terça-feira, 23 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

23 DE MARÇO DE 2021

 

3a. FEIRA DA QUINTA SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Nm 21,4-9

 

Leitura do Livro dos Números 21,4-9

Naqueles dias: 4Os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se,
5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo:  'Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável'.
6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: 'Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti.
Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes'. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: 'Faze uma serpente abrasadora
e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá'. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze
e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze,
ficava curado. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – é necessário atravessar o deserto para chegar na Terra Prometida

A impaciência e a murmuração fizeram com que o povo no deserto se afastasse da graça de Deus e caísse na desgraça do inimigo. Sem paciência para esperar o tempo de Deus murmuravam contra Ele e contra Moisés, reclamando por tudo e esquecendo as maravilhas que Deus já operara na sua caminhada para a Terra Prometida. Por causa disso, sofreram as consequências da sua rebeldia e lamentação, sendo mordidos por serpentes venenosas que os levaram até à morte. Parece até que estamos vivendo diante do mesmo cenário. Nestes tempos em que os acontecimentos nos arrastam para situações inóspitas é como se estivéssemos também atravessando um deserto com todas as inseguranças e tivéssemos esquecido o tempo da bonança. Nem paramos para saber em que precisamos mudar, nem tampouco porque estamos sofrendo, o que compete a nós e o que podemos fazer. Simplesmente não aceitamos os acontecimentos da nossa existência, nos rebelamos diante do que entendemos ser injusto para nós e, por isso, nos afastamos e nos desviamos da graça de Deus e da Sua soberana vontade. Assim como eles, nós também murmuramos, reclamamos, não temos paciência, queremos desistir, desejamos fazer as coisas segundo a nossa vontade e nos damos mal, pois caímos na desgraça. A falta de conformação, a rebeldia e a murmuração trazem implicações funestas para nossa vida. Representam “a soberba do homem” que não admite passar por provações e dificuldades.  Precisamos ter consciência de que necessitamos atravessar o deserto para chegar na Terra que nos foi prometida por Deus. Se a nossa vida fosse completamente sem as surpresas que nos desestabilizam, com certeza, nós não olharíamos para Deus. Em virtude do nosso pecado, somos a cada dia, mordidos (as) por serpentes, isto é, caímos na rebeldia da nossa carne e nos afastamos de Deus. O arrependimento é o primeiro passo para a nossa conversão. A serpente é o pecado que nos fere e deixa em nós o seu veneno devastador. Naquele tempo o Senhor ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze, prefigurando Jesus Cristo que foi elevado na Cruz e se fez pecado para nos salvar. Quando olhamos para Jesus e nos apossamos do Seu poder salvador, nós também estamos livres do pecado que nos aprisiona. - Como você tem vivido este tempo de PANDEMIA?

– Como é a sua reação diante das dificuldades que estão surgindo? – Você é uma pessoa impaciente, que murmura e reclama pelas coisas que não saem de acordo com seus planos? 

-  Você tem experimentado orar para se fortalecer? 

- Experimente olhar hoje para JESUS CRUCIFICADO e refletir sobre todas as suas murmurações, impaciências, desistências. Algo Ele quer ensinar a você por meio da Cruz!

 

Salmo - Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2)

 

R. Ouvi, Senhor, e escutai minha oração 
e chegue até vós o meu clamor.


2Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, *
e chegue até vós o meu clamor!
3De mim não oculteis a vossa face *
no dia em que estou angustiado!
Inclinai o vosso ouvido para mim, *
ao invocar-vos atendei-me sem demora!R. 

16As nações respeitarão o vosso nome, *
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
17quando o Senhor reconstruir Jerusalém *
e aparecer com gloriosa majestade, 
18ele ouvirá a oração dos oprimidos *
e não desprezará a sua prece.R. 

19Para as futuras gerações se escreva isto, *
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
21para os gemidos dos cativos escutar *
e da morte libertar os condenados.R.

Reflexão - A oração daquele que se arrepende chega até os ouvidos de Deus e é atendida. O Senhor na sua infinita misericórdia não despreza a oração de quem está oprimido pelo pecado. Embora seja ele um ser pecador o homem pode esperar o perdão de Deus quando se arrepende. Por isso, o salmo diz que o Senhor olha a terra do alto do céu, para escutar os gemidos dos cativos e da morte libertar os condenados. Não existe mais condenação para quem suplica a misericórdia de Deus.

 

Evangelho - Jo 8,21-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21'Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou,
vós não podeis ir.' 22Os judeus comentavam: 'Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'?'
23Jesus continuou: 'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto.
Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados.' 25Perguntaram-lhe pois:
'Quem és tu, então?' Jesus respondeu: 'O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo.' 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou:
'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado.'
30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão“Estamos no mundo, mas não somos do mundo”

 Morrereis nos vossos pecados, se não acreditas que eu sou!” Jesus abria os olhos dos fariseus, mas eles não entendiam nada do que Ele lhes falava. Morrer no pecado é desconhecer e rejeitar a salvação de Jesus. A mentalidade de Jesus divergia completamente de tudo o que o mundo costumava pregar e os fariseus estavam impregnados da sua própria mentalidade.  'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. A mentalidade do mundo é diferente do modo de pensar de Deus e somente quando temos intimidade com Ele nós conseguimos entender o mistério da Salvação.  Só quem pode nos tirar da morte do pecado é Jesus Cristo, que veio em nome do Pai para revelar ao mundo a Sua misericórdia.   Assim como os fariseus muitos de nós, hoje, também, precisamos de provas para manter a nossa fé e perdemos tempo alimentando a incredulidade esperando por algo que não aconteceu.  Desta forma não assumimos verdadeiramente o senhorio de Jesus, tendo-o como nosso Senhor e Salvador.  'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto”. A Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus é a prova conteste de que Ele veio nos salvar deste mundo, por isso, não podemos viver aqui desassociados da mentalidade do alto. O primeiro passo é a Fé. Fé em Jesus Cristo que já foi elevado na CRUZ, que já ressuscitou e já nos deu vida nova, vida em abundância. Precisamos confiar e mesmo que estejamos passando por muitas tribulações e incertezas, não podemos cair nas armadilhas do inimigo que deseja nos atrelar ao mundo. Nós também, não somos do mundo, estamos aqui de passagem. 

  – Você também precisa de mais provas para crer que Jesus é o Senhor?

 – O que significa para você o Sinal da Cruz?

 – A salvação de Jesus tem causado efeito na sua vida? 

 - Para você o que significa viver na terra com os olhos voltados para o alto?  

- Em que momento aqui na terra você sente o clima de céu? – Você consegue explicar a alguém, isto?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: