sábado, 1 de maio de 2021

CASA DE ACOLHIMENTO A MIGRANTES E REFUGIADOS É IMPLANTADA NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

Fonte e fotos do site da

Arquidiocese de Fortaleza 


A Casa Maria Mãe dos Migrantes na Providência de Deus é o mais novo espaço da Arquidiocese de Fortaleza destinado ao acolhimentos dos migrantes e refugiados. A necessidade de criar um local destinado a receber os irmãos que vinham de outros locais do mundo surgiu a partir do trabalho do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), que realiza atendimento no Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja.

Com a intensa chegada de migrantes vindos da Colômbia, Venezuela, Haiti, Cuba, Peru, República Dominicana e de diversos países africanos o SPM percebeu a urgência de ter um equipamento que dê um suporte enquanto eles conseguem um meio de sobrevivência. Muitos vêm fugidos de diversas realidades calamitosas e trazem consigo uma profissão, sonhos e desejo de vida digna, a Igreja se coloca nesse ínterim como mãe: acolhe, dar esperança, oferece abrigo, palavra e pão.

A Casa de convivência é administrada pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, (proprietária do prédio) em parceria com o SPM arquidiocesano, regional e nacional. Os moradores começaram a chegar na última segunda, 26, a perspectiva é receber 20 pessoas com permanência durante 3 meses, alojamento completo, dormitórios separados (masculino e feminino), alimentação, material de higiene pessoal, roupas, aula de língua portuguesa, acompanhamento de assistentes sociais e apoio psicológico.

Para a Irmã Idalina Pellegrini, da coordenação do SMP o: “Papa Francisco nos convida a vivermos a cultura do encontro e a nos aproximamos daqueles que são diferentes de nós. A casa Maria Mãe dos Migrantes é um gesto concreto desse acolhimento. Assim a missão da igreja, se faz viva porque reconhece o rosto de Jesus no rosto dos que estão a caminho em busca de uma vida melhor”.

O espaço fica situado à Rua Tenente Marques, 131, Presidente Kennedy, Fortaleza. A Campanha de doações continua e será permanente, com intuito de viabilizar e manter a casa em funcionamento. Mais Informações: (85) 99950-5306, Irmã Idalina.

Doações:

Banco do Brasil
Conta: 23.983-6
Agência: 1345-5
“SPM NE Casa do Migrante CE”
Pix:10603081000178.

Nenhum comentário: