quarta-feira, 28 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE ABRIL DE 2021

 

QUARTA FEIRA DA QUARTA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 12, 24-13,5ª

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 12,24 - 13,5a


Naqueles dias: 24A palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais. 25Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério,
voltaram de Jerusalém, trazendo consigo João, chamado Marcos.
13,1Na igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém,
que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam,
o Espírito Santo disse: 'Separai para mim Barnabé e Saulo,
a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei.'
3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir. 4Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. 5aQuando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Eles tinham João como ajudante. Palavra do Senhor.

 

Reflexão “Enviados pelo Espírito Santo”

Os apóstolos e os discípulos de Jesus caminhavam sob a orientação do Espírito Santo e estavam sempre atentos a Sua condução e percebiam a hora e o momento de parar, de caminhar, de se dividirem ou se ajuntarem. Assim, portanto, eles prosseguiam com segurança e enfrentavam os desafios de cada tarefa no desempenho dos seus ministérios. O Senhor também já tem pronto o projeto missionário para nós e ouvir o Espírito Santo e obedecê-lo é o primeiro passo que precisamos dar. Entretanto, hoje, como naquele tempo, nós precisamos ser dóceis ao que o Espírito nos revela confiando plenamente na Sua unção, para progredir na nossa missão evangelizadora de cristãos batizados, assim como também nos nossos trabalhos profissionais, nas ações dentro das nossas famílias e no mundo.  O Espírito Santo está ao nosso dispor e tem as melhores soluções para os nossos problemas e questionamentos. Em qualquer situação do nosso dia a dia, nas coisas simples ou nas grandes empreitadas da nossa vida, nós temos a graça do Espírito que age em nós e nos garante uma caminhada segura. Porém, para isso, é necessário que também tenhamos perseverança na oração, nos sacramentos, no jejum, orando e impondo as mãos uns sobre os outros a fim de tomar as atitudes que o nosso coração nos motiva, certos (as) de que estamos sendo enviados (as) pelo Espírito de Deus.   – Você já consegue fazer assim? – Você se angustia e se apavora quando precisa enfrentar uma missão? -  Você tem pedido ajuda ao Espírito Santo para saber se precisa ir ou ficar? – Experimente de hoje em diante pedir ajuda ao Espírito Santo seguindo a Sua condução e comprove isso.

 

Salmo  66, 2-3. 5. 6.8 (R. 4)

 

R. Que as nações vos glorifiquem ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *
e sua face resplandeça sobre nós!
3Que na terra se conheça o seu caminho *
e a sua salvação por entre os povos.R.

5Exulte de alegria a terra inteira, *
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão, *
e guiais, em toda a terra, as nações.R.

6Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, *
que todas as nações vos glorifiquem!
8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra!R.

 

Reflexão - O Senhor Deus quer derramar a sua graça e a sua bênção sobre todos os povos, sem exceção nenhuma. “Exulte de alegria a terra inteira”; “Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.” Portanto, o desejo do Pai se realiza na vida de cada pessoa que assume a missão de filho de Deus e na terra conhece o Seu caminho e a Sua salvação.

 

Evangelho – Jo 12, 44-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 12,44-50


Naquele tempo: 44Jesus exclamou em alta voz: 'Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou.
45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo,
mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar.
50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - A palavra de Deus nos julgará”

O conhecimento da Palavra de Deus nos abre o entendimento para que possamos trilhar o caminho da salvação. Neste Evangelho Jesus nos fala claramente de coisas inerentes à fé na Sua pessoa e na Palavra de Deus. Assim, Ele nos fala para que não tenhamos dúvidas: - “ Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-Lo; Quem me rejeita e não aceita minha Palavra...já tem o seu juiz: “a palavra que eu falei o julgará no último dia”.  Desta forma Jesus revela com clareza os direcionamentos do plano do Pai para cada um de nós e nos forma  para dar os passos a fim de que este projeto se realize na nossa vida. O primeiro passo é crer em Jesus, o enviado do Pai, e depois, acolher a Sua palavra como Luz para o caminho. Tudo quanto Jesus nos afirma foi-lhe revelado pelo Pai, por isso, só Jesus tem palavras de vida eterna. A Palavra nos afirma que Jesus veio como Luz para nos revelar o conhecimento do Pai e nos tirar das trevas da ignorância nos salvando do pecado e da morte. Se o conhecimento da Palavra de Deus nos abre o caminho da salvação e não a ouvimos nem a praticamos é porque não temos fé e estamos ignorando a Jesus. Por isso, a Palavra nos julgará no último dia. Podemos acolher a Sua Palavra ou simplesmente, rejeitá-la. A opção é nossa, no entanto, nós teremos também que arcar com as consequências da nossa ignorância.

 - Você crê que Jesus Cristo é a Palavra do Pai para nós?  

 - Você tem levado a sério o Evangelho?

 – Ele tem sido bússola para o seu caminhar?

 -  As suas ações, os seus gestos, os seus pensamentos têm demonstrado isso? 

– Você ainda tem muitos questionamentos?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: