quinta-feira, 10 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 10 DE JUNHO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA DÉCIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

 

1ª Leitura - 2Cor 3,15-4,1.3-6

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 3,15-4,1.3-6

Irmãos: 15Até ao dia de hoje, quando os israelitas leem os escritos de Moisés, um véu cobre o coração deles. 16Mas, todas as vezes que o coração se converte ao Senhor, o véu é tirado. 17Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade. 18Todos nós, porém, com o rosto descoberto,
contemplamos e refletimos a glória do Senhor e assim somos transformados à sua imagem, pelo seu Espírito, com uma glória cada vez maior. 4,1Não desanimamos no exercício deste ministério
que recebemos da misericórdia divina. 3E se o nosso evangelho está velado, é só para aqueles que perecem que ele está velado.
4O deus deste mundo cegou a inteligência desses incrédulos,
para que eles não vejam a luz esplendorosa do evangelho da glória de Cristo que é a imagem de Deus. 5De fato, não nos pregamos a nós mesmos, pregamos a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus.
6Com efeito, Deus que disse: 'Do meio das trevas brilhe a luz',
é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações,
para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Quem possui o Espírito Santo de Deus tem o véu do coração revolvido”

Pensamos que a Lei do Senhor nos tira a liberdade e, no entanto, São Paulo nos assegura que o “Senhor é Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade.” Quem possui o Espírito Santo de Deus tem o véu do coração revolvido e obtêm a capacidade de viver uma nova vida com  a conversão. A conversão é a nossa resposta ao dom da Fé impresso no nosso coração no Batismo. Os incrédulos, mesmo que batizados, têm a inteligência obscurecida porque não abriram o coração para acolher o dom da Fé. Os que enxergam com o espírito reconhecem que Jesus Cristo é o Senhor, por isso a sua luz brilha nas trevas, isto é, chamam atenção, são diferentes, pois apresentam ao mundo a face de Jesus e não o seu próprio semblante. – Qual ao rosto que você tem mostrado ao mundo? – Como você acha que poderá expressar ao mundo a face de Jesus? – Quais as virtudes de Jesus que você tem vivenciado no seu dia a dia?

 

Salmo - Sl 84,9ab10. 11-12. 13-14 (R. Cf. 10b)

 

R. A glória do Senhor habitará em nossa terra.


9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:*
é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,*
10Está perto a salvação dos que o temem,*
e a glória habitará em nossa terra.R.

11A verdade e o amor se encontrarão,*
a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,*
e a justiça olhará dos altos céus.R.

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,*
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente*
e a salvação há de seguir os passos seus.R.

Reflexão - A glória do Senhor habita na terra na medida em que nós assumimos a missão de vivenciar na frente de todos, atos concretos de amor, de justiça, de paz. Assim fazendo o Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra, isto é, a nossa vida, nos dará suas colheitas, como consequência do que nós vivenciamos. A nossa vida consiste na sucessão das palavras e pensamentos, dos atos, ações e omissões que praticamos.

 

Evangelho - Mt 5,20-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,20-26

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal.
Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “o tempo da reconciliação”

Talvez, nós, que apresentamos a nossa oferta diante do altar do Senhor todos os dias ou todas as semanas, sejamos os primeiros que precisamos entender a Palavra deste Evangelho. Diante do Altar do Senhor têm a mesma obrigação, os que matam, como também os que injuriam e difamam. Jesus é muito claro quando diz: Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.  “deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.”  Jesus deixa no mesmo patamar as nossas atitudes que demonstram cólera, falta de perdão, intriga, maledicências, xingamento, com o ato de matar. Por isso é que Ele afirma que veio dar cumprimento à Lei. O “não matar” não significa apenas assassinar, tirar a vida, mas romper relacionamentos, rejeitar, desprezar, ficar indiferente. Assim sendo, Jesus nos adverte de que precisamos entrar entendimento com o próximo enquanto ainda estamos aqui na terra caminhando com ele. A cada dia que passa nós percebemos que o nosso tempo aqui é muito breve, portanto, não vamos deixar para nos reconciliar com os irmãos somente amanhã, pois este poderá não acontecer. 
  – Faça uma reflexão da sua vida e perceba quantos relacionamentos você cortou apenas por falta de entendimento e de boa vontade.
 – Será que também você está enquadrado (a) no contexto 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: