quinta-feira, 6 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

6 DE MAIO DE 2021

 

5a FEIRA DA V SEMANA

 

DA PÁSCOA 

Cor branco

 

 

1ª. Leitura – At 15, 7-21

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 15,7-21


Naqueles dias: 7Depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: 'Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu, do vosso meio, para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais e nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles.' 12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: 'Irmãos, ouvi-me:
14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu Nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu Nome. É o que diz o Senhor, que fez estas coisas, 18conhecidas há muito tempo'. 19Por isso, sou do parecer
que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade, Moisés tem os seus pregadores,
que o leem todos os sábados nas sinagogas.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “assinalados pelo Espírito Santo”

Os apóstolos discerniam sobre a circuncisão dos pagãos e Pedro lembrava aos seus companheiros que Jesus viera abolir este tipo de sacrifício, quando Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor dos pagãos, dando-lhes o Espírito Santo, assim como fez com eles próprios.  Deus não faz distinção de pessoas, portanto, precisamos nós também, hoje, ter consciência de que é pela graça de Jesus Cristo que somos salvos, e a prova disso é a nossa fé. O plano do Pai é que todos sejamos salvos e cheguemos ao conhecimento da verdade e ninguém pode ficar de fora. Às vezes rejeitamos as pessoas, achamos que elas não são dignas e queremos para elas um jugo que nem nós podemos suportar. Precisamos estar de olhos abertos para isso! Que nos adianta ter o corpo marcado se o nosso coração não estiver assinalado? Precisamos, antes, circuncidar o nosso coração retirando tudo o que não é de Deus e deixando que o Espírito Santo assinale nele o selo do Amor. Precisamos desejar ardentemente que todos os que ainda não receberam o Espírito Santo tenham o coração assinalado pelo Amor do Pai e do Filho para que todos experimentem os Seus frutos. -  Você tem o seu coração circuncidado? – Como é isso? – O que você entende por isso? – Você faz alguma objeção que pessoas consideradas “pecadoras públicas” (criminosos, estupradores, assaltantes, tenham acesso à Igreja, e ao direito de receber Sacramentos?

 

Salmo 95, 1-2a. 2b-3. 10 (R. Cf. 3)

R. Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!*
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvação,
3manifestai a sua glória entre as nações,*
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

10Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!'+
Ele firmou o universo inabalável *
pois os povos ele julga com justiça.R.

 

Reflexão - O Espírito Santo é quem nos faz cantar e anunciar as maravilhas do Senhor em todos os lugares. É Ele o nosso motivador. Jesus é o Rei de quem tem um coração contrito e se apossa da salvação que Ele veio nos dar. Publicar entre as nações que o Senhor reina é tê-Lo como único Senhor e Salvador.

 

Evangelho – Jo 15, 9-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15,9-11


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor. 11Eu eu vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “O Espírito Santo é o nosso motivador”

Jesus nos oferece o Seu Amor, gratuito e permanente, e nos ensina que para isso, a única condição é que guardemos os Seus mandamentos. Assim sendo, se guardarmos os Seus mandamentos, com certeza, permaneceremos no Seu amor e no Amor do Pai, assim como Ele mesmo o fez. O Espírito Santo, o amor entre o Pai e o Filho, é o nosso motivador, assim sendo, se nos conservarmos sob o poder do Espírito Santo permaneceremos no amor de Deus, porque conseguiremos cumprir com os Seus mandamentos. Os mandamentos do Senhor estão impressos no nosso coração e são como um receituário para que tenhamos uma vida profícua e feliz. Há alguns que se confundem achando que os mandamentos da Lei de Deus cerceiam a liberdade do homem, no entanto, todo aquele que cumpre com os preceitos do Senhor dá testemunho de paz e de alegria. O amor zeloso do Pai nos traz a alegria e a felicidade verdadeiras, portanto, quando estamos sob os Seus ensinamentos estamos também sob os Seus cuidados. Ser feliz é o compromisso que temos com o nosso Criador, pois Ele nos criou para que o sejamos. O Senhor quer nos dar uma alegria plena e nós só a teremos se permanecermos ligados (as) a Jesus pelo poder do Seu Espírito, vivendo conforme a Sua Palavra.

 – Você é uma pessoa feliz e alegre? 

– De onde provém a alegria de que você é possuído (a)?

 -Você tem os mandamentos da Lei de Deus como roteiro para uma vida bem-aventurada?

 – Você tem permanecido no Amor de Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Camiho

 

Nenhum comentário: