quarta-feira, 24 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

24 DE MARÇO DE 2021

 

4a. FEIRA DA QUINTA SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95

 

Leitura da Profecia de Daniel 3,14-20.24.49a.91-92.95

Naqueles dias: 14O rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: 'É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer?
15E agora, quando ouvirdes tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos? 16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabucodonosor: 'Não há necessidade de te respondermos sobre isto: 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que nós não prestaremos culto a teus deuses
e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer'.
19A estas palavras, Nabucodonosor encheu-se de cólera
contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Adbênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente. 24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas,  entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49aMas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros. 91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente,
e perguntou a seus ministros: 'Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo?' Responderam ao rei:
'É verdade, ó rei'. 92Disse este: 'Mas eu estou vendo quatro homens
andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal,
e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus.' 95Exclamou Nabucodonosor: 'Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago, que enviou seu anjo e libertou seus servos,
que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei,
preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro Deus que não fosse o seu Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a melhor oração é o louvor”

 Os três jovens que se rejeitaram a adorar os deuses do rei não se deixaram seduzir e confiaram no Senhor que não os deixou cair nas mãos do inimigo. A nossa vida e a nossa sobrevivência também estão entregues nas mãos do Senhor Todo Poderoso!  Se Ele quiser que passemos pelo fogo, nós provaremos da sua assistência e proteção e Ele nos enviará um anjo para nos libertar do calor do fogo, nos refrescar e, assim, também poder louvá-Lo!  O exemplo dos jovens na fornalha ardente é uma motivação para que possamos enfrentar o fogo das tribulações, dos infortúnios e de tudo quanto possa estar acontecendo agora na nossa vida. É motivação também para que possamos resistir diante dos reis deste mundo quando eles insistem em nos fazer propostas “promissoras” quando enfrentamos os desafios do nosso dia a dia. Há momentos na nossa vida em que nos sentimos encurralados (as) e não vemos saída pois estamos no meio do fogo da provação.  Ou também quando estamos cedendo às sugestões do mundo e às investidas do inimigo que nos acena com a “vida” e nos dá de bandeja, “a morte”. Nestes momentos a Palavra do Senhor nos convida a ter firmeza: “Ele enviou seu anjo para salvar seus servos, os quais, depositando nele toda a sua confiança, e transgredindo as ordens do rei, preferiram expor suas vidas a se prostrarem em adoração diante de um deus que não era o seu.”  Precisamos estar muito firmes e confiantes na Palavra de Deus que nos prometeu mandar um anjo para guardar o nosso caminhar. Nesses momentos a melhor oração será o louvor. Louvar o Senhor na hora da tentação e da dificuldade é a saída que teremos e a certeza de que o anjo do Senhor desceu para perto de nós e nos livrará da morte. – Você já passou ou está passando por alguma situação dessas? – Como você age? - Você costuma cair no “conto do vigário” ou enfrenta o rei confiando em Deus? – Esta história pode servir de lição para você? – Você consegue louvar a Deus no meio da provação?    

 

Salmo - Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 (R. 52b)

 

R. A vós louvor, honra e glória eternamente!


52Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.*
Sede bendito, nome santo e glorioso.R. 

53No templo santo onde refulge a vossa glória.R. 

54E em vosso trono de poder vitorioso.R. 

55Sede bendito, que sondais as profundezas*
e superior aos querubins vos assentais.R. 

56Sede bendito no celeste firmamento.R.

Reflexão - Louvar e honrar a glória do Senhor é para nós um remédio muito eficaz. Eternamente, significa para sempre, por isso mesmo, em todas as ocasiões e por qualquer motivo nós devemos dar graças ao Senhor como fez Daniel na fornalha ardente. Faça hoje a sua oração de louvor imitando a Daniel e diante das obras que têm

acontecido na sua vida repita também como ele: “a vós louvor, honra e glória, eternamente!”

Evangelho - Jo 8,31-42

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,31-42

Naquele tempo: 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade,
e a verdade vos libertará.' 33Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém.
Como podes dizer: `Vós vos tornareis livres'?' 34Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre.
36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós.
38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' 39Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.'
Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim,
que vos falei a verdade que ouvi de Deus.
Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai.'
Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério,
temos um só pai: Deus.' 42Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A palavra de Deus é a verdade!”

Neste Evangelho Jesus nos garante: quem conhece a verdade é livre! Todos nós buscamos a verdade e ansiamos também por liberdade. A palavra de Deus é a verdade! É Ela quem nos liberta de toda trama do inimigo que tenta extinguir a nossa identidade de filhos e filhas de Deus. Todos nós fomos criados para ser livres e a liberdade é um dom intrínseco à nossa condição de criaturas de Deus. O discípulo de Jesus, portanto, se permanecer fiel à Palavra de Deus, estará livre de toda tentativa de escravidão do inimigo, pois, ela nos revela a verdade que nos liberta, nos tira da ignorância, esclarece as nossas dúvidas e nos faz enxergar os sinais de esperança e de vida nova que o Senhor quer nos mostrar. Jesus Cristo veio ao mundo para nos revelar a face de Deus e nos comunicar o jeito de ser do Pai, para que possamos imitá-Lo, visto que fomos feitos à Sua imagem e semelhança. A experiência com o amor de Deus nos leva a ter conhecimento profundo dos Seus mistérios para a nossa vida. Há muitas coisas que aspiramos alcançar, no entanto, não temos conhecimento de que é vontade do Pai para nós. Somente Jesus, que conhece o Pai, pelo poder do Espírito Santo, por meio da Sua Palavra pode nos ensinar as verdades que O Pai nos deseja transmitir. Assim, nós poderemos ser livres de nós mesmos (as), das nossas tendências pecaminosas e da nossa humanidade decaída pelo pecado.   Em Jesus, fomos livres do pecado que antes nos escravizava.  Deus tem um plano de amor para cada um de nós, pessoalmente, e na   medida em que o percebemos vamos nos tornando mais livres de nós mesmos (as), dos nossos   projetos pessoais.  

– Qual é a imagem que você tem de Deus, Pai?

 – O que Jesus veio ensinar em relação ao Pai?

 – Você conhece a verdade sobre si mesmo (a)?

 – Você se considera uma pessoa livre de si mesmo e da influência de outras pessoas?

  - Você já começa a ter entendimento da verdade de Deus para a sua vida?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: