sábado, 6 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

6 DE FEVEREIRO DE 2021

 

SÁBADO – 4ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 13, 15-17.20-21

 

Leitura da Carta aos Hebreus 13,15-17.20-21


Irmãos: 15Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus.  17Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós.  20O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém! Palavra do Senhor

 

Reflexão – “sacrifício com alegria!”

O louvor que é fruto dos lábios de quem celebra o nome de Deus é um sacrifício agradável ao Senhor, porém, o que mais se destaca como sacrifício que agrada a Deus, são as nossas boas ações e a comunhão entre nós. De fato, o nosso louvar a Deus será imperfeito se agirmos mal e não tivermos comunhão fraterna com nossos irmãos.  Temos comunhão também quando obedecemos às pessoas que foram escolhidos para cuidar de nós: nossos pais, os pastores da Igreja, os superiores, os coordenadores, os guias, os professores e todas as pessoas que hierarquicamente estão à nossa frente. Mesmo que seja difícil para nós reconhecer, sempre haverá alguém a quem devemos seguir e obedecer a fim de que a vontade de Deus aconteça na nossa vida. A vontade de Deus, também se manifesta por meio da vontade de pessoas que estão nos conduzindo ou de alguém de quem nem gostamos muito.  Para que o nosso mérito seja maior, tudo isto, porém, deve ser feito com alegria a fim de que tenhamos a paz em Cristo, porque isso também é bom e agradável a Deus. – As suas ações têm sido agradáveis ao Senhor? – Você tem comunhão fraterna com todas as pessoas ou somente com alguns? – A quem você acha que deve obediência? – Você tem feito isso? – Você tem dificuldade de seguir a orientação de pessoas “superiores” a você?

 

Salmo 22,1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)

 

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

1O Senhor é o pastor que me conduz;*
não me falta coisa alguma.
2Pelos prados e campinas verdejantes*
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,*
3ae restaura as minhas forças.R.

3bEle me guia no caminho mais seguro,*
pela honra do seu nome.
4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,*
eles me dão a segurança!R.

5Preparais à minha frente uma mesa,*
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,*
e o meu cálice transborda.R.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me,*
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei*
pelos tempos infinitos.R.

 

Reflexão - As boas ações nós as praticamos quando nos deixamos guiar pelo Pastor que é Jesus! Não nos faltará coisa alguma porque Ele nos conduz pelos caminhos mais seguros e nos ampara com o Seu bordão e com o Seu cajado, assim sendo estaremos amparados. O nosso desígnio e o objetivo da nossa vida é habitar na casa do Senhor por tempos infinitos e somente o Bom Pastor tem a chave desta casa e a abre para nós.

 

Evangelho – Mc 6, 30-34

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,30-34


Naquele tempo: 30Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: 'Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco'. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a compaixão do pastor”

Quando Jesus andava pelo mundo instaurando o Seu reino a compaixão era o aspecto que mais O identificava. Ele se apiedava da multidão, pois conhecia as dores que sofriam aqueles que O seguiam dia e noite. Por isso, não conseguia descansar diante do sofrimento daquele povo.  Percebia que aquela multidão era como “ovelhas sem pastor” e não deixava nada para o outro dia, e, mesmo cansado, ocupava-se com aquele povo faminto. Hoje também, a multidão necessita de ajuda e sem ter muita consciência busca algo ou alguém que possa preencher o vazio do seu coração. Assim como fez com os Seus discípulos Jesus também nos chama a um lugar deserto e nos prepara para que possamos ser pastores de pessoas desanimadas e sem esperança. Ser pastor é saber dar testemunho de fé, de confiança no plano de Deus e, assim, ser luz para o irmão que também passa por necessidade.  Jesus nos cura e nos ensina também muitas coisas a fim de que sejamos, refrigério e luz, tanto para a nossa felicidade pessoal, como também, comunitária e familiar. Ele nos ensina a arte de viver melhor em qualquer circunstância enfrentando todas as dificuldades. Desse modo nós poderemos também ajudar a todos os que ainda não O conhecem. Mesmo passando por dificuldades e sofrimentos nós podemos ajudar aos outros dando testemunho das nossas experiências de dor e de sofrimento, amparados por Jesus! Assim nós aprendemos com a nossa própria experiência. 

– Você se sente pastor (a) de alguém ou está em busca de algum pastor? 

– Você dá testemunho das suas experiências de dor para ajudar a alguém? 

–  Alguma vez Jesus já o (a) levou para o deserto? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: