segunda-feira, 26 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

26 DE ABRIL DE 2021

 

SEGUNDA FEIRA DA QUARTA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 11, 1-18

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,1-18


Naqueles dias: 1Os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judéia,
souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus. 2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica
começaram a discutir com ele, dizendo: 3'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!' 4Então, Pedro começou a contar- lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5'Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida com uma grande toalha
que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim. 6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: 'Levanta-te, Pedro, mata e come.' 8Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca'. 9A voz me disse pela segunda vez: 'Não chames impuro o que Deus purificou'. 10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.
11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar.
Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem. 13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: 'Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família'. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.
16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: 'João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo'. 17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?'
18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram
e glorificavam a Deus, dizendo: 'Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!' Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “O Pai quer salvar a todos”

A imagem que Jesus mostrou a Pedro retrata também a imagem que criamos para outras pessoas que não comungam das nossas ideias, das nossas concepções, das nossas preferências e a quem também discriminamos. Deus nos purifica e por meio de nós Ele chama todas as pessoas, pois deseja salvar a todos. Não podemos nos pôr contra elas, pois combatemos somente as ideias. A quem nos mandar ir, o Senhor Deus dará a vida, gerada no Espírito Santo.  Assim como Pedro visitou a casa dos pagãos e o Espírito foi derramado em profusão, assim também pelo poder do Espírito Santo Ele purifica os corações das pessoas e por meio de nós Ele visita os corações. Não podemos discriminar ninguém porque Deus concede a todos o mesmo dom que deu a nós. Não podemos desprezar a nossa família quando entendemos e dizemos que lá não conseguimos nada nem às pessoas que não estão dentro da Igreja ou que pertencem à outra religião que não é a nossa. Jesus nos mandar ir a todos com a vivência do amor. Ele quer santificar as nossas famílias através de nós e das nossas fraquezas e elevar o mundo com a nossa fé. – Adiantará para você salvar-se sozinho (a) e a sua família se perder? - O que pensa das pessoas da sua casa, na sua família a quem considera impuras porque não são como você? – E no mundo, no seu trabalho, como você as vê? – E as pessoas que são de outras religiões? – Você as ama?

 

 Salmo - 41, 2-3;42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)

R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

41,2Assim como a corça suspira*
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh'alma
por vós, ó meu Deus!R.

3A minh' alma tem sede de Deus,*
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver*
a face de Deus?R.

42.3Enviai vossa luz, vossa verdade:*
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso Monte santo,*
até a vossa morada!R.

4Então irei aos altares do Senhor,*
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,*
meu Senhor e meu Deus!R.

 

Reflexão - Esta é uma grande verdade. Se, nos for dada a graça de poder sondar o mais profundo do nosso ser, nós iremos perceber que as palavras do salmista são o grito da nossa alma. Anelamos e desejamos ardentemente viver na presença de Deus. Este é o maior desejo do coração do homem. Conscientes disto, nós podemos experimentar, desde já, da Luz que vem do céu e nos guia aqui na terra. Somos novas criaturas quando deixamos que a luz do céu entre no nosso coração.

 

Evangelho – Jo 10, 1-10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo,
quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas, sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.
4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “A Igreja é o nosso Redil”

Jesus veio ao mundo para nos dar a vida em abundância. Ele é para nós a Porta que se abre a fim de que tenhamos felicidade e fartura. Quem ouve a voz de Jesus, ouve a voz do Pastor e não duvida da Sua condução. Somente Jesus pode nos conduzir rumo ao Pai. Todos os que buscam outros caminhos e seguem outras vozes terminam sendo enganados e fogem. A ovelha que é conduzida por Jesus tem plena confiança de que está no caminho certo. Quando a ovelha foge é porque o pastor não a fez entrar pela porta que é Jesus. Ela escapa daqueles que não anunciam Jesus, que não operam em nome de Jesus e por amor a Jesus. Quando nós fazemos as coisas em nome de Jesus, as portas se abrem e o verdadeiro Pastor toma conta do rebanho. As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque têm intimidade profunda com Ele! A Igreja é o nosso Redil, nela, estamos seguros porque é lá que se encontra Jesus, o nosso Pastor. Jesus escolheu os Seus Apóstolos que são os pastores que nos conduzem e nos alimentam com a Sua Palavra e com o Seu Corpo e o Seu Sangue. Por isso, precisamos escutar a voz do Papa que é o representante de Jesus na Igreja.  

- Você tem conseguido fazer as coisas em Nome de Jesus?

 – Você fala Jesus quando prega ou fala mais de si mesmo (a), das suas conquistas, das suas proezas? 

-  Você reconhece a autoridade de Jesus que fala através do Papa? 

- Você tem conseguido ouvir a voz de Jesus nos ensinamentos da Igreja? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: