sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

5 DE FEVEREIRO DE 2021

 

SEXTA FEIRA – 4ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

1ª. Leitura – Hb 13, 1-8

 

Leitura da Carta aos Hebreus 13,1-8


Irmãos: 1Perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros.
5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: 'Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei'. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: 'O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?' 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “vós também tendes um corpo!”

Para nós que vivemos num mundo egoísta e indiferente às dores uns dos outros, a mensagem deste trecho da carta aos Hebreus é muito oportuna. O Autor sagrado nos orienta a viver em conformidade com o amor que recebemos de Deus e que nos foi manifestado em Jesus Cristo, quando nos exorta, claramente, dizendo: “Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo!”   O sofrimento dos nossos irmãos é como o nosso próprio sofrimento, visto que formamos um só corpo. Assim sendo, tudo o que fizermos terá repercussão na nossa e na vida das pessoas que estão ligadas a nós.  Por isso, ele nos recomenda a perseverar no amor fraterno acolhendo com boa vontade, a todos os que precisam da nossa proteção. Que o amor ao dinheiro não inspire a nossa conduta, e que nada façamos por interesse pessoal nos contentando com o que temos, confiando na providência de Deus que nunca nos abandonará. O Senhor é o nosso auxílio e jamais poderemos temer as dificuldades da nossa vida. O mesmo Jesus que veio a terra e se entregou por nós até à Morte, vive e reina ainda hoje e por toda eternidade nos sustentará. Que possamos apreender todos estes ensinamentos e colocá-los em prática no nosso dia a dia convencidos (as) de que a vivência do amor tal qual Cristo viveu é a maior arma para entrar na terra prometida por Deus. – Você é uma pessoa acolhedora? – Você se envolve no sofrimento dos outros ou fica somente de fora assistindo de camarote? – Você acha que a prática do amor nos leva a uma vida feliz? – Você tem amor ao dinheiro? –  Você costuma se guiar pelos seus interesses?

 

Salmo  26, 1. 3. 5. 8b-9abc (R. 1a)

 

R. O Senhor é minha luz e salvação!

1O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
+ O Senhor é a proteção da minha vida;*
perante quem eu tremerei?R.

3Se contra mim um exército se armar, *
não temerá meu coração;
se contra mim uma batalha estourar, *
mesmo assim confiarei.R.

5Pois um abrigo me dará sob o seu teto *
nos dias da desgraça;
no interior de sua tenda há de esconder-me *
e proteger-me sobre a rocha.R.

8bSenhor, é vossa face que eu procuro;*
não me escondais a vossa face!
9aNão afasteis em vossa ira o vosso servo, *
9bsois vós o meu auxílio!
9cNão me esqueçais nem me deixeis abandonado.R.

 

Reflexão - Este salmo é um verdadeiro hino de confiança na proteção de Deus. Quando nós exercitamos esta certeza de que nada temos que temer porque o Senhor é a nossa luz e salvação tudo se torna para nós mais fácil de conquistar. A nossa fé na providência e no auxílio de Deus é uma arma poderosa para que nós alcancemos a vitória diante dos nossos desafios. Por que temer os homens se Deus está conosco? Por que nos asilar nas moradas do mundo se temos no Senhor um abrigo sob o Seu teto? A face de Deus se revela para nós a cada momento em que O buscamos. Portanto, procuremo-Lo já que Ele se deixa encontrar.

 

Evangelho – Mc 6, 14-29

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,14-29


Naquele tempo: 14O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: 'João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem.'
15Outros diziam: 'É Elias.' Outros ainda diziam: 'É um profeta como um dos profetas.' 16Ouvindo isto, Herodes disse: 'Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!'
17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes:
'Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão.'
19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galiléia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou,
agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça:
'Pede-me o que quiseres e eu to darei.'
23E lhe jurou dizendo:
'Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino.'
24Ela saiu e perguntou à mãe: 'O que vou pedir?' A mãe respondeu: 'A cabeça de João Batista.' 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: 'Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista.' 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão,
28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “qual é a identidade de Jesus?

Diante dos prodígios que realizava, Jesus se tornara conhecido, porém, muitos não tinham consciência de quem seria a Sua pessoa e qual o poder que O movia. Ninguém conseguia identificá-Lo como o enviado de Deus. Seria Ele, Elias? Seria João Batista?   Jesus era, então, uma incógnita!  Ainda hoje a pessoa de Jesus é manipulada de acordo com os nossos interesses e nossos temores. Muitas vezes, fazemos de Jesus um fantasma à mercê da nossa imaginação. Não conseguimos alcançar quem Ele seja realmente, porque não temos consciência da Sua manifestação na nossa vida. Às vezes, temos também medo Dele! Ao invés de reconhecê-Lo como nosso Salvador, entendemos que Ele veio para nos condenar por causa das nossas culpas. Outras pessoas de outras religiões ainda hoje têm Jesus como um homem bom que veio aqui para nos dar bons exemplos e nos deixou ensinamentos úteis. E a maioria de nós não confia verdadeiramente que Ele é o Filho de Deus que tem poder para nos livrar de toda e qualquer situação em que nos encontremos. Nós confundimos a imagem de Jesus com a nossa própria imagem e medimos a Sua capacidade de acordo com a nossa fraqueza e debilidade. Se realmente nos apossássemos da Sua pessoa e da Sua força não nos confundiríamos e teríamos a consciência tranquila, pois, Ele veio, justamente, para no salvar e nos livrar do mal. Algumas vezes nós também agimos como Herodes e para sustentar a palavra empenhada nós chegamos até a mandar cortar a cabeça de pessoas, quando elas nos atrapalham. Em outras palavras, cortamos relações, tiramos pessoas da nossa vida, cortamos a vez de alguém que está à nossa frente, tiramos as pretensões de alguém ou o fazemos desaparecer para ficar livres. Queremos ver realizados os nossos projetos e para isso, fazemos qualquer coisa. Cometemos crimes dos quais levamos o peso na consciência, e, por isso, caímos no medo. Herodes temia que Jesus tivesse ressuscitado dos mortos para condená-lo, pois, ele mandara sacrificar João Batista e o confundia. Mas, nós, não podemos nos confundir! Jesus tem uma identidade própria. Ele é o nosso Salvador e ressuscitou para que tenhamos uma vida nova, coerente com a nossa dignidade de filhos e filhas de Deus.   

– Você tem plena consciência de que Jesus veio para salvá-lo (a) e não para condená-lo (a)? 

– Quem é Jesus para você: Salvador ou algoz? 

– Você tem a consciência pesada por alguma cabeça que mandou cortar? 

– Há alguém que atrapalha os seus planos? – O que você deseja para ele?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: