segunda-feira, 3 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

3 DE MAIO DE 2021


2ª. FEIRA DA V SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Santos Filipe e Tiago, Apóstolos

 

Cor Vermelho

1ª. Leitura – I Cor 15, 1-8

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15, 1-8


1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.  6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram.  7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos.  8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. 
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “quem pode dizer que está firme na fé.

A ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa Fé! Portanto, crer em Jesus e viver conforme o Seu Evangelho é o que nos fará permanecer firmes no Seu seguimento.  E a forma mais segura para que alcancemos o reino de Deus é crer na Sua Palavra, no Seu Evangelho e em tudo o que os apóstolos testemunharam sobre Ele. São Paulo nesta carta expõe o verdadeiro modo de como podemos acolher a salvação de Jesus e abraçar a fé.  Quem crê que Jesus morreu e ressuscitou por nós e está vivo; que hoje, aparece a cada um que O recebe na Eucaristia; que O encontra na Palavra e sente a Sua presença real no coração, pode dizer que está firme na fé. Muitas vezes nós temos o sentimento de que Jesus existe, mas se encontra longe de nós, porém, o nosso encontro com Jesus ressuscitado independe dos nossos olhos físicos, dos nossos sentimentos, ou de percepção palpável, mas da consciência de que Ele está em nós e permanece sempre conosco, apesar de todas as evidências contrárias. Mesmo diante da pandemia, da morte e do infortúnio.  Mais ainda que o exemplo dos Apóstolos, a nossa experiência pessoal com Jesus, comprovam e servem de referência de que Ele está vivo e faz prodígios no nosso meio. Abraçar a fé é, portanto, afirmar com convicção e dar testemunho da presença de Jesus em nós e na nossa existência a cada instante. Nos momentos dos maiores sofrimentos Deus nos dá a oportunidade de provar a nossa fé.  -  Você pode afirmar que tem fé? – Você crê que Jesus morreu e ressuscitou para lhe dar uma vida nova? – Você crê que também ressuscitará um dia? – Quando comunga, você tem consciência de que Jesus entra no seu organismo espiritual? – Você nota alguma diferença quando está comungando?

 

Salmo 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra. 

2Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. R. 
4Não são discursos nem frases ou palavras, * nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. R.

 

Reflexão - Não precisamos escutar com os nossos ouvidos físicos para alcançar e apreender o que o Senhor tem para nos dizer. As Suas obras, os céus, o firmamento, o dia e a noite, falam para nós do Amor que o Senhor a cada momento nos declara. Não precisamos de discursos, nem frases feitas, nem de vozes que possam ser ouvidas, porque a glória de Deus se espalha em toda a terra através dos nossos lábios. A glória de Deus se espalha no mundo por meio de nós: do nosso sorriso, da nossa alegria, bondade, paciência, do nosso louvor, etc.

 

Evangelho – Jo 14, 6-14

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 14,6-14


Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". 8Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" 9Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco,
e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? 10Não acreditas que eu estou no Pai
e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei,
a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".  Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Unidade no Amor!”


Jesus usa palavras bem simples e claras para nos revelar os segredos entre Ele e Deus Pai: “Quem me viu, viu o Pai.” “Eu estou no Pai e o Pai está em mim!”  “É o Pai que, permanecendo em mim, realiza as Suas obras.”  Portanto, todos nós, que cremos em Jesus Cristo e já tivemos uma experiência com Ele, podemos dizer com segurança que já conhecemos o Pai, pois Ele tem realizado grandes obras no nosso coração por meio do Seu Filho Jesus. Sabemos que Jesus está na nossa vida e que o poder do Seu Espírito age sobre nós, apesar da nossa natureza corrompida e, às vezes, da nossa incredulidade. Não podemos separar o Pai do Filho. O amor entre Eles gera o Espírito Santo, por isso, Eles formam a Unidade do Amor. Esse amor mora em nós e é Ele quem nos faz desempenhar as obras que Jesus realizou no mundo e coisas ainda maiores que elas, pois, foi assim que Ele nos prometeu. Se vivermos para Jesus, tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome nós o receberemos, porque esta é a Sua vontade.  A Santíssima Trindade mora no nosso coração e nos dá poder para superar os nossos desafios na busca da verdade. Somos seus instrumentos aqui na terra para dar sinal ao mundo de que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida!  Para realizar as obras que estão no coração do Pai nós precisamos persistir no Caminho que nos leva à vida eterna.


– Você conhece o Pai?

- Qual é o Caminho que nos leva ao Pai? 

– Você acredita que este caminho está no seu coração?

 – Você vive como se realmente acreditasse nisso?

 – Quais as obras que você tem realizado no mundo que se assemelham às obras de Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

Nenhum comentário: