domingo, 9 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

9 DE MAIO DE 2021

 

DOMINGO DA SEXTA SEMANA DA

 

 PÁSCOA 

 Cor  branco

1ª. Leitura – At 10, 25-26.34-35.44-48

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 10,25-26.34-35.44-48

25Quando Pedro estava para entrar em casa, Cornélio saiu-lhe ao encontro, caiu a seus pés e se prostrou. 26Mas Pedro levantou-o, dizendo: 'Levanta-te. Eu, também, sou apenas um homem'. 34Então, Pedro tomou a palavra e disse: 'De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas.
35
Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça,
qualquer que seja a nação a que pertença. 44Pedro estava ainda falando, quando o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. 45Os fiéis de origem judaica, que tinham vindo com Pedro, ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo
fosse derramado também sobre os pagãos. 46Pois eles os ouviam falar e louvar a grandeza de Deus em línguas estranhas. Então Pedro falou: 47'Podemos, por acaso, negar a água do batismo
a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo?'
48
E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.
Eles pediram, então, que Pedro ficasse alguns dias com eles.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Que todos sejam batizados”

Convencido de que Deus não faz distinção de pessoas, Pedro não negou a água do batismo àqueles aos quais o Espírito Santo se manifestou e que praticavam a justiça e temiam a Deus, realizando também coisas prodigiosas. O relato de São Lucas nos Atos dos Apóstolos põe em evidência o Amor de Deus pelo homem qualquer seja ele, independentemente de origem, de raça, de cor, de língua ou em qualquer situação de vida. Assim sendo, vimos como o dom de Deus, o Espírito Santo foi derramado também sobre os pagãos que cheios do Espírito louvavam ao Senhor e falavam em “línguas estranhas”. O Espírito Santo nos leva a dizer e a fazer coisas incompreensíveis aos olhos humanos. Pela ação do Espírito nós também podemos comprovar a assistência e o olhar carinhoso que Deus tem para conosco. O Pai deseja que todos os homens e mulheres do mundo sejam batizados (as) em Nome do Seu Filho Jesus, pois foi para isto que Ele veio ao mundo. A salvação de Jesus não é como um prêmio da loteria que se destina somente a quem for sorteado.  Nós também não podemos fazer acepção de pessoas nem tampouco “escolher” aqueles ou aquelas com quem mais nos identificamos para ser premiados (as) com a salvação de Jesus. Pelo contrário, devemos também nos alegrar e louvar a Deus quando percebemos que pessoas que nunca imaginamos, fazem parte do rebanho de Jesus Cristo. Em Nome de Jesus precisamos acolher a todos que creem Nele e aceitam a Sua Salvação.    - Você se sente escolhido (a) ou acha que fez a opção por Deus? - Como você encara as pessoas que não têm nenhuma religião? - Será que o Espírito Santo pode manifestar-se através delas também? – Você também ora em línguas estranhas?

 

Salmo 97,1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)

 

R. O Senhor fez conhecer a salvação erevelou sua justiça às naçðes.
Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3a
recordou o seu amor sempre fiel*
3b
pela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3d
a salvação do nosso Deus.
4
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

 

Reflexão - O Senhor faz conhecer a sua salvação a todas as nações. Através de cada um de nós Deus revela o seu amor. Somos chamados (as) a levar a mensagem da salvação a todas as criaturas e testemunhar o seu amor sempre fiel por cada um de nós. Precisamos aclamar o Senhor com toda a força que há em nós, pois somente assim os confins do universo contemplarão a salvação do nosso Deus. Louvar ao Senhor é o nosso desígnio e o sentido maior da nossa existência.

 

 2ª. Leitura – I Jo 4, 7-10

 

Leitura da Primeira Carta de São João 4,7-10


Caríssimos: 7Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.
8
Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.
9
Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho
como vítima de reparação pelos nossos pecados. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Deus nos amou primeiro”

Deus nos amou primeiro! Ele não esperou pelas nossas ações, para nos manifestar o Seu amor. E o amor de Deus foi manifestado ao mundo pelo Seu Filho Jesus que nos veio dar vida e santidade. Às vezes nós temos a preocupação de amar a Deus com o nosso próprio esforço, no entanto, pela palavra de São João nós compreendemos que Deus é quem nos motiva a amá-Lo com o amor que Ele mesmo nos concede. São João nos recomenda seguir o mandamento do amor a fim de que possamos dar testemunho de que Deus nos ama. O amor vem de Deus. Se nós não nos amamos uns aos outros é sinal de que não conhecemos o amor do Pai, pois somente sente este amor quem o vive no seu dia a dia. “Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.”  Não poderemos mais afirmar que não conseguiremos amar os nossos irmãos e irmãs, mesmo aqueles (as) que, para nós são os mais difíceis e “antipáticos”, pois o amor vem de Deus e nós não precisamos nos esforçar para vivê-lo. – Você também acha que precisa esforçar-se para amar a Deus e ao próximo? – Você sente o amor de Deus? – Como Ele tem se manifestado na sua vida? – Você tem vivenciado este Amor no seu dia a dia?

 

 

Evangelho - Jo 15,9-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,9-17

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai
e permaneço no seu amor. 11Eu eu vos disse isto,
para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros,
assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos,
se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos,
pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.
16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi
e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá.17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O amor de Deus é fonte de alegria e motivador das nossas ações”

O próprio Jesus nos afirma que não fomos nós que O escolhemos, mas foi o Pai quem nos escolheu e entregou a Ele, que é a nossa razão de viver e de produzir frutos. “Permanecei no meu amor”! Permanecendo no amor de Jesus nós produziremos os frutos que o Pai quer colher de nós para poder levar ao mundo a alegria que vem do coração do Pai. A alegria é um sinal do estado de felicidade e de paz. Uma prova disso é que vivemos no mundo procurando “coisas” e “acontecimentos” que nos tragam alegria, no entanto, sabemos que o Amor de Deus é a única fonte perene de alegria e que só seremos felizes se permanecermos no Seu amor. Todos os outros meios materiais que buscamos são ineficazes para nos conceder uma alegria duradoura. Por isso, Jesus nos alerta: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Perdemos um precioso tempo da nossa vida buscando nos ópios do mundo uma alegria falsa e ilusória quando voltamos a atenção somente para os “prazeres” que nos são oferecidos, como o beber demais, o comer excessivo, as drogas, a sensualidade, o consumismo, as conversações vãs, os filmes que nos são maléficos, os programas de TV que desvirtuam a nossa alma, os shows de comediantes vulgares, as “baladas” das noites em claro e as músicas cuja mensagem nos tira de Deus. Podemos ter a absoluta certeza de que todas às vezes em que nos dedicamos a estas práticas, nós nos afastamos da verdadeira fonte de alegria que é Deus e assumimos a companhia do Seu inimigo, o demônio. Ele aí, então, faz a festa na nossa vida e nós, depois de provarmos a efemeridade da euforia do mundo cedemos à tristeza. Os prazeres do mundo nos tiram a liberdade interior e nos aprisionam nas cadeias do inimigo. O amor de Deus que é fonte de alegria é também o motivador das nossas ações. Assim sendo, para que nos amemos uns aos outros precisamos permanecer unidos ao Espírito Santo que é o Amor entre o Pai e o Filho.



– Você cultiva a alegria do Espírito Santo? 

– Você é uma pessoa alegre ou experimenta apenas “momentos” de alegria? 

– Onde você tem buscado ser feliz?

 – Para você o que é permanecer em Jesus? 

- Você já pensou quais são os frutos que o Pai destinou para que você produza? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: