sábado, 20 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

20 DE MARÇO DE 2021

 

SÁBADO DA QUARTA SEMANA DA

 

QUARESMA

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Jr 11,18-20

 

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 11,18-20

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim:  'Vamos cortar a árvore em toda sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado.' 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “confiando no Senhor não seremos confundidos”

 Deus julga com justiça e examina os afetos do coração, conhece tudo e antes que aconteçam as perseguições Ele dá sabedoria e força àqueles que nele confiam. A figura do servo sofredor e confiante nos leva a refletir sobre nós mesmos (as) que somos aqui na terra como “mansos cordeiros levados ao sacrifício”, quando nos entregamos à vontade de Deus. Apesar de todas as perseguições que estamos sofrendo no tempo atual da nossa vida, confiando no Senhor não seremos confundidos.  Jesus, o justo cordeiro, o inocente é o nosso referencial.  Estamos vivendo um tempo em que não conhecemos a quem trama contra nós e quer nos derrubar por meio da enfermidade e da situação de penúria a que estamos submetidos, mas no nosso coração encontramos força para continuar, pois, conhecemos Aquele a quem entregamos a nossa causa.  Estamos convencidos (as) de que somente a Jesus, nós poderemos confiar o nosso pleito. Sutilmente o Espírito Santo, que julga com justiça e analisa os afetos do nosso coração pode nos conduzir e nos livrar dos males e enfermidades que nos fazem padecer. - Em algum momento você também se sentiu perseguido (a), injustiçado (a)?  - Na hora da aflição você tem experimentado a força que vem de Deus ou se sente só, abandonado (a), desesperado (a)?  A quem você entrega o seu destino?

Salmo - Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R. 2a)

 

R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.


2Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: *
vinde salvar-me do inimigo, libertai-me!
3Não aconteça que agarrem minha vida +
como um leão que despedaça a sua presa, *
sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!R. 

9bJulgai-me, Senhor Deus, como eu mereço *
9ce segundo a inocência que há em mim!
10Ponde um fim à iniquidade dos perversos, +
e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, *
vós que sondais os nossos rins e corações.R. 

11O Deus vivo é um escudo protetor, *
e salva aqueles que têm reto coração.
12Deus é juiz, e ele julga com justiça, *
mas é um Deus que ameaça cada dia.R.

Reflexão - Às vezes nos enganamos e não entendemos que o Senhor vem salvar não aqueles que se auto julgam e que vivem a vida fazendo as coisas dentro da lei, mas aos que O procuram e O invocam como refúgio e salvação. “Julgai-me, Senhor Deus como eu mereço”, esta deve ser a nossa prece. Diante de Deus nós merecemos apenas a Sua misericórdia, porque Ele é Bom e a Sua justiça para nós é o Seu Amor.

 

Evangelho - Jo 7,40-53

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,40-53

Naquele tempo: 40Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.'
41Outros diziam: 'Ele é o Messias'. Mas alguns objetavam:
Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?' 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: 'Por que não o trouxestes?' 46Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como este homem.' 47Então os fariseus disseram-lhes: 'Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!' 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse:  51'Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?'
52Eles responderam: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta.' 53E cada um voltou para sua casa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “precisamos ter uma profunda experiência com Jesus”

Naquele tempo, em Israel, havia divisão entre os que reconheciam Jesus como Messias e outros O ignoravam pelo simples fato de ser Ele um nazareno. Os entendidos na Escritura, que conheciam a Lei eram os mais questionadores, pois se apegavam à letra, mas não tinham sensibilidade para acolher os mistérios de que Jesus viera revelar. Os mais simples, porém, como os guardas e o povo, eram considerados malditos porque não conheciam a Lei, mas eram abertos para reconhecer a Palavra de Jesus, afirmando: “Ninguém jamais falou como este homem!”  O simples fato de terem tido uma experiência com Jesus abriu-lhes os olhos para acolherem-no como o Enviado de Deus.  Ainda hoje no mundo e até na Igreja há divisão por causa de Jesus. Muitos de nós, e às vezes, até os que são muito instruídos nas Escrituras, ainda não entendemos a verdadeira missão de Jesus na nossa vida e O acolhemos somente naquilo que nos é conveniente e nas horas que está tudo bem para nós.  Quando necessitamos dos milagres que Ele pode realizar na nossa vida, somos capazes de segui-Lo e acolhemos a Sua Palavra. No entanto, não compreendemos quando a Sua Palavra nos manda agir o contrário daquilo que a nossa natureza pensa; não entendemos quando nos acontecem coisas inesperadas, como enfermidades, a morte de alguém ou quando somos chamados a perdoar, a desculpar, a compreender o próximo, assim como Jesus nos ensina no Evangelho. Não podemos conhecer Jesus somente pelos bens que recebemos Dele, mas sim, pela profundidade da nossa experiência com a Sua pessoa.  Mesmo que estudemos todas as leis, e conheçamos toda a história, se não tivermos uma experiência pessoal com Jesus, um encontro com a Sua Palavra que faz vida na nossa vida, nós nunca iremos aceitá-Lo como nosso Salvador, Caminho, Verdade e Vida. No tempo atual, nós precisamos ter em mente que o Senhor caminha conosco e diante de tantas “desgraças”, Ele quer nos conservar sempre agraciados.

– Você é conhecedor da Lei de Deus? 

– Você acolhe a Palavra de Jesus em todas as circunstâncias? 

- O que você sabe sobre Jesus Cristo?

- Como Ele tem acontecido na sua vida?

 - Você já teve um encontro pessoal com Ele?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: