sábado, 24 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

24 DE ABRIL DE 2021

 

SÁBADO  DA TERCEIRA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

 

Cor: Branco

 

1ª. Leitura – At 9, 31-42

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,31-42

 

Naqueles dias: 31A Igreja, vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: 'Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!'
Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa.
38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado:
'Vem depressa até nós!' 39Pedro partiu imediatamente com eles.
Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro
as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas.
40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: 'Tabita, levanta-te!' ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se.
41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “pelo poder do Espírito Santo”

A Igreja vivia em paz, progredia no temor do Senhor e crescia, com a ajuda do Espírito Santo. Pedro e os outros apóstolos faziam prodígios em Nome de Jesus curando e libertando as pessoas.  Os enfermos eram curados, os paralíticos voltavam a andar e os  mortos ressuscitavam.  Eles seguiam os passos do Mestre e usavam as mesmas palavras de Jesus Cristo quando ordenavam: “levanta-te e arruma a tua cama”.  O Senhor, hoje, também nos convida a seguir os Seus passos e realizar, em Seu Nome, prodígios e milagres, pronunciando com firmeza a palavra-chave que Pedro usava: “Levanta-te”!  Em nome de Jesus e com a Sua autoridade nós também podemos dizer para as pessoas, levanta-te, arruma a tua cama, sai da tua passividade e do teu marasmo, porque, Jesus Cristo quer te curar, te libertar e te salvar.  No entanto, devemos ter plena consciência de que a obra é do Senhor e nós Seus instrumentos que precisamos nos ajoelhar e orar para nos manter em sintonia com o Senhor do impossível em unidade com o Espírito Santo. Esta é uma missão da Igreja!  Esta é a nossa missão! O seguimento de Jesus implica no prosseguimento do Seu Ministério aqui na terra. Todo poder vem do alto e o Espírito Santo é quem nos instrui e nos orienta. Hoje, muitas pessoas estão enfermas pelas mazelas físicas, emocionais e espirituais e estão abatidas, depressivas, desanimadas e desesperançada. Infelizmente, o vírus desta Pandemia está atacando o povo de Deus, por isso mesmo, Jesus nos convoca a interceder por elas, e, mesmo que não possamos nos aproximar, o Espírito Santo tem poder para ir pelos quatro cantos da Terra e operar em Nome de Jesus, por meio da nossa incessante intercessão. A nós compete somente reconhecer a nossa pequenez e obedecê-lo para também receber o poder do Alto. Só saberemos que o Espírito está agindo em nós e por meio de nós se nos colocarmos dependentes da Sua ação seguindo as Suas sugestões. O Espírito Santo é o motivador e o realizador, mas depende do nosso querer, da nossa boa vontade e da nossa conscientização. - Como você está vivendo a sua missão de ser Igreja no mundo? – Você tem crescido em graça e sabedoria? – Você tem se deixado guiar pelas sugestões do Espírito Santo? -  Você também tem feito milagres “em nome de Jesus? – Você tem promovido a unidade?   

 

Salmo 115, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12)

 

R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

12Que poderei retribuir ao Senhor Deus*
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
13Elevo o cálice da minha salvação,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor*
na presença de seu povo reunido.
15É sentida por demais pelo Senhor*
a morte de seus santos, seus amigos.R.

16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
que nasceu de vossa serva;*
mas me quebrastes os grilhões da escravidóo!
17Por isso oferto um sacrifício de louvor,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

 

Reflexão – Como também poderemos retribuir ao Senhor por todas as graças que Ele faz em nosso favor? O mínimo que nós podemos fazer, realmente, é cumprir a nossa missão de batizados e dar provas diante do povo das maravilhas que acontecem na nossa vida por causa da Sua bondade e Misericórdia. Ofertar um sacrifício de louvor é abrir os nossos lábios e testemunhar ao mundo a glória e o poder do Deus vivo.

Evangelho – Jo 6, 60-69

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69

 

Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' 68Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Só Cristo tem palavras de vida eterna!”

Jesus nos dá um ensinamento muito precioso, o de não racionalizar as coisas sobrenaturais. Ele foi firme diante dos questionamentos dos judeus e até dos próprios discípulos sobre as “palavras duras de comer o seu corpo e beber o seu sangue.” Muitos discípulos se escandalizavam e até se afastaram de Jesus quando Ele falou em comer a Sua carne e beber o Seu sangue. A ideia de que teriam de comer a carne e beber o sangue de Jesus escandalizava a muitos, justamente, porque eles procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo. Nós nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Somente com o nosso espírito podemos compreender as coisas de Deus e, somente colocando os olhos do nosso espírito à Luz da Fé, nós aceitaremos as Palavras de vida eterna. O nosso espírito é quem sustenta a nossa matéria e o Espírito Santo é quem nos vivifica.   Entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém o “Espírito é que dá vida” e “as palavras de Jesus são espírito e vida!”  E o Espírito é dado em abundância a quem reconhece que só Jesus tem as palavras de vida eterna! “Vós também vos quereis ir embora?” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus.” Hoje também há ainda muitos os que não acreditam na Eucaristia, e estão afastados da Igreja, mesmo tendo sido batizados e feito a 1ª comunhão. Eles se afastam porque não querem entender ou porque duvidam e se acham autossuficientes e até zombam de Cristo! Assumir as palavras de Jesus como espírito e vida é abraçar tudo o que Ele nos propõe sem questionamentos e com o coração convencido.

– Você tem convicção ao assumir o que Jesus propõe? – Você tem plena consciência de que quando comunga está comendo o Corpo e bebendo o sangue de Jesus?  

- Como você se sente em relação àquelas pessoas que não creem?

 – Como você tem demonstrado diante delas a sua fé em Jesus presente na Eucaristia?-

 Quais serão as palavras de vida eterna que Jesus hoje quer revelar para você?

 – Escute-O!

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

  

Nenhum comentário: