terça-feira, 20 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE ABRIL DE 2021

 

3ª. FEIRA DA 3ª. SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

 

Cor: Branco

 

1ª Leitura - At 7,51 - 8,1a

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 7,5l - 8,1a

Naqueles dias, Estevão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!' 54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos
e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: 'Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.' 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra  Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão  clamou dizendo: 'Senhor Jesus, acolhe o meu espírito.' 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: 'Senhor, não os condenes por este pecado.' E, ao dizer isto, morreu. 8,1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a beleza do céu na hora da tribulação”

Estêvão foi às últimas consequências e aceitou a morte para ser fiel a Jesus, por isso o céu se manifestou no seu coração. Ver o céu aberto é descortinar a nossa realidade interior e sentir a presença da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nos momentos mais angustiantes da nossa existência. Assim foi que Estêvão, na hora de maior provação, mas firme diante dos homens que o apedrejavam, olhou para o céu e, cheio do Espírito Santo, em perfeita sintonia com Deus, viu a Sua glória!   Os homens olhavam-no com os olhos da terra, olhar acusador e desconfiado, por isso não entendiam o seu comportamento nem queriam escutar as suas palavras e avançaram contra ele.  Somente alguém cheio do Espírito Santo pode ver o céu aberto e  sabe olhar para o seu coração distinguindo a glória de Deus se manifestar, mesmo que esteja na maior perseguição e tribulação. O céu está dentro de nós!  Quando estamos com o coração fechado e insensível não conseguimos nos submeter à ação do Espírito Santo e, por isso, também resistimos à graça de Deus que mora em nós. Também resistimos ao Espírito Santo quando não damos ouvidos às pessoas que são seus instrumentos para nos esclarecer a verdade; quando rejeitamos os ensinamentos e os mandamentos de Deus para seguir apenas a nossa humanidade voluntariosa; quando perseguimos, sem pensar, alguém que nos quer abrir os olhos, aconselhar, admoestar, enfim, quando preferimos desconhecer totalmente os mistérios de Deus dando preferência ao juízo que fazemos das coisas aparentes. Deus é fiel e nunca abandonará aqueles que Nele confiam. Quando enfrentamos qualquer dificuldade por amor à causa do reino, quando nos deixamos ficar cheios do Espírito Santo e assumimos o papel de anunciadores do reino nós sentimos no coração a beleza do céu.  Quando permanecermos firmes no anúncio do Evangelho, mesmo diante da morte, nós veremos “o céu aberto e Jesus de pé, diante de do Pai” e, por isso, conseguiremos perdoar. Só quem sente a presença do AMOR eterno no coração pode perdoar qualquer ofensa. Que nós possamos pedir ao Senhor que acolha o nosso coração com todas as incertezas, dúvidas e fraquezas e, como Estevão, na hora do sufoco entreguemos a Ele o nosso espírito.  - A quem você tem tido que enfrentar para ser fiel a Deus? - Nos momentos de perseguição você tem conseguido entregar-se ao Espírito Santo? – Você já viu o céu aberto? – Como você acolhe aos ensinamentos de Deus por meio das pessoas a quem você nem conhece? – Você costuma condenar alguém apenas pelas aparências?

 

Salmo - Sl 30, 3cd-4. 6ab.7b.8a. 17.21ab (R. 6a)

R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


3cSede uma rocha protetora para mim, *
3dum abrigo bem seguro que me salve!
4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; *
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!R.

6aEm vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
6bporque vós me salvareis, ó Deus fiel!
7bQuanto a mim, é ao Senhor que me confio.
Vosso amor me faz saltar de alegria.R.

17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *
e salvai-me pela vossa compaixão!
21aNa proteção de vossa face os defendeis *
21bbem longe das intrigas dos mortais.R.

 

Reflexão - Foi esta a oração que Jesus fez na Cruz, na hora da Sua morte. Confiando no Pai, embora sentindo-se abandonado, Jesus entregou o Seu Espírito através do canto desse salmo. “Porque vós me salvareis, ó Deus fiel!” Na hora do maior sofrimento e dor nós podemos também, como Jesus, entregar o nosso espírito ao Pai, confiando em que a Sua serenidade nos dará forças para que possamos ir até o fim no itinerário que nos é proposto.

 

Evangelho - Jo 6,30-35

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes?
31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'. 32Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu
o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.' 34Então pediram: 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.
35Jesus lhes disse: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “o pão do céu”

O Pai deu ao mundo o verdadeiro alimento para a alma do homem: Seu próprio Filho Jesus.   Jesus é o pão que desceu do céu, o pão que foi providenciado pelo Pai.   Naquele tempo a multidão pedia a Jesus um sinal como o que ocorrera no tempo em que Moisés conduzia o povo de Israel no deserto, quando caiu do céu o “maná”, como alimento. O povo atribuía a Moisés o milagre que acontecera, no entanto, como disse Jesus, o verdadeiro pão nos é dado pelo próprio Pai. Hoje também o céu está aberto e o pão que desce do céu é o próprio Jesus que vem alimentar a nossa alma e matar a nossa fome.  Precisamos tomar consciência de que este alimento está ao nosso alcance e que não precisamos mais de sinais nem de provas como pedia o povo no tempo em que Jesus estava na terra. Jesus é o sinal atual, Ele é o próprio maná que mata a nossa fome de Deus, para sempre. Às vezes nos apegamos às migalhas que recebemos aqui na terra e buscamos aqui e acolá sustento para as nossas carências materiais e emocionais. No entanto, precisamos nos colocar numa perspectiva espiritual para entendermos as palavras de Jesus. Ele fala ao coração do homem e não à sua mente ou ao seu entendimento humano.  “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”! O pão da vida é Jesus que nós experimentamos na Palavra e na Eucaristia que hoje nos alimenta e sustenta a nossa caminhada espiritual. Comungando o Corpo e o Sangue de Jesus e meditando com a Sua Palavra nós estamos entrando em comunhão plena com o próprio Deus.

– Você ainda pede sinais a Jesus para acreditar Nele? 

- Você já descobriu que o grande sinal que Jesus nos dá é a sua presença na Palavra e na Eucaristia? 

- Você sente a necessidade de se alimentar com o Corpo e o Sangue de Jesus? – O que você tem feito para provar deste Pão? 

- Você tem se abastecido da Palavra do Senhor todos os dias? 

– E com que frequência você tem alimentado a sua alma? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: