segunda-feira, 12 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

12 DE ABRIL DE 2021

 

SEGUNDA FEIRA DA SEGUNDA

 

SEMANA DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

 

 1ª Leitura - At 4,23-31

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,23-31

Naqueles dias: 23Logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato,
todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: 'Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste através do teu servo Davi, nosso pai:
'Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vós? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos
contra o Senhor e contra o seu Messias'. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e os povos de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste,
28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade
haviam predeterminado que sucedesse. 29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus.' 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo
e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. 
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Este lugar vai tremer pelo poder do Espírito Santo”

As primeiras barreiras e perseguições não fizeram com que os apóstolos desistissem do anúncio da Boa Nova. Assim sendo, depois que foram soltos da prisão, Pedro e João ao invés de se amedrontarem, reuniu a comunidade para elevar com mais força a voz a Deus pedindo uma porção redobrada do Espírito Santo. Corajosamente eles cobraram de Deus uma atitude firme para que pudessem realizar curas, sinais e prodígios, em nome de Jesus. E foram atendidos na sua oração: “o lugar onde estava tremeu e eles ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus!”  O exemplo dos discípulos de Jesus é fundamental para nós hoje, quando pensamos em desistir da nossa missão por causa das barreiras, das dificuldades e dos aparentes fracassos. Por qualquer coisa entendemos que não nos será mais possível continuar com a nossa missão nos esquecendo de que o “Senhor que criou o céu, a terra, o mar, e tudo que nele existe”, por meio do Espírito Santo, nos dará a força de que precisamos para vencer todas as limitações. Na vida de cada um de nós há pontos que precisam ser solucionados, ninguém vive sem problemas e não podemos perder tempo querendo resolver as nossas questões nos afastando da missão que o Senhor nos indicou. Não podemos mais ter pensamentos de desalento, mas sim, seguindo o exemplo dos apóstolos nos reunir e orar até que o lugar onde estejamos comece a tremer. O Senhor com certeza, espera pela nossa iniciativa e está pronto para nos atender.   - Experimente fazer hoje a mesma oração que os discípulos fizeram. Peça ao Senhor que estenda a Sua mão sobre você e que realize prodígios e milagres na sua vida!

 

Salmo - Sl 2, 1-3. 4-6. 7-9 (R. Cf. 12d)

R. Felizes hão de ser todos aqueles
que põem sua esperança no Senhor.

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Por que os povos agitados se revoltam? *
por que tramam as nações projetos vóos?
2Por que os reis de toda a terra se reúnem, +
e conspiram os governos todos juntos *
contra o Deus onipotente e o seu Ungido?
3'Vamos quebrar suas correntes', dizem eles, *
'e lançar longe de nós o seu domínio!'R.

4Ri-se deles que mora lá nos céus; *
zomba deles o Senhor onipotente.
5Ele, então, em sua ira os ameaça, *
e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz:
6'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei, *
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'R. 

7O decreto do Senhor promulgarei, +
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei +
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
9Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!'R.

Reflexão - Ser feliz é o grande desejo do nosso coração e a esperança é a nossa grande motivação para que prossigamos buscando a felicidade. Mesmo que não entendamos muito bem o porquê das coisas que acontecem de um modo ou de outro, nós esperamos no Senhor e é essa a nossa arma. Somos Seu povo e Sua herança, por isso Ele nos sustentará.

 

Evangelho - Jo 3,1-8

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,1-8

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos,  2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse:
'Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele'. 3Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus'.
4Nicodemos disse:  'Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?' 5Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.' 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espirito. 7Não te admires por eu haver dito:  Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “para nascer no Espírito”

Nascer do alto é assumir uma vida nova, direcionada por Deus e conduzida pelo Espírito santo. É deixar-se conduzir por uma nova mentalidade, uma nova maneira de agir, de pensar e de procurar a santidade. A nossa carne pensa, julga, faz cálculos, procura os seus interesses, questiona, duvida e, por isso, quem vive na carne nunca conseguirá nascer do alto. Pelo contrário, aquele que se abandona e deixa-se dirigir pelo Espírito de Deus, nasce da água e do Espírito e assim, pode entrar no Reino de Deus. Esta é a diferença! Assim como a pluma se deixa levar pelo vento sem questionar, também nós, se nos deixarmos levar pelo vento do Espírito Santo sem pedir explicações seremos conduzidos pelo caminho que o Senhor abriu para nós. Mas para que isto seja possível precisamos aprender a não questionar, não fazer cálculos, não duvidar, mas simplesmente entregar-se! Isto é nascer do Espírito! Não existem explicações para as obras de Deus. Quem as quiser “entendê-las” irá ficar na ignorância a vida toda e perderá a melhor parte do plano de felicidade que o Pai preparou para nós. 

- Você já nasceu da água e do Espírito ou sua carne ainda comanda a sua vida? 

- Você é uma pessoa racional ou já parou de fazer cálculos para compreender os mistérios de Deus?  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: