quinta-feira, 20 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE MAIO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA SÉTIMA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 22, 30;23,6-11

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 22,30;23,6-11


Naqueles dias: 30Querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos.
Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles. 23,6Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: 'Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos.' 7Apenas falou isso,
armou-se um conflito entre fariseus e saduceus e a assembleia se dividiu. 8Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição,
nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9Houve, então, uma enorme gritaria.  alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: 'Não encontramos nenhum mal neste homem.
E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?' 10E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel.
11Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse:
'Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma.' Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Eu preciso de ti em outro lugar”

Para ser fiel na sua missão de anunciar o Evangelho, Paulo enfrentou as mais diversas situações, e, como Jesus prometera aos Seus discípulos, o Espírito Santo sempre lhe mostrava uma saída. Assim foi que Paulo teve a inspiração de falar sobre a ressurreição dos mortos proclamada pelos fariseus e não admitida pelos saduceus gerando um grande conflito fazendo com que o comandante o retirasse do meio da confusão. O Espírito Santo se manifestava, porque o Senhor acompanhava todos os seus passos, o alentava e o amparava: “Tem confiança”.  E dava-lhe instruções para a missão: “assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”. Enquanto tivermos vida e oportunidade Jesus nunca irá parar de nos convocar para testemunhar a Sua Salvação. Ele precisa de nós, do nosso ardor, do nosso entusiasmo, mas principalmente do nosso coração dócil e confiante no Seu direcionamento. Muitas vezes nós queremos nos contentar com o que já fizemos e desejamos parar um pouco, descansar, curtir a vida, porém, de uma forma ou de outra o Senhor continua nos advertindo e nos chamando: “Eu preciso de ti em outro lugar”. Ele sabe quanto tempo ainda teremos e necessita do nosso hoje, agora! – Como você tem recebido as propostas de Jesus para o trabalho no reino? – Você acha que já trabalhou demais?  – Você sabia que pode trabalhar para o reino dentro da sua casa, na sua família? – Você tem feito isso?

 

Salmo 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R.1)

 

R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia 

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!* 
2aDigo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor. 
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,* meu destino está seguro em vossas mãos! R. 

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,* e até de noite me adverte o coração. 
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,* pois se o tenho a meu lado não vacilo. R. 

9Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria,* e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
10pois não haveis de me deixar entregue à morte,* nem vosso amigo conhecer a corrupção. R. 

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites,* delícia eterna e alegria ao vosso lado! R.

 

Reflexão - “Somente vós sois meu Senhor”, diz o salmista. Quando nós assim recitamos devemos ter em mente que Jesus é o Senhor da nossa vida porque Ele adquiriu para nós uma herança. Por isso, o nosso destino está seguro em Suas mãos. Não precisamos duvidar nem questionar, mas apenas manter o coração em festa e a alma cheia de alegria. Jesus é o Senhor do passado, do presente e do porvir e nada deverá nos atemorizar. O Senhor não há de nos deixar entregues à morte nem à corrupção. Fomos criados (as) para a glória de Deus!

 

Evangelho – Jo 17, 20-26

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,20-26


Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu e disse: Pai Santo,
20eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles
que vão crer em mim pela sua palavra, 21para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.
22Eu dei-lhes glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me  enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver,
para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste
porque me amaste antes da fundação do universo. 25Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles'. Palavra da Salvação.

 

 Reflexão - “a unidade no Amor”

O mundo só irá reconhecer que Jesus é O enviado do Pai, quando nós, cristãos, conseguirmos viver a unidade, compartilhando o Amor do Pai que Jesus veio trazer por meio do Espírito Santo. A melhor maneira de darmos testemunho de que realmente cremos em Jesus Cristo e que Ele é o nosso Senhor é viver a unidade nos nossos relacionamentos. A unidade é expressão da verdade do Pai e prova a nossa humildade. Da unidade com Cristo parte todo o entendimento e compreensão que precisamos viver nas nossas relações com os irmãos (ãs).  Por isso, é que no Evangelho Jesus roga pela unidade dos cristãos desde os apóstolos até nós que acreditamos na Sua Palavra. A Unidade entre os Seus filhos é desejo do coração do Pai.   Na maioria das vezes nós pedimos ao Senhor, saúde, riqueza, prosperidade, sucesso profissional, mas de fato, nós deveríamos implorar pela unidade nos nossos vínculos interpessoais, em família, em comunidade e no mundo. Podemos ser diferentes uns dos outros, podemos ter ideias e opiniões diversas, entretanto, precisamos ser iguais na mentalidade do amor. A perfeita unidade dá-se entre o Pai e o Filho porque ela é gerada no Amor que é o Espírito Santo, formando assim, a Santíssima Trindade. O Espírito Santo é quem opera em nós e faz milagres de reconciliação e amor. Por isso, na nossa vida o Espírito Santo precisa ser a base que sustenta as nossas diferenças para que vivenciemos a primeira regra de Deus que é o amor.

– Para você o que significa amar?  

- Você tem unidade com as pessoas da sua família?

 – Você tem orado por elas? 

- Por quem você precisa orar para que gerem mais conflitos que os (as) separam? 

- Você se sente um (a) com as pessoas da Comunidade?

 – Você comunga do mesmo ideal?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: