quarta-feira, 9 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

09 DE JUNHO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

1ª Leitura - 2Cor 3,4-11

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 3,4-11

Irmãos:
4É por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. 6Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito. Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7Se o ministério da morte, gravado em pedras com letras, foi cercado de tanta glória, que os israelitas não podiam fitar o rosto de Moisés, por causa do seu fulgor, ainda que passageiro, 8quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito? 9Pois, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais glorioso há de ser o ministério ao serviço da justificação. 10Realmente, em comparação com uma glória tão eminente, já não se pode chamar glória que então tinha sido glorioso. 11Pois, se o que era passageiro foi marcado de glória,
muito mais glorioso será o que permanece. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “somos participantes do ministério do Espírito Santo”.

A diferença que existe entre a Lei na Antiga Aliança e a Lei na Nova Aliança é que a Aliança Antiga não era vivificada pelo Espírito Santo. Era uma lei de condenação. Mesmo sendo gloriosa, a Lei que foi entregue ao povo pelo próprio Deus era gravada em pedras com letras, enquanto a Lei da Nova Aliança é escrita no nosso coração e vivificada pelo Espírito Santo de Deus. O ministério da condenação já foi ultrapassado pelo ministério da justificação, pois em Jesus Cristo nós fomos todos aprovados e destinados à glória de Deus. Moisés pregava a Lei pela Lei e Paulo, pela justificação. Jesus Cristo nos justificou diante do Pai e hoje nós podemos viver plenamente dentro da Lei pela graça do Espírito Santo. Portanto, a Lei de Deus não é para nós uma carga pesada, pois não se constitui mais um “ministério da morte”, mas de vida. Toda a nossa capacidade vem de Deus que infundiu em nós o Espírito Santo.  A graça de Deus em nós torna apta a vivência da Lei do Senhor que é a Lei do Amor. Que a graça do Espírito Santo faça-nos viver a Lei de Deus na certeza de que assim nós estamos participando do ministério do Espírito Santo, por isso, compartilhamos também da glória de Deus aqui na terra. Somos guiados pelo Espírito, que comunica a vida e não pela letra, que mata. Você sente que a lei do Senhor já está gravada no seu coração?  – Você conhece os mandamentos da Lei de Deus? – Você acha pesado vive-los? – Você tem procurado cumpri-los pela graça do Espírito ou com o seu próprio esforço?

 

Salmo - Sl 98, 5. 6. 7. 8. 9 (R. Cf. 9c)

R. Santo é o Senhor nosso Deus!


5Exaltai o Senhor nosso Deus, +
e prostrai-vos perante seus pés, *
pois é santo o Senhor nosso Deus!R.

6Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. +
E também Samuel invocava seu nome, *
e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.R.

7Da coluna de nuvem falava com eles. +
E guardavam a lei e os preceitos divinos, *
que o Senhor nosso Deus tinha dado.R.

8Respondíeis a eles, Senhor nosso Deus, +
porque éreis um Deus paciente com eles, *
mas sabíeis punir seu pecado.R.

9Exaltai o Senhor nosso Deus, +
e prostrai-vos perante seu monte, *
pois é santo o Senhor nosso Deus!R.

 

Reflexão - Outrora, Deus nos falou pelos Seus profetas e nos dirigia com uma coluna de nuvem, hoje o Senhor nos fala pelo Seu Espírito Santo. Por isso, nós temos mais ainda motivos para exaltá-lo e prostrarmo-nos aos Seus pés reconhecendo a Sua santidade. O Senhor é Santo, ele é o nosso Deus que nos guia e nos direciona com a Lei do Seu Amor. 

 

Evangelho - Mt 5,17-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja,
e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A Lei de Deus é a Lei do Amor”

Jesus veio confirmar tudo que está escrito quando disse: “Não penseis que vim abolir a lei e os profetas“vim para dar-lhe pleno cumprimento”. A lei de Deus tem pleno cumprimento no Amor e é perfeita para a nossa alma e para a nossa vida. Assim, Ele mesmo nos afirma que veio nos dar a graça de viver a Lei de Deus na sua plenitude. A Lei do Amor está inserida na proposta dos dez mandamentos, porque quem ama cumpriu toda a Lei. Deus não muda o Seu Plano nem a essência do Seu amor, portanto, o que era, é e sempre será. Não podemos ficar nos confundindo com a mentalidade do mundo atual nem com a falsa ideia de que os mandamentos são coisas do passado, que o mundo é outro e que os valores mudaram. Se percebermos o que acontece dentro do nosso coração, iremos constatar que em nós nada mudou e que o ser humano de hoje necessita  é o que sempre precisou, viver os valores que a Lei do Senhor propõe. O céu e a terra (visíveis) não acabarão até que o amor seja vivido pelos homens. Deus quer salvar o mundo através do AMOR e a prova disso é que Jesus Cristo veio entregar-se, foi crucificado, morreu, foi sepultado, mas ressuscitou por Amor.  

– Você é daqueles (as) que acham que certos valores já eram? 

– O que mudou no coração do homem? 

– O que significa para você a Lei do amor?

 – Você já consegue perceber a graça de Deus que age quando pratica os Seus mandamentos? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: