sábado, 15 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


 

  

15 DE MAIO DE 2021

 

SÁBADO DA VI SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – At 18, 23-28

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 18,23-28

 

23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, versado nas Escrituras. 25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João.
26
Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga.
Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus. 27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no
e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem.
Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis.
28
Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público,
demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o conhecimento leva à convicção”   

 

Embora sendo um ilustre desconhecido, Apolo atraiu a atenção dos discípulos de Jesus pelo entusiasmo e convicção com que falava do seu Mestre ensinando com exatidão tudo a respeito das Escrituras. Podemos, então, perceber que para ter sucesso na nossa missão evangelizadora não é necessário fazer parte de algum grupo especial, mas sim dar testemunho da verdade de Jesus Cristo. Esta verdade nós a adquirimos quando refletimos na Sua Palavra e nos deixamos mover pelo sopro do Seu Espírito Santo. Deus não dispensa a ajuda de ninguém na construção do Seu Reino aqui na terra. Por isso, Ele chama a todos que têm o coração aberto e, prepara-os, exercita-os e até os prova para que, assim como Apolo, possam ser úteis no anúncio da Palavra e na renovação da Sua Igreja. O conhecimento que adquirimos de Deus, a convicção que demonstramos ter da Sua ação em nós e por meio de nós dão subsídios para que possamos trabalhar na Sua vinha.  Deus tem necessidade de nós e das outras gerações que virão depois, por isso, precisamos também instruir àqueles que dependem da nossa assistência nos caminhos do Senhor a fim de que o trabalho do reino de Deus nunca termine. Sempre haverá alguém precisando conhecer e ter experiência com a Salvação de Jesus. – Você tem convicção quando fala em Nome de Jesus? -  Ofereça, então, os seus dons e talentos e a sua inteligência a Deus para que Ele o (a) use na edificação do Seu reino aqui na terra. – Em que você pode ajudá-Lo? - Você canta, toca, reza, é comunicativo (a), é zeloso (a), tem outros dons artísticos, é habilidoso (a), é impetuoso (a), corajoso (a), é trabalhador (a), sabe escutar, sabe silenciar, sabe consolar, sabe pedir, é um (a) líder? -  Deus precisa de si do jeito que você é! – Faça a oferta do Seu coração!

 

Salmo 46, 2-3. 8-9. 10 (R. 8a)

 

R. O Senhor é o grande Rei de toda a terra
 Ou:
Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Povos todos do universo, batei palmas, * gritai a Deus aclamações de alegria! 
3
Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, * o soberano que domina toda a terra. R. 

8Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, * ao som da harpa acompanhai os seus louvores! 
9
Deus reina sobre todas as nações, * está sentado no seu trono glorioso. R. 

10Os chefes das nações se reuniram * com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, * e os poderosos desta terra lhe pertencem! R.

 

Reflexão - A vida na terra não deixa de ser um mistério a ser desvendado, porém se tivermos a certeza e a convicção de que Deus é realmente o Altíssimo, o soberano que domina todo o universo nós conseguiremos vislumbrar, já aqui, as delícias do céu e poderemos cantar e bater palmas como fala o Salmo. “Só Deus é realmente o Altíssimo e os poderosos desta terra lhe pertencem!”

 

Evangelho – Jo 16, 23b-28

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,23b-28

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23bEm verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome;
pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25
Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o Pai espera os nossos pedidos em Nome de Jesus”

 

Jesus recebeu do Pai a Missão de ser o nosso Salvador e a salvação consiste na libertação total da nossa alma, corpo e espírito. Portanto, Jesus tem consciência de tudo o que é necessário para nós e é Ele quem apresenta ao Pai as nossas carências, e mais, é Ele quem justifica diante do Pai as nossas necessidades. Assim sendo, Ele nos ensina a pedir ao Pai, tudo de que precisamos, em Seu Nome nos dando a certeza de que seremos atendidos (as). Porém, ainda não temos o hábito de suplicar ao Pai em Nome do Filho ou talvez nos falte a devida convicção de que Jesus Cristo é o nosso defensor e justificador diante de Deus Pai.   Confiantes na Palavra de Jesus e na certeza de que seremos atendidos nós precisamos ousar e pedir ao Pai em Nome de Jesus. O Nome de Jesus tem poder e prestígio diante do Pai. Jesus e o Pai estão em comunhão com o Espírito e é o Espírito Santo quem nos leva a pedir as coisas das quais necessitamos. Jesus nos dá a garantia de que o Pai nos ama porque nós acreditamos nas Suas Palavras, portanto, não percamos tempo com dúvidas ou murmurando sobre a nossa situação de vida, porquanto o Pai espera os nossos pedidos. Ele quer nos atender em Nome de Jesus.

 

- Experimente hoje pedir ao Pai em Nome do Filho e no poder do Espírito Santo!

 – Peça o que é impossível para você, mas peça com fé, na certeza de que no tempo hábil você será atendido (a). Porém, apresente primeiramente ao Filho, pois só Ele saberá expor tudo diante do Pai.

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Ccaminho


. Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Ccaminho

Nenhum comentário: