domingo, 28 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

28 DE MARÇO DE 2021

 

DOMINGO DE RAMOS DA

 

PAIXÃO DO SENHOR

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Is 50,4-7

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,4-7

 

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o servo tem os ouvidos bem abertos”

O servo a que se refere esta passagem é Jesus, no entanto, cada um de nós, homem ou mulher, que nos propomos a segui-Lo como discípulo, deveremos ter o entendimento para escutar as palavras desta profecia: “O Senhor deu-me uma língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida”;  Ele me excita o  ouvido para prestar atenção como um discípulo”. Jesus é o nosso Referencial e Mestre e nós somos os seus discípulos, portanto, como Ele, precisamos ter os ouvidos bem abertos e não resistir ao chamado de Deus apesar de todas as dificuldades, porque Ele é o nosso auxiliador e não nos deixará desanimar.  O servo que é fiel ao projeto de Deus está sempre atento às Suas orientações e ensinamentos como um aluno atencioso. Deus mesmo é quem nos conduz e mesmo que enfrentemos a fúria e a rebeldia dos inimigos, permaneceremos firmes e não desistiremos.   Todos nós que dizemos ser servos e servas de Jesus, precisamos seguir o caminho que Ele mesmo nos abriu e nos pôr à disposição do Espírito Santo que nos inspirará e nos conduzirá. Servo é quem se compromete livremente a prestar serviço ao próximo, por amor, não desviando o rosto nem procurando se esquivar dos encargos e compromissos confiante de que o Senhor Deus é o Auxiliador e não o deixará humilhado(a).   Você é servo de alguém? – A quem você está servindo aqui na terra? – Você tem enfrentado dificuldades no seu seguimento de cristão? – Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo no serviço que presta a Deus e aos homens? – Você é obediente?

 

Salmo - Sl 21,8-9.17-18a.19-20.23-24 (R.2a)

R. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?

8Riem de mim todos aqueles que me vêem,*
torcem os lábios e sacodem a cabeça:
9'Ao Senhor se confiou, ele o liberte*
e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'R.

17Cães numerosos me rodeiam furiosos,*
e por um bando de malvados fui cercado.
Transpassaram minhas mãos e os meus pés
18e eu posso contar todos os meus ossos.*
Eis que me olham e, ao ver-me, se deleitam! R.

19Eles repartem entre si as minhas vestes*
e sorteiam entre si a minha túnica.
20Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe,*
ó minha força, vinde logo em meu socorro! R.

23Anunciarei o vosso nome a meus irmãos*
e no meio da assembléia hei de louvar-vos!
24Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores,
glorificai-o, descendentes de Jacó,*
e respeitai-o toda a raça de Israel!R.

 

Reflexão - Na liturgia de hoje nós acompanhamos os passos de Jesus na caminhada para o calvário. O salmista antecipa tudo o que Jesus iria passar durante o Seu martírio até o momento em que Ele se sentiu abandonado pelo próprio Deus. Isso nos leva a pensar nos momentos em que nós também nos sentimos sem ninguém, vivendo a nossa dor, solitários no meio da multidão ao nosso redor. São momentos em que precisamos enfrentar o deserto tão necessário para o nosso crescimento. Mesmo assim, como Jesus, nós ainda temos força para dizer: “anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembleia hei de louvar-vos!” O Pai que sofre conosco mesmo sem percebermos, alegrar-se-á conosco com o nosso louvor.                                               

 

2ª. Leitura - Fl 2,6-11

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2,6-11

 

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens.
Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo,
fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: 'Jesus Cristo é o Senhor', para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor.

Reflexão – “por obediência ao Pai”

 

Jesus não fugiu do sofrimento, mas enfrentou a morte por obediência ao Pai, por isso não se prevaleceu da Sua divindade e se fez escravo como nós. “Ele esvaziou-se e humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.” Comparando a nossa vida com a vida de Jesus chegamos à conclusão de que Ele fez justamente o contrário do que nós sempre fazemos. Quantas vezes nós nos prevalecemos da nossa posição social ou então apresentamos outra justificativa para sermos privilegiados e não precisarmos passar por alguma situação de humilhação!  O nosso primeiro argumento é mostrar quem somos nós, o nosso status, poder, situação financeira, desde que nos livremos da obediência à obrigação que nos é conferida. Jesus, no entanto, Mesmo sendo de condição divina, Ele não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens”.  Por isso, Deus o exaltou acima de tudo, dando-lhe o Nome diante do qual todos nós devemos nos ajoelhar. Tomando consciência da nossa condição humana imperfeita precisamos seguir o exemplo de Jesus e, diante de Deus, humildemente reconhecer a nossa limitação e nos abandonar à Sua Vontade. Assim sendo, com certeza, também seremos exaltados e acolhidos no reino dos céus. Tudo para a glória de Deus Pai! – Você tem coragem de enfrentar as dificuldades por obediência à Palavra de Deus? – Você costuma apresentar-se como uma pessoa que tem poderes ou se limita apenas a ser uma pessoa comum? – Você faz discriminação entre as pessoas quando estas o (a) procuram?


Evangelho - Mc
14,1-15,47

 

Reflexão - “Somos protagonistas da Paixão de Jesus, hoje”

 

Neste Domingo de Ramos, como preparação para a Semana Santa, nós temos a oportunidade de rememorar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, desde os acontecimentos que a antecederam até a Sua concretização. Contemplando este cenário nós podemos claramente perceber que em todos os relatos nós também, hoje, poderíamos nos inserir como protagonistas da história e, assim, refletir que continuamos com as mesmas atitudes daqueles que entregaram e crucificaram Jesus.  Desde a sua estada na casa de Simão quando a mulher pecadora derramou um perfume valioso nos Seus pés e foi criticada pelos que estavam presentes; na celebração da Páscoa quando Ele anunciou que seria traído e os discípulos ficaram atemorizados e curiosos pois queriam saber quem seria o traidor; quando vemos Judas Iscariotes entregar Jesus por 30 moedas fazendo o que lhe mandavam os Seus inimigos; no Getsêmani, quando Ele sofreu a grande agonia e os discípulos não conseguiram ser solidários com a Sua dor. A incoerência de Pedro que, para defender Jesus cortou a orelha do empregado do sumo sacerdote e logo depois negou Jesus por três vezes. Também quando a multidão preferiu soltar Barrabás esquecendo todas as obras que Jesus realizara no meio deles. Em cada cena, em cada manifestação nós podemos nos reconhecer culpados, mas também podemos sofrer com Jesus nos colocando diante da Sua Cruz e oferecendo a Ele as nossas dificuldades, nossas dores, nossas inquietações. O sofrimento que é colocado na Cruz de Jesus torna-se redentor e nos leva a experimentar a libertação e o consolo. Apesar da nossa falta de entendimento, podemos experimentar, simplesmente, a alegria de sofrer por amor a Ele. A Ele podemos dizer apenas: “Senhor, eu não entendo nada, mesmo assim confio em Vós!”

 

– Com os seus atos egoístas, você reconhece que contribuiu para a Crucificação de Jesus?

– Qual o sentimento que se apossa do seu coração quando você reflete sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo?  

- Você consegue enxergar as incoerências na sua vida?

 – Anote no seu caderno de oração.

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: