segunda-feira, 24 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

24 DE MAIO DE 2021

                                ESSE   

2ª. FEIRA

 

VIRGEM MARIA, MÃE DA IGREJA

 

Cor Branco

 

 

1ª Leitura - At 1,12-14

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,12-14

Depois que Jesus foi elevado ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. 14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. Palavra do Senhor


Reflexão – “a importância de Maria, como nossa Mãe e Auxiliadora

No dia de Pentecostes a Igreja de Jesus Cristo foi fundada no poder do Espírito Santo, quando todos os apóstolos estavam reunidos, em oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus! A presença da Santíssima Virgem naquele momento vem sacramentar a Sua eleição como nossa Mãe, portanto, Mãe da Igreja, que somos nós. Deste modo, não deve haver mais dúvida nem questionamento dentro de nós, quando, às vezes, somos desvirtuados por pessoas de outras denominações cristãs que confundem a autenticidade e a importância de Maria, como nossa Mãe e Auxiliadora na nossa trajetória de cristãos. A Igreja, desde a sua formação, tem uma Mãe que está presente em todos os momentos, por isso, incontestavelmente, ela é reconhecida como Mãe da Igreja!   A presença de Nossa Senhora, na nossa família, Igreja Doméstica, na nossa Comunidade,  lugar de oração e fraternidade, deve ser sempre preservada e enaltecida. Jesus precisou da Sua Mãe para estar junto dos apóstolos no início da Igreja! Nós também precisamos de Maria para se fazer presente em todos os momentos da nossa vida, como farol, como intercessora, como Mestra. O papel de Nossa Senhora é fundamental para a união e harmonia das nossas famílias. Família que reza unida à Nossa Senhora, permanece sempre unida e abençoada! – Você costuma reunir sua família em torno de Maria para a recitação do terço? – Você sabia que ela é a Mãe da Igreja e também da sua família? -   Você acha importante a presença de Nossa Senhora nos seus momentos de oração?

 

Salmo - Sl 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8,23)

R. Nós temos ouvido que Deus está convosco.


1O Senhor ama a cidade * 
que fundou no Monte santo; 
2ama as portas de Sião * 
mais que as casas de Jacó. 
3Dizem coisas gloriosas * 
da Cidade do Senhor.R.

4'Lembro o Egito e Babilônia * 
entre os meus veneradores. 
Na Filistéia ou em Tiro + 
ou no país da Etiópia, * 
este ou aquele ali nasceu. 
5De Sião, porém, se diz: + 
'Nasceu nela todo homem; * 
Deus é sua segurança'.R.

6Deus anota no seu livro, + 
onde inscreve os povos todos: * 
'Foi ali que estes nasceram'. 
7E por isso todos juntos * 
a cantar se alegrarão; 
e, dançando, exclamarão: * 
'Estão em ti as nossas fontes!'R. 

 

Reflexão – o salmista exalta a Cidade do Senhor, a Cidade Santa! A Cidade Santa é o lugar onde Deus habita, por isso, nós podemos proclamar o nosso coração como lugar onde o Senhor se faz presente e cantar de alegria, pois, o Deus Santo está conosco! Deus habita no nosso coração e é lá que está escrito o nosso nome, como parte do Seu povo!

 

Evangelho - Jo 19,25-27

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19,25-27

Naquele tempo: 25Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.
26
Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho". 27Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe".  Daquela hora em diante, 
o discípulo a acolheu consigo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Retrato de Maria, retrato de Mãe!”


O retrato de Maria de pé aos pés da Santa Cruz deve ser guardado para sempre na nossa mente como o Retrato da Mãe que entregou o Seu Filho para que tivéssemos uma vida nova e que foi entregue pelo próprio Filho para ser a Mãe da nova humanidade. Que grande graça a nossa de termos sido entregues a Nossa Senhora pelo Seu próprio Filho quando estava na Cruz! A Cruz foi como uma Cátedra para que Jesus pronunciasse as palavras das quais nunca poderemos esquecer: "Esta é a tua mãe”! Em Maria, todos nós somos cheios de graça, pois Ela é a dispensadora das graças que Seu Filho derramou na Cruz! Somos filhos e filhas de Maria, nunca poderemos negar a nossa filiação. E assim como são João a levou para a sua casa, nós também a trazemos junto de nós no nosso coração, na nossa casa, na nossa família, como aquela que organiza a nossa vida e nos ensina a fazer tudo o que Jesus nos manda fazer! – Maria, mãe de Jesus, mãe da Igreja, rogai por nós!

 

 

Nenhum comentário: