terça-feira, 11 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

DE 2021

 

TERÇA-FEIRA DA VI SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

 

1ª. Leitura – At 16, 22-34

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 16,22-34

 

Naqueles dias: 22A multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes,
mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco. 25À meia noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido,
puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: 'Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui.'
29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: 'Senhores, que devo fazer para ser salvo?' 31Paulo e Silas responderam: 'Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos
tu e todos os de tua família.' 32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família.
33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo
para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão - Ninguém prende o Espírito de Deus!

O louvor a Deus é uma ação libertadora que faz com que saiamos de nós mesmos (as), quando estamos presos (as) ao medo, à tristeza, à falta de esperança e de segurança. Paulo e Silas nos dão uma demonstração disso! O louvor a Deus poderá nos libertar quando estivermos passando por dificuldades ou até mesmo quando nos sentirmos presos, algemados e chicoteados pelos açoites da vida. O carcereiro conseguiu prender no tronco os pés dos dois discípulos, no entanto, não conseguiu fazer o mesmo com o Espírito Santo que os acompanhava. Por isso, mesmo algemados e presos no madeiro eles rezavam e cantavam hinos de louvores a Deus. O louvor dos dois discípulos era tão forte que “sacudiu os alicerces da prisão e todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram.  É na hora da tribulação e da provação que o louvor tem mais poder sobre nós, pois o Espírito Santo é quem faz acontecer o “terremoto” quebrando as correntes que nos prende. O louvar a Deus nos momentos de aflição nos faz evangelizar porque chama a atenção de outros prisioneiros como nós, que passam pela mesma situação, mas vivem no mundo tristes e acabrunhadas por causa das adversidades. Todos nós temos a oportunidade de atrair as outras pessoas para Ele justamente na hora dos maiores sofrimentos quando continuamos louvando com paciência e confiando naquele que pode abrir para nós as portas da prisão. Aceitando a Palavra de Jesus o carcereiro foi batizado junto com todos os seus familiares. Assim também Deus quer chamar as pessoas e converter as famílias por meio do nosso testemunho. A fé em Jesus nos leva à conversão e a ser luz para a conversão da nossa família.  Ninguém prende o Espírito de Deus! - Como você se comporta diante das dificuldades? – Você já se sentiu preso (a), amarrado (a) por algum motivo? – Qual foi a sua reação? – Você já experimentou louvar na hora do sofrimento, da traição, da dificuldade? – Qual foi o entendimento que outras pessoas tiveram disso?

 

Salmo 137, 1-2a. 2bc-3. 7c-8 (R. 7c)

R. Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,*
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos*
2ae ante o vosso templo vou prostrar-me.R.

2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade,*
2cporque fizestes muito mais que prometestes;
3naquele dia em que gritei, vós me escutastes*
e aumentastes o vigor da minha alma.R.

7cestendereis o vosso braço em meu auxílio*
e havereis de me salvar com vossa destra.
8Completai em mim a obra começada;*
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
Eu vos peço: não deixeis inacabada*
esta obra que fizeram vossas mãos!R.

 

Reflexão - Louvando na hora das dificuldades nós dizemos como o salmista: “Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes, naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma!” O louvor que sai dos nossos lábios é um grito de súplica a Deus que nos atende em todas as nossas necessidades. Deus que nos chamou e nos deu vida nunca deixará a Sua obra em nós inacabada, pois a Sua bondade é para sempre e o Seu amor por cada um de nós é eterno. Quando louvamos a Deus aqui na terra nós estamos nos ajuntando aos anjos do céu no mesmo hino e na mesma adoração.

 

Evangelho – Jo 16, 5-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,5-11


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: 'Para onde vais?' 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento:
9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Por que Jesus precisou ir?” 

Jesus foi fiel ao Projeto do Pai e fez tudo o que estava escrito para que nós alcançássemos a salvação e pudéssemos ter comunhão com Deus. Na hora certa Ele procurou abrir os olhos dos Seus discípulos para explicar as coisas que iriam acontecer. Os discípulos, porém, ficavam tristes, pois, Ele lhes falava de despedidas e nem mesmo perguntaram para onde ele iria.  Eles ainda não haviam entendido que Jesus era o Filho de Deus e que viera numa missão inovadora. Ele teria que voltar para o Pai, e prometia que iria nos enviar o Defensor, Advogado, Aquele que esclareceria todas as nossas dúvidas. O Espírito Santo é quem nos faz enxergar o nosso pecado, é Ele quem nos ensina a viver a justiça e nos livra da mentalidade do mundo julgador que prega a tirania, o interesse próprio, o cobiçar todas as coisas. O Espírito Santo é o Enviado do Pai e do Filho para nos santificar e nos fazer  trilhar o caminho do céu desde já. Assim nós podemos entender que o Espírito Santo nos ajuda a enxergar as coisas ainda não estamos “vendo”, pois fogem do alcance dos nossos olhos físicos a fim de que não caiamos no pecado e nas teias do inimigo de Deus o qual já foi julgado e condenado, uma vez que foi vencido por Jesus.  Precisamos estar convencidos disso: ele não tem mais poder sobre nós, mas sim, o Espírito Santo que nos faz pertencer Àquele que é Justo, Jesus Cristo, nosso Senhor. Estamos livres do pecado e da morte, não temos mais parte com o mal e uma grande prova disso é que dentro do nosso coração há esperança de que seremos santos. 

– Você agora entende por que Jesus teve que voltar para o céu?

 – Você sente-se órfão (a) de Deus ou já assumiu a força do Espírito Santo? 

– Você O tem como advogado, conselheiro e defensor?  

– Você tem aproveitado a ação do Espírito Santo na sua vida?

 – O que Ele tem feito você compreender?

 – Você já reconhece o seu pecado, já sabe o que é a justiça e o julgamento?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: