domingo, 2 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

2 DE MAIO DE 2021

 

5º DOMINGO DA

 

PÁSCOA

 

 

Cor: Branco

1ª Leitura - At 9,26-31

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,26-31

 

Naqueles dias: 26Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. 27Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de  Damasco.28Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor. 29Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo. 30Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesaréia, e dali o mandaram para Tarso. 31A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria.
Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Jesus não fechou a porta para nenhum dos Seus algozes”

 

Para Saulo, não foi fácil a sua entrada no grupo dos apóstolos, pois, esses não acreditavam que ele tivesse se tornado um discípulo de Jesus. Como acreditar naquele que perseguia os cristãos? Saulo teve de passar pelo constrangimento de ser rejeitado pelos outros discípulos. No entanto, nós sabemos que Saulo fora escolhido por Deus e era Seu instrumento para anunciar o Nome de Jesus a quem ele antes perseguira. Precisou que Barnabé testemunhasse a seu favor e, daí em diante, Saulo pôde permanecer em Jerusalém, no meio da Igreja que crescia e vivia em paz com a ajuda do Espírito Santo. Fica, hoje, para nós um questionamento: será que nós podemos voltar atrás e aceitar no nosso meio aqueles (as) que já nos perseguiram? É difícil para nós acreditar que alguém possa realmente arrepender-se do mal que praticou? Como reconhecer a obra que Deus realiza nas pessoas? O que aconteceu com Saulo acontece hoje. É difícil acreditar na conversão das pessoas quando conhecemos as suas fraquezas, o seu passado e os seus pecados. Do mesmo modo, é difícil também que as pessoas creiam no nosso arrependimento e na nossa mudança de vida. Neste caso, precisa também que haja alguém que dê testemunho das nossas boas ações no mundo para que os outros acreditem em nós. A confiança que depositamos no irmão fará toda a diferença para que este permaneça firme na busca da santidade. Não podemos ficar no passado, precisamos ver o que se passa em cada coração, hoje, no testemunho de cada um. Às vezes nós cortamos a relação com pessoas que de alguma forma nos fizeram mal e nem lhe damos oportunidade nem caminho de volta. Por outro lado, nós podemos viver uma situação inversa, quando as pessoas não acreditam mais em nós e não nos aceitam como alguém convertido. A lição que nós podemos tomar para a nossa vida é a de que Jesus não fechou a porta para nenhum dos Seus algozes, nem para aqueles que O crucificaram e o perseguiram. Por isso, quem sabe, no meio das nossas idas e vindas dos nossos erros e dos erros dos outros, com certeza, Deus quer dar um jeito para que haja também para nós uma experiência de conversão. – Você tem ajudado na conversão dos seus irmãos acreditando nas mudanças deles? – Você se sente rejeitado (a) por alguém que demonstra não ter confiança em si? – O que você tem feito para tirar a má impressão? – Você dá nova oportunidade a quem um dia o ofendeu?

 

 

 

 

Salmo - Sl 21,26b-27.28.30.31-32 (R. 26a)

 

R. Senhor sois meu louvor em meio à grande assembleia!

Ou: R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

26bSois meu louvor em meio à grande assembleia;*
cumpro meus votos ante aqueles que vos temem!
27Vossos pobres vão comer e saciar-se,
e os que procuram o Senhor o louvarão;*
'Seus corações tenham a vida para sempre!'R.

28Lembrem-se disso os confins de toda a terra,*
para que voltem ao Senhor e se convertam,
e se prostrem, adorando, diante dele*
todos os povos e as famílias das nações.
30Somente a ele adorarão os poderosos,*
e os que voltam para o pó o louvarão.R.

Para ele há de viver a minha alma,*
31toda a minha descendência há de servi-lo;
às futuras gerações anunciará*
32o poder e a justiça do Senhor;
ao povo novo que há de vir, ela dirá:*
'Eis a obra que o Senhor realizou!'R.

 

Reflexão - O salmo fala daqueles que procuram o Senhor e dão testemunho das Suas obras através do louvor e diante da grande assembleia, isto é, diante do mundo. As obras do justo são como louvores a Deus, e permanecem de geração a geração. Não podemos calar os nossos lábios, a nossa voz precisa ser ouvida e a ação de Deus em nós precisa ser conhecida por toda terra. O Senhor é digno do louvor e da adoração de todos os povos e famílias das nações. Grandes e pequenos, ricos e pobres, poderosos e seus subalternos, todos devem a Deus a honra do louvor. Só assim nós cumprimos com os nossos votos, pois todos nós fomos criados para louvar, adorar, amar e servir a Deus.  

 

2ª Leitura - 1Jo 3,18-24

 

Leitura da Primeira Carta de São João 3,18-24

18Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração
e conhece todas as coisas. 21Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo,
e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “que nos amemos uns aos outros”

As nossas palavras precisam ser expressão daquilo que nós vivenciamos. Dizer que temos fé em Jesus Cristo e que amamos o nosso próximo é fácil, porém o que é real para Deus é tudo o que ressoa do nosso coração e do profundo da nossa alma. Podemos enganar os homens, mas a Deus ninguém engana porque Ele conhece todas as coisas e até as profundezas da nossa alma. Portanto, é indispensável que examinemos as nossas ações desde os nossos pensamentos, passando pelos sentimentos para que possamos perceber as nossas reais intenções. Guardamos os mandamentos do Senhor quando o fazemos de coração e com a totalidade do nosso ser. Aí, podemos dizer que Deus permanece conosco e o Espírito Santo age em nós e através de nós com poder. O amor que é concretizado explicitamente nos nossos atos deve ser motivado pelo Amor de Deus que há em nós, do contrário, será apenas um esboço imperfeito, apenas para nos autopromover. – O seu coração o (a) acusa por alguma coisa? – Você tem a consciência tranquila em relação ao amor que dispensa ao próximo? – Você ama por interesse, por conveniência ou porque Deus o (a) ama? 

 

Evangelho - Jo 15,1-8

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto,
se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos.
Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado:
que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação.

 

Evangelho – João 15, 1-8 – “a videira é Jesus e nós os ramos”

Cada um de nós pode usar a parábola da videira como mensagem para a nossa existência aqui na terra. O Pai, o agricultor, Jesus, a árvore, nós, os ramos. Os ramos, ligados à árvore, recebem dela a seiva que os alimentam e os fazem dar flores e frutos. Quando os ramos caem da árvore, eles morrem. E os ramos que estão secos, feios, desarrumados, são podados, para que cresçam mais bonitos. Nós também, se estivermos unidos a Jesus, seguindo a Sua Palavra como verdadeiros discípulos seremos como os ramos que permanecem na árvore e, por isso, dão frutos de paz, de alegria, de concórdia, de fraternidade e principalmente, da caridade, o fruto de que mais necessitamos na nossa vida diária comunitária e familiar. Se nos afastamos da árvore que é Jesus, e não nos alimentamos dos Seus ensinamentos, nós deixamos de oferecer frutos bons e seremos sempre como ramos secos, tristes, angustiados (as), temerosos (as) e não teremos nem paz nem alegria. O Pai que é o Agricultor fará de tudo para que permaneçamos junto à árvore.  Há uma unidade, um plano só. O Pai cuida de tudo. Ele sabe o tempo e a hora certa. Jesus é aquele que nos sustenta, que nos alimenta e nos dá a seiva do amor do Pai. Permanecer em Deus é permanecer no amor aos irmãos em comunhão com o Espírito Santo. Tudo o que fizermos uns aos outros faremos a nós mesmos (as). A Palavra é quem nos instrui, assim sendo, a nós compete permanecer firmes na Palavra de Deus, acolhendo o Seu amor assim como também as correções que o amor faz em nós. O Senhor nos exorta e abre os nossos olhos porque o objetivo do Pai é que produzamos frutos bons, e isto só poderá acontecer se o ramo estiver unido à árvore contribuindo para a unidade. A videira é Jesus 

- você é um ramo que permanece na árvore ou se sente arrancado (a), solto (a), só?

 – A Palavra de Deus tem orientado a sua vida?

 – Para você tem sido difícil vive-la?

 – Você acha que tem permanecido em Jesus e Ele em consigo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: