sábado, 8 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 8 DE MAIO DE 2021

 

SÁBADO DA V SEMANA

 

DA PÁSCOA 

Cor branco

 

 

1ª. Leitura – At 16, 1-10

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,1-10


Naqueles dias: 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: 'Vem à Macedônia e ajuda-nos!' 10Depois dessa visão,
procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar
para pregar-lhes o Evangelho. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Espírito Santo é a Luz da Igreja”

Mais uma vez nós constatamos como foi impressionante a ação do Espírito Santo na caminhada dos primeiros cristãos! Aqueles que iam conhecendo a Jesus tornavam-se logo missionários e eram guiados pelo Seu poder. O testemunho dos irmãos de comunidade que conheciam Timóteo, fez com que Paulo quisesse levá-lo consigo na missão que o Espírito Santo lhe confiava. Mesmo sem conhecê-lo Paulo acreditou no depoimento dos seus irmãos e seguiu em missão com Timóteo transmitindo as decisões que os apóstolos haviam tomado em relação aos problemas que surgiam nas comunidades. Eles compreendiam claramente todas as recomendações do Espírito: o que fazer ou não fazer, pra onde ir e pra onde não ir e, por isso, a Igreja se fortalecia na fé, e crescia em número de seguidores. Se parássemos para pensar que o Espírito Santo é o mesmo e que está pronto para nos orientar e nos dirigir na nossa caminhada não ficaríamos por vezes tão angustiados (as) e aflitos (as) diante dos nossos desafios. Precisamos entender que o Espírito Santo foi enviado para nos ajudar a superar as barreiras, iluminar o caminho pedregoso, revelar passo a passo o que é melhor para nós. O Espírito Santo também é quem nos dá visão para enxergar as nossas limitações e nos capacita para que cresçamos nas nossas potencialidades. Ele nos revela por meio de sinais aonde precisamos ir e nos impulsiona a nos envolver no projeto de Deus para as pessoas. Assim como Paulo teve a visão do macedônio que lhe pedia ajuda, nós também, pelo poder do Espírito, percebemos as sugestões de Deus para a nossa missão de edificadores do reino de Deus e anunciadores da Salvação de Jesus. – O Espírito Santo tem-lhe mostrado alguém que precisa da sua ajuda? – Você tem obedecido às Suas sugestões? – Você acha que poderá um dia ser cobrado pela desobediência ao Espírito Santo?

 

Salmo 99, 2. 3. 5 (R. 2a)

R. Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,*
ide a ele cantando jubilosos!R.

3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,
Ele mesmo nos fez, e somos seus,*
nós somos seu povo e seu rebanho.R.

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus,
sua bondade perdura para sempre,*
seu amor é fiel eternamente!R.

 

Reflexão - Servir ao Senhor com alegria é a característica de quem é filho de Deus Pai. Se, servimos a Jesus, estamos também servindo ao Deus que nos criou. Nós sabemos que somos do Pai e só a Ele pertencemos e que o Seu amor é fiel eternamente e a Sua bondade perdura para sempre. Nunca podemos servi-Lo com má vontade, nem resmungando, pois o nosso desígnio é louvar, adorar e servir a Deus.

 

Evangelho – Jo 15, 18-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,18-21


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo,
o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. 
Palavra da Salvação.

 

 

 

Reflexão - “o servo não é maior do que o seu Senhor!”

Por natureza nós somos questionadores e pretensiosos no que concerne ao nosso bem-estar, à nossa integridade física assim como também a tudo que possa nos desestabilizar. Por isso, Jesus abre os nossos olhos a fim de que tenhamos consciência das afrontas que podemos passar no mundo, por causa da nossa opção por Ele. O servo não é maior do que o seu Senhor, porquanto, se o mundo odeia Jesus e a Sua doutrina, com certeza nos odiará também e tentará nos dar o troco. O mundo, significa tudo que segue os ditames da nossa carne corrompida, isto é, da nossa humanidade decaída que “ouve” os conselhos do demônio quando nos oferece “ouro”, no entanto, nos leva ao pecado e à morte eterna. Lógico que o mundo odeia a Jesus, pois, Ele nos oferece sacrifício, renúncia, perseverança e não nos ilude em relação a tudo quanto teremos de passar para ter uma vida terrena que nos leve à uma vida eterna depois da morte física. Por isso, quando levamos uma vida honesta e fiel a Deus, vivenciando o Evangelho não devemos estranhar as dificuldades que temos de enfrentar.  O Senhor mesmo nos explica: “Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence... Eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia!” O mundo tem uma mentalidade contrária a tudo quanto Jesus no ensina e nós nunca seremos bem acolhidos no mundo se não agirmos como ele prega. Quem não aceita a Jesus vive na ignorância e não conhece o amor perfeito do Pai. Se, queremos seguir a Jesus, se, somos seus servos, então também seremos perseguidos. Por isso, Jesus mesmo nos avisou: “Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós”. Nós estamos no mundo, porém, não pertencemos a ele, assim sendo, nunca poderemos nos amoldar a ele. 

 – Você entende o que é não ter parte com o mundo? 

– Você realmente pensa diferentemente do mundo?   

– O que você tem esperado da sua vida: acomodação, sucesso, vida mansa, tudo da perfeição?

 – Você quer ser discípulo (a) de Jesus?  

– O que você tem sofrido em Nome de Jesus? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

 


Nenhum comentário: