quinta-feira, 22 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

22 DE ABRIL DE 2021

 

QUINTA FEIRA DA TERCEIRA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

 

Cor: Branco

1ª Leitura - At 8,26-40

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,26-40

Naqueles dias: 26Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
'Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto'. Filipe levantou-se e foi.
27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te desse carro e acompanha-o'. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: 'Tu compreendes o que estás lendo?' 31O eunuco respondeu: 'Como posso, se ninguém mo explica?' Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: 'Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra'. 34E o eunuco disse a Filipe: 'Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?' 35Então Filipe começou a falar
e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: 'Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?' 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.
39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe.
O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia. 
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Evangelizar é a nossa missão”

Felipe enfrentou o deserto, lugar de penúria, de dificuldade e de sequidão para obedecer a ordem do anjo do Senhor. Não questionou nem deu palpites, pois, estava consciente de que Deus o estava convocando para   uma missão importante: EVANGELIZAR!

A nossa missão também é Evangelizar anunciando ao mundo a Salvação de Jesus. Por isso, a missão de evangelizar tem como fundamento o anúncio da nossa experiência com Jesus Cristo e o testemunho da ação da Palavra de Deus, na nossa vida, em todos os momentos.  Evangelizamos, quando, falando de nós mesmos (as), de como nos sentimos, de como estamos transformados (as) e, porque estamos alegres, nós despertamos nas outras pessoas o desejo de também conhecer a Salvação de Jesus. Não podemos perder as oportunidades porque duvidamos da nossa capacidade e nos sentimos inferiores e sem capacidade para falar das coisas de Deus. Este é um tempo precioso para anunciar o Amor de Deus, quando as pessoas estão temerosas, tristes, desconsoladas por causa de tudo o que estamos vivendo no mundo. Não podemos ficar em débito com o mandado de Jesus. Precisamos Evangelizar!  Sair do templo, do Sagrado, para ir ao mundo é sair da luz para irradiá-la nas trevas: “o caminho é deserto”. Quando nos afastamos do conforto das “coisas de Deus” na casa de Deus, em missão, nós enfrentamos as dificuldades do deserto.  Deserto é lugar de penúria, de dificuldade, de sequidão, por isso, é também penoso para nós enfrentá-lo. No nosso caminho também encontramos aqueles que estão na ignorância e precisam encontrar a verdade.  Às vezes somos enviados para um ambiente hostil, e precisamos evangelizar aqueles que estão na completa ignorância das coisas de Deus e precisam encontrar a verdade.  Hoje, também os ministros dos reis, os dirigentes das nações, não estão no templo, eles estão no mundo, no deserto por onde andamos. “Aqui temos água. O que impede de que eu seja batizado” falou o eunuco!  O Espírito Santo é quem age e faz acontecer. Só precisaremos sair pelo deserto do mundo renovando o Batismo do Espírito Santo para aqueles (as) que têm fome e sede de Deus.     - Você também, como Filipe, tem encontrado pessoas que não entendem nada de Deus? O que você tem feito?  Você tem esclarecido alguma coisa? -  Como você age quando está fora da Igreja, da Comunidade, do Grupo de Oração?  - Você é fiel ao mandado de Jesus?

 

Salmo - Sl 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)

 

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


8Nações, glorificai ao nosso Deus, *
anunciai em alta voz o seu louvor!
9É ele quem dá vida à nossa vida, *
e não permite que vacilem nossos pés. R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: *
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
17Quando a ele o meu grito se elevou, *
já havia gratidão em minha boca!R.

20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, +
não rejeitou minha oração e meu clamor, *
nem afastou longe de mim o seu amor!R.

 

Reflexão - É o Senhor quem dá vida à nossa vida, diz o salmista. Você já pensou nisso? A nossa vida só tem sentido se for vivida em Deus. O Senhor nos escuta quando nós elevamos para Ele a nossa voz e o nosso clamor. Ele não nos deixa a ver navios quando imploramos a Sua assistência. Por isso, podemos dizer também com o salmista: “Bendito seja o Senhor Deus que me escuta e não rejeita a minha oração e o meu clamor!”

 

Evangelho - Jo 6,44-51

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído,
vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida.
49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Cristo está vivo para nos dar a nova vida, hoje.”

 A fé em Jesus Cristo é o que nos garante a vida eterna e, esta vida, nós já começamos a vivê-la aqui, agora, porque cremos que Jesus está em nós e manifesta esse clima de eternidade. Eternidade é a vivência do Amor de Deus operando em nós por meio de Jesus, pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. Com efeito, o próprio Jesus nos afirma: “Todos serão discípulos de Deus, por isso, aquele que foi instruído pelo Pai vem a mim”. Dessa forma, Ele nos garante que todo aquele que escutou o Pai e por Ele foi instruído, se aproxima dele. Portanto, se você escuta a Palavra de Deus, se você procura aprofundar-se nos mistérios sagrados, encontrará, com certeza, a Jesus Cristo pão da vida, pois a Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna. “Eu sou o pão da vida”! O pão que nós tocamos, vemos e vivemos é a Palavra e a Eucaristia.  Não esperemos por um tempo que virá, a vida eterna começa aqui, agora, pois o reino de Deus é Jesus e Ele já está no meio de nós se oferecendo como alimento, hoje! Não podemos permanecer na inanição, sofrendo a miséria e o flagelo que o mundo vive agora, nos lamuriando e murmurando!  Aproveitemos, pois, este é o momento mais importante da nossa vida! Temos a oportunidade de experimentar do pão da vida que sacia a nossa fome de amor.  

– Medite nas afirmações de Jesus nesse trecho do Evangelho e pense na sua vida, o que você tem experimentado e tem sentido em relação a Jesus e, mais uma vez, esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a si a nova vida, hoje.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: