quinta-feira, 3 de junho de 2021

PAPA FRANCISCO NOMEIA DOM LEOMAR BRUSTOLIN COMO ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DE SANTA MARIA (RS)

 


 

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 2 de junho, dom Leomar Antônio Brustolin, até então bispo auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS), como arcebispo de Santa Maria (RS). O Santo Padre, com esta nomeação, aceitou o pedido de renúncia apresentado por dom Hélio Adelar Rubert após completar 75 anos de idade, em 11 de maio de 2020.

Trajetória eclesial de dom Hélio

 

Dom Hélio nasceu no dia 11 de maio de 1945, no distrito de Segredo, do município de Sobradinho (RS). Cursou o ensino fundamental na escola municipal Nossa Senhora das Graças e o pré-seminário em Ivorá até o ano de 1957. Dos anos de 1958 a 1964 cursou o ensino médio no seminário menor São José em Santa Maria (RS). Em 1965, iniciou seus estudos de Filosofia no seminário maior Nossa Senhora da Conceição de Viamão, até 1967; em 1970 concluiu a Filosofia em Bagé. Em 1971 retornou para o Seminário de Viamão para os estudos de Teologia.

Foi ordenado sacerdote aos 18 de dezembro de 1971 em sua terra natal. Nos primeiros anos de vida sacerdotal dom Hélio foi vigário paroquial em Cachoeira do Sul, em 1972 e 1973. De 1974 a 1981 foi assistente, promotor vocacional e professor no Seminário Menor São José da Diocese de Santa Maria.

De 1982 a 1984 foi assistente dos seminaristas maiores em Viamão. Em 1985 foi vigário em Cachoeira do Sul novamente. Entre os anos 1985 a 1987 cursou o mestrado em Liturgia no Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Retornando ao Brasil foi diretor espiritual e professor de liturgia no Seminário Maior de Viamão, de 1988 a 1992.

Nos anos de 1992 e 1993 foi pároco da Paróquia da Ressureição. Em 1994 foi nomeado reitor do Santuário Basílica Menor Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e professor de liturgia no Instituto Teológico de Santa Maria, até 1999.

Em 4 de agosto de 1999 foi nomeado pelo Papa João Paulo II para bispo-auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES), com a sede titular de Flenucleta. Foi ordenado bispo aos 3 de outubro de 1999 pelo arcebispo dom Silvestre Luís Scandián. Dom Hélio escolheu como lema de vida episcopal: In caritate exemplum, cuja tradução é “Ser modelo no amor!” Tm 4, 12. Aos 24 de março de 2004, dom Hélio foi nomeado bispo da diocese de Santa Maria. Ele é o sétimo bispo de Santa Maria e o seu primeiro arcebispo, uma vez que a diocese foi transformada, em 2011, em arquidiocese.

 


Agradecimento a Dom Hélio Adelar Rubert

Brasília-DF, 2 de junho de 2021

Ao receber a notícia da decisão do Papa Francisco, em aceitar seu pedido de renúncia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se ao povo de Deus na Arquidiocese de Santa Maria (RS), manifestando gratidão pelo seu pastoreio como bispo e como primeiro arcebispo à frente desta Igreja particular durante os últimos 17 anos.

Damos graças por sua dedicação e testemunho, especialmente por sua atuação como arcebispo na promoção da união e da pastoral de conjunto entre as dioceses do regional Sul 3 da CNBB, como Uruguaiana, Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Certamente, sua atuação muito contribuiu para a evangelização do povo de Deus dessa região do Rio Grande do Sul.

Com a força do seu lema episcopal “Ser modelo no amor” serviu à Igreja no Brasil com a mesma alegria e determinação com a qual atingiu o ápice de montanhas, após a prática de um dos seus esportes preferidos: o alpinismo. Que essa mesma força e disponibilidade de cumprir a vontade do Senhor possam, agora, acompanhá-lo em sua emeritude.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Trajetória do novo bispo de Santa Maria (RS)

Leomar Antônio Brustolin nasceu aos 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul (RS). Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG) e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma – Angelicum. Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Na área da educação coordenou e lecionou nos cursos de pós-graduação em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul e desde 2005 é professor na Faculdade de Teologia da PUCRS, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Teologia. Tem alguns livros publicados na área da Escatologia, Mariologia, Catequese e Pastoral. Seu lema episcopal é “In Verbo Tuo”, traduzido por Na tua palavra (Lc 5,5).

Desde então, tem atuado nas seguintes frentes, bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, bispo referencial para o Vicariato de Canoas, membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo referencial para Educação e Cultura no regional Sul 3 da CNBB, coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS e coordenador da Pascom da arquidiocese​​​ de Porto Alegre.

Dom Leomar é autor de vários livros e subsídios pastorais voltados para adultos e crianças, entre eles A História de Jesus Narrada às Crianças e Sob o Olhar de Guadalupe – Sinais do Céu sobre a Terra, publicados pela editora Paulus.

Saudação a Dom Leomar Antônio Brustolin

Brasília-DF, 2 de junho de 2021

Estimado irmão, Dom Leomar Antônio Brustolin,

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da Arquidiocese de Santa Maria (RS), divulgada nesta quarta-feira, 2 de junho. Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional SUL 3 da CNBB.

Agradecemos imensamente também a sua contribuição à esta conferência, com suas valiosas contribuições à nossa Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Pedimos as bênçãos e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia da Catedral e do município de Santa Maria, nesta nova etapa de seu ministério.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: