quarta-feira, 5 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE MAIO DE 2021

 

4a FEIRA DA V SEMANA

 

DA PÁSCOA 

Cor branco

 

1ª. Leitura – At 15, 1-6

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 15,1-6


Naqueles dias: 1Chegaram alguns da Judéia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: 'Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés.' 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria.
Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos. 4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns, dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé,
levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos
e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “sugestão do mundo ou inspiração de Deus?”

À medida que a comunidade cresce, aparecem também divergências, diferenças de opiniões e, por isso, também discussões e confusão. Esse é um processo natural.  Hoje, também, existem aqueles (as) que são “zelosos (as)” da lei e das regras, mas esquecem que o objetivo da Lei de Deus é que se viva no SEU AMOR.  Deus deu ao homem inteligência e nos deu o Seu Espírito para que possamos iluminados por Ele chegar à unidade de pensamento, de ideal e de objetivo. A circuncisão era uma regra judaica do Antigo Testamento que não havia mais sentido em ser cumprida depois da entrega de Jesus na Cruz para a salvação do homem. Por isso, com grande sabedoria os apóstolos resolveram reunir-se para que o próprio Espírito Santo os conduzisse nas resoluções da comunidade cristã. Ao mesmo tempo em que eles divergiam também se alegravam com os prodígios e a conversão daqueles que nunca haviam ouvido falar de Jesus. Assim também nós precisamos fazer na nossa comunidade e na nossa família a fim de que possamos juntamente com o Espírito Santo discernir o que é sugestão do mundo e o que é inspiração de Deus. -  Você se aflige quando há divergências na sua casa ou na comunidade? -  O que você faz quando isso acontece? – Você tem enxergado os pontos positivos da sua família e da comunidade? – Você tem se alegrado com eles?

 

Salmo 121, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)

 

R. Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Que alegria, quando ouvi que me disseram:*
'Vamos à casa do Senhor!'
2E agora nossos pés já se detêm,*
Jerusalém, em tuas portas.R.

3Jerusalém,cidade bem edificada *
num conjunto harmonioso;
4apara lá sobem as tribos de Israel,*
as tribos do Senhor.R.

4bPara louvar, segundo a lei de Israel,*
o nome do Senhor.
5A sede da justiça lá está *
e o trono de Davi.R.

 

Reflexão - Jerusalém é a cidade santa e significa para nós a Igreja que mesmo ainda caminhando tem um desígnio de santidade. Por isso, nós que nos consideramos Igreja ficamos alegres porque caminhamos para a casa do Senhor. Jerusalém também é cada um de nós que somos moradas do Senhor.

 

Evangelho – Jo 15, 1-8

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,1-8


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto,
se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira e vós os ramos.
Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedí o que quiserdes e vós será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - O Pai cuida de nós!

A pedagogia de Jesus fazia com que todos compreendessem muito bem a Sua mensagem, pois Ele sempre se valia de figuras inerentes à vida cotidiana daquele povo, na maioria, agricultores e pescadores. Hoje, também, nós podemos usar a parábola da videira como mensagem para a nossa vida. O Pai, o agricultor, Jesus, a árvore, nós, os ramos. Os ramos, ligados à árvore, recebem dela a seiva que os alimenta e os fazem dar flores e  frutos. Quando os ramos caem da árvore, eles morrem. E os ramos que estão secos, feios, desarrumados, são podados, para que cresçam mais bonitos. Assim também, nós quando estamos ligados a Jesus, mesmo que seja tempo de secura, mantemos o nosso interior adubado e somos ramos que produzem os frutos de paz, de alegria, de fortaleza, de bondade, pois a seiva do Espírito Santo nos refresca e nos ajuda a dar testemunho da presença do Amor de Deus em nós. Se nos afastamos de Jesus e ficamos sem receber a seiva do Seu Espírito, nós deixamos de oferecer frutos bons e ficamos como ramos secos, tristes, angustiados (as), temerosos (as), não temos, paz nem alegria. O Pai que é o Agricultor cuida de nós para que permaneçamos juntos à árvore, que é o Seu Filho Jesus e recebamos a seiva do Seu Amor que é o Espírito Santo. Por isso, Ele nos poda, nos apara e corta de nós os apegos, às vezes, os bens e até pessoas que poderiam nos impedir de sentir o Seu amor.  É necessário, portanto, que sejamos purificados para crescermos dando frutos de verdadeira conversão. 

- Você se sente como um ramo ligado à árvore que é Jesus? 

– Você tem intimidade com Deus? 

– Os frutos que você tem oferecido ao mundo são frutos doces ou amargos?

 – O que precisa acontecer para que você dê frutos melhores?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: