sexta-feira, 5 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE MARÇO DE 2021

 

6ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

 

DA QUARESMA

Cor Roxo

 

1ª Leitura – Gn 37, 3-4.12-13ª.17b-28

 

Leitura do Livro do Gênesis 37, 3-4.12-13a.17b-28


3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente. 12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13adisse Israel a José: 'Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles'. 17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe,
antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: 'Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lança-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos'. 21Rúben, porém, ouvindo isto, disse-lhes: 22'Não lhe tiremos a vida'! E acrescentou:
'Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto,
e não o toqueis com as vossas mãos'. Dizia isto, porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas, que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito. 26E Judá disse aos irmãos: 'Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne'.
Concordaram os irmãos com o que dizia. 28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna,
e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas:
e estes o levaram para o Egito. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “somos como um filho único diante do Pai

Quando tomamos conhecimento da história dos homens e mulheres da Bíblia nós percebemos nitidamente como ela se parece com a nossa. Identificamos aqueles que são mais ou menos invejosos, vingativos, os que têm mais prudência, assim também os que amam e os que odeiam. Em todos os fatos nós percebemos que o amor ou o desamor, assim como o dinheiro, são a tônica e o motivo para que até os irmãos se digladiem ou e se traiam. O amor de Israel por José sobressaia por causa do zelo que o pai tinha para com ele, o filho mais novo e que lhe tinha nascido na velhice. Por isso os seus irmãos o odiavam e o invejavam, e tramavam contra ele procurando encontrar uma maneira de verem-se livres dele. Tomando o exemplo dos irmãos de José, que foram os antepassados de Jesus, nós também podemos fazer uma avaliação da nossa postura diante do amor de Deus que se revela na nossa vida e na vida de cada pessoa. Muitas vezes, não nos sentimos amados por Deus porque não entendemos o Seu “modo” de zelar por nós. Queríamos usufruir mais dos benefícios que Ele tem poder para nos conceder, e entendemos que os outros são mais privilegiados do que nós.  Esquecemos de que Ele ama a cada um de nós de uma maneira pessoal, individual e que somos como um filho único diante do Pai.  Ao contrário, estamos mais voltados (as) para o mundo e para as pessoas invejando a sua vida ou esperando delas o amor que elas não têm para nos oferecer. Outras vezes, nos detemos a cobiçar as pessoas que aos nossos olhos foram mais abençoadas por Deus.  Por não entendermos, que talvez elas estejam mais abertas para tudo o que Deus lhes concede e, por isso, acolhem melhor as Suas graças, queremos tirá-las a todo custo do nosso caminho e a nossa vingança também é a de mandá-las para o Egito.  O Egito é um lugar de escravidão, de humilhação, de cadeias, e assim, lançamos a sorte delas como foi lançada a sorte de José pelos seus próprios irmãos. Ninguém está fora disso!  Na nossa humanidade nós só admitimos ocupar o primeiro lugar em tudo, ser o primeiro na preferência das pessoas, e invejamos quando alguém se sobressai mais, chama mais atenção que nós e recebe mais carinho. Se, não matamos literalmente, se, não vendemos literalmente, nós depreciamos, e propagamos o mal, caluniamos as pessoas com simples palavras, gestos e julgamentos.  Precisamos firmemente nos apossar da certeza de que somos filhos e filhas amados do Pai e que independentemente da nossa situação de vida a Fé no Seu Amor misericordioso é a razão para que possamos receber a herança que nos foi destinada por meio de Jesus, o Filho amado do Pai. – Você tem fé no amor misericordioso de Deus? – Você sente este amor? - Como você se sente diante das pessoas que dão testemunho ao mundo de que são amadas por Deus? – Você as inveja?  Você acha que há diferença entre “matar” e “fazer desaparecer da vista”? -  Você se sente de alguma maneira, preterido, (a), menos querido (a) do que outros (as? 

 

 

Salmo 104, 16-17.18-19.20-21 (R. 5a)

 

R. Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

16Mandou vir, então, a fome sobre a terra *
e os privou de todo pão que os sustentava;
17um homem enviara à sua frente, *
José que foi vendido como escravo.R.

18Apertaram os seus pés entre grilhões *
e amarraram seu pescoço com correntes,
19até que se cumprisse o que previra, *
e a palavra do Senhor lhe deu razão.R.

20Ordenou, então, o rei que o libertassem, *
o soberano das nações mandou soltá-lo;
21fez dele o senhor de sua casa, *
e de todos os seus bens o despenseiro.R.

 

Reflexão - Este salmo antecipa as maravilhas que o Senhor fez na vida de José que abriu passagem para o povo de Deus para o Egito. Assim como ele, nós também, mesmo tendo sido levado à força para situações de penúria, recebemos de Deus a graça de dar testemunho da Sua proteção e do Seu auxílio.

 

Evangelho – Mt 21, 33-43.45-46

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21,33-43.45-46

 

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes
e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33Escutai esta outra parábola:
Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta,
fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita,
o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros
para receber seus frutos.35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: 'Ao meu filho eles vão respeitar'.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si:
'Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!' 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar,
o que fará com esses vinhateiros?' 41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo.'
42Então Jesus lhes disse: 'Vós nunca lestes nas Escrituras:
'a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;
isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos'?
43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “O Pai preparou o mundo para todos nós

Sabemos que Deus Pai criou o mundo para que todos desfrutássemos do Seu amor, assistência e proteção. No entanto, o pecado dos nossos primeiros pais no tirou do convívio e da intimidade de Deus Pai e o orgulho e a soberba nos afastaram da fonte do Seu Amor. O homem pecou, mas o Senhor não o abandonou e fez uma promessa de restauração da aliança violada: A vitória do Salvador sobre o Tentador e o Pecado, conforme, Gn 3,15.  Desde então, a maior obra do Pai tem sido a de nos atrair novamente a Si, com o intuito de que gozemos novamente da Sua presença e do Seu grande amor.  O povo de Israel  não deu ouvidos aos patriarcas, aos profetas e juízes enviados por Deus para começar a Sua obra de salvação.  Finalmente, o Pai mandou o Seu próprio Filho Amado e Escolhido, Jesus Cristo para ensinar ao povo de Israel o jeito certo de bem administrar o reino dos céus aqui na terra e salvá-lo do pecado e da morte. Jesus veio para o povo judeu, mas os judeus não O aceitaram como Salvador, desse modo, por misericórdia de Deus, Ele voltou-se para os pagãos e se entregou por toda a humanidade.  Portanto, nós cristãos que cremos em Jesus como Senhor e Salvador somos hoje os vinhateiros a quem o Senhor entregou a Sua vinha, isto é, o Seu reino, para que seja edificado e cultivado por nós. Somos, hoje os lavradores da vinha, somos nós aqueles a quem o proprietário entregou a sua propriedade, porém, Ele quer receber de nós, a safra.   Por isso, para que possamos nos apropriar deste legítimo direito precisamos crer e reconhecer Jesus como o herdeiro do Pai que veio trazer para nós a herança da vida eterna. O reino foi tirado do povo de Israel e entregue a nós, a fim de que possamos dar bons frutos, não só materialmente falando, mas na qualidade de vida humana e espiritual com santidade e justiça. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram, mas tornou-se a pedra angular, isto é, a pedra central da nossa fé.   Desse modo Jesus vem nos lembrar de que o frutos que Ele quer receber das nossas mãos é a vivência do amor que nos faz ser testemunhas de que o Pai preparou o mundo para todos nós. 

- Quem é Jesus para você?

 - Você crê Nele como Senhor e Salvador da sua vida?

 – Você vive de acordo com os Seus ensinamentos? 

– Você tem trabalhado para colher frutos na vinha do Senhor? 

- Se lhe pedissem hoje contas qual seria a colheita que você teria para entregar ao proprietário?  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: