quinta-feira, 1 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

1 DE ABRIL DE 2021

 

QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA

 

Cor: Roxo

 

 

1ª. Leitura - Êx 12,1-8.11-14

 

Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias: 1O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2” Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro.

5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até ao dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘Passagem’ do Senhor! 12E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua. - Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “uma instituição perpétua”

A saída do povo de Israel da terra do Egito para a Terra Prometida prefigura a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e a vida nova que Ele veio nos oferecer. A Páscoa é uma instituição perpétua para todos os povos porque significa a passagem do Senhor na nossa vida nos tirando da escravidão do pecado para a libertação. O Cordeiro sem defeito a que Moisés se refere prefigura Jesus Cristo que foi imolado para nos marcar com o Seu Sangue e nos livrar da morte. No Batismo nós somos assinalados com o Sangue de Jesus e nos tornamos Sua pertença, escolhidos e amados pelo Pai. Neste Tríduo Pascoal nós precisamos também estar preparados, com os pés calçados, com o cinto atado e cajado na mão, prontos para a viagem, vigilantes e com determinação para, reunidos em Comunidade, juntamente com toda a Igreja, revivermos todos os momentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.  A Quaresma foi o tempo que vivemos como preparação para a grande celebração desta festa memorável. Aproveitemos este momento de muitas dificuldades para nos unirmos ao sofrimento de Cristo colocando sobre a Sua Cruz a nossa vida com as nossas angústias e tribulações. Hoje é o dia do Banquete do Senhor, da Instituição da Eucaristia, por isso, com muita expectativa nós também nos unimos a Jesus para celebrar com Ele a Páscoa no Banquete que Ele mesmo nos preparou.  – Como você se sente hoje para viver este grande momento? – O seu coração está purificado e livre de todos os maus pensamentos? – Você já imaginou que Jesus quer celebrar este momento dentro do seu coração? – Experimente este estado de espírito e agradeça ao Senhor por essa oportunidade!

 

Salmo - Sl 115 -

 

R — O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

 

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor. — É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, mas me quebrastes os grilhões da escravidão!R

 

— Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.R 

 

Reflexão - Como poderemos retribuir ao Senhor por tudo o que Ele nos deu? Nunca poderemos retribuir tudo o que nós recebemos de Deus, a não ser acolher o dom da nossa vida e da Salvação que Jesus veio nos presentear. “O Senhor nos deu vida e salvação!” É isto que nossos lábios precisam proclamar e assim estaremos sendo fiéis Àquele que nos criou e que por amor nos salvou.

 

 

 

2ª. Leitura (1Cor 11,23-26)

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. - Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “fazer acontecer de novo”

São Paulo nos recorda as Palavras de Jesus na última ceia quando Ele, depois de dar graças partiu o pão e elevou o cálice, dizendo: “Fazei isto em minha memória!” Assim sendo, ele nos dá um ensinamento sobre o que significa a entrega de Jesus na Eucaristia que é celebrada todos os dias no mundo inteiro. Fazer algo em memória é fazer acontecer de novo.  Portanto, a Eucaristia é a memória do sacrifício de Jesus e acontece todas as vezes em que o sacerdote pronuncia estas palavras na Santa Missa! O sacrifício de Jesus mais uma vez se realiza e a aliança do Senhor com cada um de nós é sempre renovada. Todos nós precisamos, também, estar preparados, com os pés calçados e os rins cingidos, cajado na mão, libertados do pecado, do remorso, livres para acolher a terra prometida que é a vida nova anunciada pelo Pai. O Banquete é espiritual, o Corpo de Jesus é verdadeiramente uma comida e o Seu Sangue, verdadeiramente uma bebida que alimenta a nossa alma e nos torna participantes do Grande Mistério da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.  Que possamos deixar acontecer de novo na nossa vida a Salvação que Jesus nos oferece todos os dias. –  Quando participa da Santa Missa você tem consciência de que o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus se realiza? – Como você tem participado do Banquete de Jesus? – Você tem conhecimento de que todas as vezes que come deste pão e bebe deste cálice, está proclamando a morte do Senhor, até que ele venha? – Você crê na sua ressurreição?

 

Evangelho – Jo 13, 1-5

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 13, 1-15 

 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. 10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. 11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.  Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “para vivenciar o verdadeiro amor” 

Jesus reuniu os Seus discípulos para a Ceia e mostrou-lhes como vivenciar o verdadeiro amor. Tirando o manto da realeza, da autoridade e da dignidade de ser Filho de Deus Ele tomou uma toalha e abaixou-se para servir aos seus amigos. Com o seu gesto, Ele nos mostra que lavar os pés de alguém, é servir, estar à disposição, solidarizar-se fraternalmente com ele. E assim Ele nos dá um caminho seguro para seguir imitando o Mestre.  Mesmo que ainda não compreendamos o gesto de Jesus por causa da nossa limitação humana todos nós precisamos obedecê-lo, pois sabemos que só Ele tem para nós, palavras de vida eterna: “compreendeis o que acabo de fazer?... Se eu, o Senhor e mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”. Diante da incompreensão de Pedro ao querer dissuadi-Lo do Seu propósito de lavar os pés dos discípulos, Jesus replicou com uma afirmação que é muito importante para todos nós, hoje: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo.”  Os pés significam o nosso caminhar, nossas ações, nossas escolhas, nossas preferências. Quando acolhemos com humildade o auxílio de alguém que em Nome de Jesus se oferece para nos ajudar, estamos nos deixando lavar por Jesus. Do contrário, quando não admitimos ser “lavados” e servidos por alguém é sinal de que já nos consideramos perfeitos e, por isso, não necessitamos de ajuda. Somente depois de lavar os pés dos Seus discípulos foi que Jesus vestiu novamente o manto e sentou-se. Isto para nós é muito significativo, pois nos ensina a não nos omitir nem descansar diante das ocasiões de prestar serviço e ajudar às pessoas as quais encontramos no nosso dia a dia. No tempo atual da nossa vida, diante de tantos irmãos necessitados nós estamos tendo muitas oportunidades de vivenciar o verdadeiro amor conformados ao que Jesus nos ensinou. Fazendo assim, estaremos conscientes de que cumprimos com o mandamento de Jesus

– Você tem aproveitado as ocasiões para “lavar os pés” de alguém?

 – Você tem se deixado lavar os pés por alguém?

 – Você aceita a ajuda de alguém a quem não conhece?

 – Quem poderá estar precisando ser lavado por você, hoje?

 – Faça uma reflexão!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: