1ª Leitura - Tb 11,5-17

 

Leitura do Livro de Tobias 11,5-17

Naqueles dias: 5Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: 'Teu filho está chegando, e com ele o homem que o acompanhou'. 7Antes que Tobias se aproximasse do pai, Rafael lhe disse: 'Estou certo de que seus olhos se abrirão.
8Aplica-lhe nos olhos o fel do peixe. O remédio fará que as manchas brancas se contraiam e se desprendam de seus olhos.
Teu pai vai recuperar a vista e enxergará a luz'. 9Ana correu, atirou-se ao pescoço do filho e disse: 'Voltei a ver-te, meu filho, agora posso morrer!' E chorou. 10Tobit levantou-se e, tropeçando,
atravessou a porta do pátio. 11Tobias foi ao seu encontro, tendo na mão o fel do peixe. Soprou-lhe nos olhos e, segurando-o, disse:
'Confiança, pai!' Derramou o remédio e esfregou-o. 12Depois, com ambas as mãos, tirou-lhe as películas dos cantos dos olhos. 3Então Tobit caiu-lhe ao pescoço, chorando e dizendo: 'Eu te vejo, meu filho, luz de meus olhos!' 14E acrescentou: 'Bendito seja Deus!
Bendito seja o seu grande nome! Benditos sejam todos os seus santos anjos por todos os séculos! 15Porque, se ele me castigou,
agora vejo o meu filho Tobias!' A seguir, Tobit entrou com Ana em sua casa, louvando e bendizendo a Deus em alta voz, por tudo o que lhes tinha acontecido. E Tobias contou ao pai como tinha sido boa a viagem deles, por obra do Senhor Deus, como haviam trazido o dinheiro e como se tinha casado com Sara, filha de Ragüel. Aliás, ela já se aproximava das portas de Nínive. 16Tobit e Ana alegraram-se muito e saíram ao encontro da nora, às portas da cidade. Vendo-o andar a passos largos e com toda a firmeza,
sem que ninguém o conduzisse pela mão, os ninivitas se admiraram. 17E diante deles Tobit louvava e bendizia a Deus em alta voz, por ter sido misericordioso para com ele e por lhe ter aberto os olhos. E, aproximando-se de Sara, mulher de seu filho Tobias, abençoou-a e disse: 'Bem vinda sejas, minha filha!
E bendito seja o teu Deus, filha, que te trouxe para junto de nós!
Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha! Entra em tua casa com saúde, a ti bênção e alegria! Entra, minha filha!' E naquele dia foi grande o contentamento entre todos os judeus que se encontravam em Nínive. Palavra do Senhor.


Reflexão -
Precisamos confiar mais nos desígnios de Deus!”

 Deus fez o milagre tão desejado por Tobit e Sara! O anjo Rafael (Deus cura), enviado pelo Senhor, providenciara o remédio que abriu os olhos do pai de Tobias e ele, agora, conseguia enxergar a luz e o filho que voltava de viagem! Sara, antes amaldiçoada e desprezada, encontrara o homem que Deus lhe havia destinado e com ele se casara! O Senhor havia retirado o opróbrio que pesava sobre ela. Por tudo isso, agora, só lhes restava bendizer o Santo Nome de Deus.   Provados, purificados, eles mantinham-se firmes na oração, não perdiam a fé e, por isso, eram atendidos nas suas preces. Que nos sirva de exemplo o testemunho dos homens e das mulheres da Bíblia. Nunca poderemos desanimar e, depois de tudo passado, só nos resta a alegria do louvor e o contentamento do coração para mostrar ao mundo que o Senhor nos abençoa, mesmo durante a tormenta. O momento da provação é também o momento da graça, o tempo em que o Senhor nos exercita para assumir a vida nova que Ele nos reservou. Precisamos confiar mais nos desígnios de Deus e louvá-Lo por tudo o que nos acontece!  – Os seus olhos já se abriram para perceber as graças de Deus? – A quem você tem invocado socorro? – Você está em um momento de cegueira ou de agradecimento? – Você tem orado com fé?

 

Salmo - Sl 145,2ab. 7. 8-9a. 9bc-10 (R. 1)

 

R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.


2aBendirei ao Senhor toda a vida, *
2bcantarei ao meu Deus sem cessar!R.

7O Senhor faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos,*
é o Senhor quem liberta os cativos.R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos*
o Senhor faz erguer-se o caído;
o Senhor ama aquele que é justo*
9aÉ o Senhor quem protege o estrangeiro.R.

9bEle ampara a viúva e o órfão*
9cmas confunde os caminhos dos maus.
10O Senhor reinará para sempre!
Ó Sião, o teu Deus reinará*
para sempre e por todos os séculos!R.

Reflexão - Faça hoje um exercício de louvor e repita durante todo o dia o segundo versículo desse salmo: “Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!”  Esse é um propósito de eternidade! Por toda a vida, para sempre, eternamente, significam o que a nossa alma anseia e espera. Em nós há um desejo de imortalidade e de infinito. A maior ambição da nossa alma é o louvor e será essa a nossa maior ocupação no céu.

 

Evangelho - Mc 12,35-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37

Naquele tempo: 35Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?
36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: 'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?' E uma grande multidão o escutava com prazer. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “as aparências enganam”

Os mestres da lei perturbavam as pessoas com ensinamentos enganadores, porém, com muita simplicidade, Jesus ensinava no templo as coisas que Lhe eram reveladas pelo Pai e orientava ao povo para distinguir as coisas do alto das coisas da terra. Hoje também a humanidade se confunde com as aparências, com o que é superficial tirando conclusões precipitadas de tudo o que acontece. Para os que têm conhecimento das coisas ensinadas por Jesus, porém, o Espírito Santo esclarece tudo de acordo com a Palavra. É o mesmo Espírito, que já naquele tempo, motivara a Davi a reconhecer em Jesus, o Messias filho de Deus e O salmodiava em versos. A nós também nos é dada a chance de discernir por meio do Espírito Santo o que é de Deus e o que é dos homens. Não podemos ficar como os mestres da lei limitados às nossas próprias hipóteses e guiados pela nossa humanidade restrita, querendo tirar prova real das coisas espirituais. Somos chamados a confiar na luz do Espírito Santo que nos esclarece e educa nas coisas de Deus.

- Você também percebe quando a sugestão vem dos homens ou vem do Espírito Santo?

 – Você escuta o Senhor com prazer? 

– Você se considera uma pessoa movida pelo Espírito Santo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: