quarta-feira, 30 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

30 DE JUNHO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Gn 21,5.8-20

 

Leitura do Livro do Gênesis 21,5.8-20

5Abraão tinha cem anos quando lhe nasceu o filho Isaac. 8Entretanto, o menino cresceu e foi desmamado; e no dia em que o menino foi desmamado, Abraão deu um grande banquete. 9Sara, porém, viu o filho que a egípcia Agar dera a Abraão brincando com Isaac. 10E disse a Abraão: 'Manda embora essa escrava e seu filho,
pois o filho de uma escrava não pode ser herdeiro com o meu filho Isaac'. 11Abraão ficou muito desgostoso com isso, por se tratar de um filho seu.  12Mas Deus lhe disse: 'Não te aflijas por causa do menino e da tua escrava. Atende a tudo o que Sara te pedir, pois é por Isaac que uma descendência levará o teu nome. 13Mas do filho da escrava farei também um grande povo, por ele ser da tua raça'.
14Abraão levantou-se de manhã, tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, colocando-os nos ombros dela: depois, entregou-lhe
o menino e despediu-a. Ela foi-se embora e andou vagueando pelo deserto de Bersabéia. 15Tendo acabado a água do odre, largou o menino debaixo de um arbusto, 16e foi sentar-se em frente dele,
à distância de um tiro de arco. Pois dizia consigo: 'Não quero ver o menino morrer'. Assim, ficou sentada defronte ao menino, e pôs-se a gritar e a chorar. 17Deus ouviu o grito do menino e o anjo de Deus chamou do céu a Agar, dizendo: 'Que tens Agar? Não tenhas medo, pois Deus ouviu a voz do menino do lugar em que está.
18Levanta-te, toma o menino e segura-o bem pela mão, porque farei dele um grande povo'. 19Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu um poço de água. Foi então encher o odre e deu de beber ao menino.
20Deus estava com o menino, que cresceu e habitou no deserto.
tornando-se um jovem arqueiro. 21Morou no deserto de Farã,
e sua mãe escolheu para ele uma mulher no país do Egito. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Isaac, o filho da promessa”

Podemos ter a certeza de que a Palavra de Deus se cumpre fielmente na nossa vida e, por mais que tentemos mudar os Seus desígnios nós não o conseguiremos. Assim aconteceu em relação aos filhos de Abraão, Isaac e Ismael.  Isaac, filho de Sara, sua mulher, é o filho da promessa do Senhor. Ismael, filho de Agar, sua escrava, é o filho da ousadia de Sara que, não acreditando no juramento do Senhor de conceder a Abraão uma descendência numerosa, entregou a ele a sua escrava para que essa lhe desse um filho. Porém, como o Senhor havia dito, Isaac nasceu de Sara e era o filho privilegiado. Um dia aconteceu o que era inevitável: o ciúme e o despeito entre Sara e Agar fizeram com que a escrava fosse afastada juntamente com Ismael, o primeiro filho de Abraão. Deus, porém, não abandonou a escrava Agar e mandou um anjo segui-la pelo caminho prometendo a Ismael a recompensa de um povo numeroso, como narra a leitura. A aflição de Agar vagueando pelo deserto, chegou aos ouvidos do Senhor. Assim também acontece conosco quando nos sentimos abandonados (as), rejeitados (as) pela vida, sofrendo a consequência dos nossos erros ou mesmo do erro de outras pessoas que nos aconselham mal e influenciam as nossas más escolhas. O mesmo Deus que ouviu o clamor da escrava, na Sua infinita Misericórdia vem também em nosso socorro e não nos despreza quando gritamos a Ele e pedimos a Sua ajuda. Ele está sempre pronto para nos atender e nos mostra o “poço de água” no deserto da nossa vida para que não morramos de sede nem permaneçamos no erro. Jesus nos enviou o Seu Espírito Santo. Ele é o rio de água viva que precisamos para nos saciar e lavar as nossas impurezas e satisfazer a sede da nossa alma.   Alguma vez na sua vida você se sentiu abandonado (a) por Deus e pelas pessoas? – Qual é a sua reação diante do sofrimento: você se revolta ou clama por Deus? – Você espera alguma promessa de Deus para a sua vida? – Você confia que realmente vai acontecer como Ele prometeu? – Você tem clamado pelo Espírito de Deus?

 

Salmo - Sl 33,7-8. 10-11. 12-13 (R. 7a)

 

R. Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.


7Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *
e o Senhor o libertou de toda angústia.
8O anjo do Senhor vem acampar *
ao redor dos que o temem, e os salva.R.

10Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *
porque nada faltará aos que o temem.
11Os ricos empobrecem, passam fome, *
mas aos que buscam o Senhor não falta nada.R.

12Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *
vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.
13Qual o homem que não ama sua vida, *
procurando ser feliz todos os dias?R.

 

Reflexão – A infelicidade significa para nós a ausência da graça de Deus, o nosso afastamento da Sua presença. O Senhor deseja sempre estar perto de nós e todas as vezes que nós O chamamos Ele se aproxima. O anjo do Senhor nos acompanha para nos salvar do precipício que muitas vezes nos atrai. O homem infeliz é temeroso e angustiado, mas a presença do Senhor liberta-o dos seus temores. Aos que buscam o Senhor não lhes falta nada, aqueles que não o temem, mesmo sendo ricos, passam fome. Todo homem ama a sua vida e procura a felicidade e ela consiste na vontade de Deus se realizando na sua vida todos os dias.

 

Evangelho - Mt 8,28-34

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,28-34

Naquele tempo: 28Quando Jesus chegou à outra margem do lago,
na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos,
que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: 'O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?' 30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: 'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.' 32Jesus disse: 'Ide.' Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até à cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram,
pediram-lhe que se retirasse da região deles. Palavra da Salvação.

 

 

 Reflexão – “os espíritos maus tentam nos acorrentar”

“o que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?  Há ocasiões na nossa vida em que também agimos e falamos tal qual os dois homens da história narrada por Mateus, neste Evangelho. Até inadvertidamente, nós nos deixamos apossar pelas obras do maligno e ficamos vagando na vida, acomodados no nosso modo de viver ao redor dos túmulos do mundo. Reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus, sabemos que só Ele tem poder para nos libertar do pecado, todavia nos rebelamos contra Ele e entendemos que ainda não é tempo para que saiamos da vida de escravos. O inimigo de Deus persegue os Seus filhos, por isso, o seu maior desejo é fazer com que a criatura rejeite o Seu Criador. No entanto, sabemos que Jesus já o derrotou quando venceu a morte que é consequência do pecado. Por essa razão, ele tem conhecimento de que já foi vencido por Jesus, e, mesmo assim continua explorando o ser humano. Jesus sabe para onde deverão ir os “espíritos maus” que tentam nos acorrentar e fazer de nós pessoas infelizes. Os espíritos maus que podem nos atormentar ainda hoje, fazem de nós pessoas iradas, rebeldes, idólatras, materialistas, impacientes, murmuradoras, intolerantes, medrosas, arrogantes e às vezes, tão violentas que podemos ser comparados com verdadeiras “feras”. Se tivermos consciência de que Jesus já venceu a morte e que já nos deu a vida eterna, não cairemos nas malhas dos inimigos. E se tivermos inteligência nós deixaremos que Jesus se aproxime de nós e não O impediremos de entrar na nossa vida.  

- Você é uma pessoa fácil de ser influenciada e atraída para as coisas mundanas? 

– O inimigo também tenta escravizá-lo (a)? 

– Você está acomodado (a) em alguma situação que o (a) escraviza?

 – Você quer ser libertado (a)?

 – O que precisa mudar em você? 

- Você se sente em paz diante das suas ações com as pessoas?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

 

Nenhum comentário: