sábado, 29 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29 MAIO DE 2021

 

SÁBADO DA VIII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Eclo 51,17-27 (Gr. 12-20)

 

Leitura do Livro do Eclesiástico 51,17-27 (Gr. 12-20)

17Quero dar-te graças e louvar-te, e bendirei o nome do Senhor.
18Na minha juventude, antes de andar errante, procurei abertamente a sabedoria em minhas orações; 19diante do santuário eu suplicava por ela, e até ao fim vou procurá-la;
ela floresceu, como a uva amadurecida. 20Meu coração nela colocou sua alegria; meu pé andou por um caminho reto,
e desde a juventude segui suas pegadas. 21Inclinei um pouco o ouvido e a acolhi, 22e encontrei para mim abundante instrução,
e por meio dela fiz grandes progressos: 23por isso glorifico a quem me dá a sabedoria. 24Porque resolvi pô-la em prática, procurei o bem e não serei confundido. 25Minha alma aprendeu com ela a ser valente e na prática da Lei procurei ser cuidadoso. 26Levantei minhas mãos para o alto e me arrependi por tê-la ignorado. 27Para ela orientei a minha alma e na minha purificação a encontrei.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “em busca da sabedoria”

Mesmo sem perceber nem transparecer todos nós vivemos em busca da sabedoria. Buscar a sabedoria e com ela viver eternamente é o passo mais seguro para que tenhamos a alegria de seguir por um caminho reto, desde já. A sabedoria é o amor de Deus vivendo em nós, agindo através das nossas ações e motivando todo o nosso ser para o bem. A sabedoria é a manifestação Espírito Santo em nós, nos fazendo criaturas novas, nos ensinando a progredir na graça, nos levando a participar da natureza divina. A sabedoria é Jesus Cristo que vive em nós pela presença do Espírito Santo que continuamente nos transfigura de um grau de glória para outro, e por isso, vamo-nos tornando cada vez mais semelhantes a Ele. Quando pomos em prática a sabedoria não somos confundidos nem nos confundimos e progredimos segundo a vontade de Deus. A sabedoria nos leva, portanto, a nos arrepender e reconhecer quando precisamos mudar e a nossa alma aprende a ser valente e cuidadosa. – Nas suas orações você tem pedido a sabedoria de Deus? – Você tem firme conhecimento do amor de Deus? – Você tem sabido viver com sabedoria? – O que você tem buscado na sua vida? – O que pode estar faltando para que você seja  mais feliz?

 

Salmo - Sl 18, 8.9.10.11 (R 9a)

 

R. Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração.


8A lei do Senhor Deus é perfeita,*
conforto para a alma!
O testemunho do Senhor é fiel,*
sabedoria dos humildes.R.

9Os preceitos do Senhor são precisos,*
alegria ao coração.
O mandamento do Senhor é brilhante,*
para os olhos é uma luz.R.

10É puro o temor do Senhor,*
imutável para sempre.
Os julgamentos do Senhor são corretos*
e justos igualmente.R.

11Mais desejáveis do que o ouro são eles,*
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel,*
que o mel que sai dos favos.R.

 

Reflexão - A lei do Senhor traz alegria ao coração de quem a cumpre. Ela é perfeita e foi gerada para nos dar uma vida digna de filhos e filhas de Deus Pai. O Senhor nos deu os mandamentos para nos conduzir por um caminho reto, isto é, sem percalços, sem indecisões. A lei do Senhor é luz para os nossos olhos que muitas vezes enxergam apenas trevas. Nós não sabemos, mas a nossa alma anseia por viver fielmente a lei de Deus. Viver os mandamentos da Lei de Deus é como viver na casa do Pai, no Seu amparo e proteção.

 

Evangelho - Mc 11,27-33

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 11,27-33

Naquele tempo: 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo,
os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos
aproximaram-se dele e perguntaram: 28'Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?' 29Jesus respondeu: 'Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me.' 31Eles discutiam entre si: 'Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: 'Por que não acreditastes em João?' 32Devemos então dizer que vinha dos homens?' Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: 'Não sabemos.' E Jesus disse: 'Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Precisamos desistir das nossas próprias opiniões para escutar a opinião de Deus”

No embate com os sumos sacerdotes e os mestres da lei, Jesus nunca usou de força nem de violência, mas sempre da sabedoria e das ideias. Ele continuamente confundia àqueles que armavam ciladas contra Si porque atuava com sabedoria e tinha conhecimento da falsidade daqueles que o investigavam. Seria fácil para Jesus dar uma resposta correta, porém, Ele sabia que por mais que esclarecesse as dúvidas, eles nunca iriam entendê-Lo, porque Ele falava das coisas que O Pai lhe revelara, coisas que os homens não entendem por si mesmos.  Quantas vezes nós também fazemos perguntas a Jesus e não recebemos as respostas? Quantas vezes nós também abrimos a Bíblia querendo um retorno para as nossas indagações? E sabe por que também isso acontece conosco? Porque nós também não entendemos quando Jesus nos fala de coisas as quais não queremos aceitar, porque já temos uma opinião formada. O fato de não nos abrimos ao Espírito Santo para compreender os mistérios de Deus e aceitá-Los, advém de que estamos impregnados da mentalidade do mundo que é muito poderosa nas nossas ações. Precisamos desistir das nossas próprias opiniões para escutar as opiniões de Deus e para que as respostas de Jesus ecoem dentro de nós de uma forma convincente.

– Você tem dado abertura ao Espírito Santo para que Ele elucide as suas dúvidas? 

– Quais as perguntas que você tem feito a Jesus? 

– Ele tem respondido? 

– Você tem entendido o que Ele fala? 

– Você é daquelas pessoas que abrem a Palavra esperando logo uma resposta que lhe seja agradável? 

– Você acredita que Deus fala consigo? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: